Portal do Professor

Início do Conteúdo

Vamos construir um livro?

Autor e Co-autor(es)

Lívia Raposo Bardy imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos aprenderão como um livro infantil é feito, isto é, como os escritores e os ilustradores o fazem, e como é o processo de idealização do livro. Poderão também, por meio destas aulas, criarem seus próprios livros!

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; 2 (Duas)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou da Sala de Vídeo, uma vez que o Recurso pode ser salvo em DVD e transmitido pela televisão.

Motivação:

Sugerimos que o professor leve à sala de aula vários livros infantis (Fig. 1) para que os alunos possam visualizá-los, manuseá-los etc.

Figura 1 – Imagem de livros infantis
Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_ihxvBxC9f5g/SdEW5METkOI/AAAAAAAABVQ/g4e3hpI_9ak/s320/festa_livro_infantil_002.jpg  
Acesso em: 12. Jun. 2009.

Feito isto, o professor poderá fazer as seguintes perguntas aos alunos:

- Vocês já pararam para pensar como um livro infantil é feito?


- Como é o processo de criação de um livro?


- Observem que há no livro (geralmente na capa) o nome do autor e do ilustrador. Vocês sabem qual é a diferença entre autor e ilustrador?

É importante que, neste momento, cada aluno tenha em mãos um livro e que aqueles que quiserem expressar seus conhecimentos prévios sobre a diferença entre autor e ilustrador possam fazê-lo!


- Vamos agora assistir um vídeo em que vamos aprender como este processo é feito; o processo de criação da história e de criação da ilustração do livro!


Em seguida, os alunos deverão se dirigir até o Laboratório de Informática ou à Sala de Vídeo para assistir o Recurso, que é um vídeo.


Recurso:

Link do Recurso no site do Banco Internacional de Objetos Educacionais: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8832

 
O Recurso (Fig.2) é um episódio da série Viagens de Leitura, da TV Escola em que mostra o processo de construção física do livro e como ocorre a união entre a escrita e a imagem nas páginas dos livros. Este ressalta a importância da ilustração para o desenvolvimento da criatividade  nas crianças, bem como o aprendizado da Língua Portuguesa. Além disso, o vídeo favorece a possibilidade dos alunos esclarecem dúvidas e curiosidades ao conversarem diretamente com escritores e ilustradores de livros infantis sobre o processo de criação das histórias destes. O vídeo tem a duração aproximada de treze (13) minutos.

Figura 2 - Imagem do Recurso

Atividade 1


Após conhecerem o processo de criação de um livro, desde sua concepção até sua ilustração, os alunos deverão, neste momento, dividir-se em duplas para que cada dupla elabore um livro!


É importante que o professor auxilie os alunos no momento de formação das duplas, para que estas sejam de certa forma, heterogêneas, ou seja, que em uma dupla haja um aluno que tenha mais facilidade para escrever e outro mais facilidade para desenhar! No entanto, é importante que o trabalho (elaboração de um livro) seja feito em parceria (Fig. 3), que ambos tenham participação na criação da história e também na confecção das ilustrações.


Ressaltamos que o professor deve incentivar a cooperação entre os membros do grupo, para que possam criar uma história e suas ilustrações em comum acordo, sempre que um respeite a idéia do outro!


Para isso, o professor deverá disponibilizar aos alunos papéi s de sulfite (ou outro) para que façam seus livros. O professor deverá orientar os alunos a fazerem uma capa, colocar nela o nome dos autores e ilustradores.


Desta forma nestas aulas, além da criatividade e do trabalho com as Artes (ilustrações), a Língua Portuguesa e sua escrita também serão trabalhadas!

Figura 3 – Imagem de crianças trabalhando em conjunto.
Disponível em: http://www .colegiomonteirolobatoaraxa.com.br/mediac/400_0/media/DIR_99245/mesa$20de$20letras.jpg  Acesso em: 08. Jun. 2009.

Sugestões:

1)Sugerimos que após o término da confecção dos livros, que o professor, juntamente com os alunos, organize uma “Feira do Livro” para que possam mostrar aos demais alunos da escola a produção de seus livros, incentivando assim que os alunos da escola também produzam seus livros!


2) Sugerimos que em outra oportunidade o professor trabalhe com seus alunos uma aula publicada no site do Portal do Professor que aborda, entre outras atividades, como o papel é produzido.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1595

Recursos Complementares

Livros de Literatura Infantil, Papéis, lápis de cor.

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas; desde os momentos de discussão inicial até o momento de finalização do livro infantil!