Maria Terezinha Gaspar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Utilizar a f?rmula do comprimento de uma circunfer?ncia para resolu??o de problemas
?Raio de uma circunfer?ncia ?Transforma??o de unidades de medidas
Professor, leve seus alunos a um laborat?rio de inform?tica e depois de acomodados, pe?a que acessem o recurso ?Ampliando as no??es trigonom?tricas?: http://www.rived.ufu.br/objetos/matematica/nocoes%20trigonometricas/mat1_ativs1.html
Ao aparecer a tela inicial oriente-os para que cliquem no bot?o seguir.
Aparecer? na tela a imagem de uma locomotiva se deslocando.
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Leve os alunos a observarem que as rodas da locomotiva est?o girando e pergunte ?O que est? fazendo a rodas da locomotiva girarem??. Eles devem perceber que elas est?o ligadas a um eixo e este ao motor a vapor desta locomotiva. Esta situa??o pode ser melhor observada se seus alunos clicarem com o mouse no bot?o menu, e em seguida na atividade 1,
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onde aparecer? na tela contendo uma roda da locomotiva com a haste ligada ao pist?o.
Selecionando a op??o manual, clique no bot?o da seta , para come?ar a anima??o.
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Neste momento coloque a seguinte situa??o problema para que seus alunos possam come?ar a refletir sobre o tema comprimento de uma circunfer?ncia:
No pist?o, localizado dentro do cilindro, existe um retentor para melhor reter o vapor gerado pelo forno. Experimentos feitos pelo fabricante indicam que o retentor deve ser trocado sempre que a roda complete 7 x 1 09 voltas. O fabricante deve especificar nas orienta??es para o consumidor a cada quantos quil?metros deve ser feita a troca do retentor. Na especifica??o do fabricante, consta que o raio da roda locomotiva mede 75 cm . Se o retentor for trocado de acordo com a orienta??o do fabricante a cada quantos quil?metros quando deve ser feita a troca do retentor??. Neste momento professor seria bom fazer algumas perguntas para explorar os conhecimentos pr?vios de seus alunos, como:
Seria importante tamb?m citar a import?ncia da roda dentro dos aspectos hist?ricos, como:
Agora professor, ? o momento de levar os alunos a descobrirem uma f?rmula para calcular o comprimento da circunfer?ncia.
Para isso, leve algumas rodas de tamanhos diferentes e cord?o. Pe?a aos alunos para medirem o di?metro da circunfer?ncia e com o aux?lio do cord?o encontrem o comprimento da roda. Pe?a que construam a tabela abaixo:
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Di?metro da roda (d) | Comprimento da circunfer?ncia da roda (C) | C/d |
? | ? | ? |
? | ? | &n bsp; |
? | ? | ? |
? | ? | ? |
Leve-os a conclu?rem que ? constante e que
onde r ? o raio da circunfer?ncia.
Apresente alguns exemplos de como calcular o comprimento de uma circunfer?ncia, de prefer?ncia, elabore uma lista de exerc?cios explorando tamb?m as mudan?as de unidades de medidas, ou seja, dar em uma determinada unidade e pedir o comprimento em outra unidade de medida. Recolha a lista como uma parte da avalia??o.
Feita a discuss?o te?rica, ? hora de retomar o problema inicial. Procure orientar seus alunos a resolver o problema inicial com os conceitos vistos na parte te?rica. Recolha tamb?m a resolu??o do problema para efeito de avalia??o.
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