Portal do Professor

Início do Conteúdo

Meu bicho e eu!

Autor e Co-autor(es)

Lívia Raposo Bardy imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender com estas aulas o que são os Animais Urbanos, bem como a diferença entre estes e os outros animais que existem. Estas aulas poderão ser trabalhadas com alunos que tenham alguma deficiência e/ou Necessidade Educacional Especial, uma vez que as atividades foram preparadas com esta finalidade e também porque alguns assuntos das aulas abordam a temática.

Duração das atividades

Aproximadamente 150 minutos; 3 (Três)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação       

Sugerimos que o professor inicie as aulas perguntando aos alunos se eles têm animais de estimação em suas casas e quais são eles. Poderá fazer uma lista na lousa com os nomes dos animais, por exemplo: cachorro, gato, tartaruga (Figs. 1, 2 e 3) etc.

Figura 1 – Imagem de um cachorro
Disponível em: http://criaderomonterrey.pamerida.com/images/Cachorro.jpg Acesso em: 05. Jun. 2009.

Figura 2 – Imagem de um Gato
Disponível em: http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK15478_gato-mickey800.jpg Acesso em: 05. Jun. 2009.

Figura 3 – Imagem de uma Tartaruga
Disponível em: http://www.fotoplatforma.pl/foto_galeria/1393_DSCN4586.jpg Acesso em: 05. Jun. 2009.

Atividade 1


Nesta atividade o professor deverá perguntar aos alunos o que eles entendem por Animais Urbanos. Depois que os alunos tiverem expressado suas idéias, isto é, seus conhecimentos prévios, o professor deverá apresentar o Recurso a eles.
Para que entendam o que sejam animais urbanos, o professor poderá pedir para que algum aluno voluntário procure no dicionário o que significa a palavra “urbano” e depois favorecer com que eles cheguem a conclusão de que animais urbanos são animais de pequeno porte que podem conviver pacificamente com seres humanos, inclusive no ambiente familiar.

Recurso:

Link do Recurso no site do Banco Internacional de Objetos Educacionais: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4954  

O Recurso (Fig. 4) é um vídeo, retirado do Banco Internacional de Objetos Educacionais (site do MEC) que tem o objetivo de favorecer a reflexão dos alunos sobre a produção e uso do espaço urbano e das relações nesse meio entre pessoas e animais.

Figura 4 - Tela inicial do Recurso

Atividade 2

Estando os alunos no Laboratório de Informática e divididos em pequenos grupos, duplas (ou trios), o professor deverá separar para cada grupo dois (2) tipos de animais da fauna Brasileira, entre outros.


As pesquisas poderão ser feitas em Livros Didáticos e/ou Internet.


Sugestão de animais para pesquisa:
- Cotia e Pato
- Rato e Barata
- Galinhas e Gatos
- Jacaré e Porco espinho
- Leão e Traça
- Urso e Camelo
- Elefante e Boi
- Tartaruga e Cachorro


Os alunos deverão pesquisar algumas características destes animais, tais como:


- Ambiente em que vive
- Do que se alimenta
- Curiosidades


Poderão apresentar estas informações em forma de Tabela

Exemplo:

Animal 1 Animal 2
Ambiente em que vive: Ambiente em que vive:
Do que se alimenta: Do que se alimenta:
Tipo (felino, réptil...): Tipo (felino, réptil...):

Observamos que estas tabelas poderão ser feitas em cartolinas ou no computador e posteriormente apresentadas a todos os alunos da sala de aula, pois será um momento de troca de informações.

Atividade 3

Um tema muito importante e que deve ser trabalhado, inclusive nas escolas, para conscientização dos alunos, é sobre os maus-tratos a animais. Abordar este assunto em sala de aula é importante para que os alunos não desenvolvam este tipo de prática no seu cotidiano, bem como que ao presenciarem alguma cena de maus-tratos saibam o que fazer.
Para tanto, cada grupo deverá visitar os seguintes indicados abaixo que versam sobre o assunto:

http://ambiente.hsw.uol.com.br/maus-tratos-animais.htm  

http://ambiente.hsw.uol.com.br/maus-tratos-animais5.htm

Sugestões:

undefined

1- Os animais podem exercer uma importante influência positiva na vida das Pessoas com Deficiência, tanto em tratamentos de reabilitação (no caso da Equoterapia) quanto para a acessibilidade destas pessoas, como, por exemplo, o cão-guia para as pessoas que possuem Deficiência Visual (Fig.5).

Figura 5 – Imagem de um cão-guia
Disponível em: http://www.cosmo.com.br/blog/admin/imagens/124834.jpg  Acesso em: 11. Jun. 2009.

Para saber mais sobre este assunto, os alunos poderiam visitar os seguintes sites:

http://www.vidadecao.com.br/cao/index2.asp?menu=caes_e_deficientes.htm  

http://www.ajudas.com/notVer.asp?id=579  

http://www.mpdft.gov.br/sicorde/caoguia.htm  

2- Sugerimos também que o vídeo abaixo seja visto pelos alunos. O vídeo é tem o objetivo de mostrar os efeitos que a Equoterapia pode oferecer à vida das Pessoas com Deficiência! O vídeo (Fig. 6) tem a duração de 7’28 (sete minutos e vinte e oito segundos).

Figura 6- Imagem do vídeo sobre Equoterapia


Link do Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=gNKB_QgD3IU

Recursos Complementares

Livros Didáticos, Cartolinas, Papéis e Internet.

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas, principalmente no momento em que fizer suas pesquisas, pois poderão confrontar com seus conhecimentos prévios.