Portal do Professor

Início do Conteúdo

Criando uma hist?ria em quadrinhos com o Tangram

Autor e Co-autor(es)

Claudia Renata Pauleto do Prado imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Maria Terezinha Jesus Gaspar

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Espa?o e forma
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?Identificar e classificar as pe?as do Tangram; ?Construir uma hist?ria em quadrinhos criando os personagens com as pe?as do Tangram

Duração das atividades

Duas aulas de 100 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Figuras geom?tricas

Estratégias e recursos da aula

AULA 1
SALA DE AULA!

Professor converse com seus alunos sobre o Tangram, conte-lhes um pouco do que se trata, onde surgiu, sobre as peças etc, você pode encontrar essas informações nos sites:

No site http://www.ucs.br/ccha/deps/cbvalent/EAD/homemat/adrisi/projeto.htm você vai encontrar uma historinha para poder iniciar o trabalho com o Tangram. Conte essa história aos alunos usando um pedaço de papel quadrado para representar a personagem e vá dobrando e recortando conforme narra a historia, no final você terá as sete peças do Tangram.
 

 Ao final da historia pergunte se eles conhecem o nome das figuras que você encontrou.
Geralmente os alunos nomeiam com facilidade o triângulo e o quadrado (losango), já o paralelogramo, talvez eles não conheçam, sendo necessário você apresentar. Pode ser que os alunos apontem o quadrado como sendo um losango, mostre que realmente ele é um losango (quadrilátero com todos os lados de mesma medida), porém, como todos os ângulos são retos ele também é um quadrado.
 

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA!

Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o site http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_291_g_4_t_3.html nele os alunos encontrarão as peças do Tangram.
Dê um tempo para que eles se familiarizem com o programa. Mostre-lhes que eles poderão girar as formas colocando o mouse nos cantos das figuras onde aparecerá um ponto no qual, segurando com o mouse, pode-se girar a forma. Para rotacionar a forma devem selecioná-la e clicar no primeiro botão do lado direito . Além disso, eles poderão colorir as formas como quiserem, para isso, basta selecionar uma forma e a cor desejada no menu do lado direito.
Após conhecerem o programa, peça para que eles identifiquem as formas geométricas nomeando-as verbalmente. A seguir peça para que as agrupe de acordo com as mesmas características. Provavelmente eles irão fazer dois grupos um de triângulos e outro de quadrilátero, ou três um com triângulos, um com o quadrado e outro com o paralelogramo. Questione quais os critérios utilizados para a classificação.
No caso dos dois grupos, é bem provável que a classificação tenha sido pelo número de lados. Já se fizeram três grupos eles podem ter usado os nomes, triângulos, quadrado e paralelogramo, para classificar. Se as duas classificações aparecerem, pergunte se existe alguma semelhança e/ou diferença nas classificações e qual delas seria a mais adequada para usar na classificação das figuras geométricas usando a nomenclatura pelo número de lados (triângulo e quadrilátero).
Caso só apareça a classificação em três grupos, questione se eles podem fazer de outra forma, usando apenas o número de lados. Assim, você estará induzindo-os a classificar pelo número de lados.
Leve-os a compreender que o paralelogramo é um quadrilátero assim como o quadrado. Aproveite esse momento para mostrar as características dos triângulos e dos quadriláteros.

A seguir coloque os seguintes problemas: 

  •  “Com quais peças podemos cobrir o quadrado?”
  •  “Com quais peças podemos cobrir o triângulo maior?”
  •  “E o paralelogramo?”
  •  “Usando apenas o triângulo menor, quantos são necessários para cobrir o quadrado, o triângulo médio, o triângulo maior e o paralelogramo?”

A seguir desafie-os a montar o quadrado inicial da historia que contou em sala, par isso, eles poderão usar um modelo que se encontra no menu no inferior da página.
Depois deixe que selecionem algumas figuras modelos que são dadas no programa e tentem completá-la com as peças do Tangram.

Professor, nessa aula, você estará desafiando os alunos a compor figuras usando as peças do Tangram com criatividade.

  AULA 2

SALA DE AULA!

Converse com seus alunos sobre a aula anterior, quais as peças do jogo, quantas são etc.
Então os convide a criar uma história em quadrinhos, usando como personagens figuras criadas com as peças do Tangram.

 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA!

Usando o Tangram virtual (http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_291_g_4_t_3.html), os alunos deverão criar os personagens de sua história. Depois de criar um personagem eles deverão colar em um programa de editor de imagens, como por exemplo, o Paint, usando a tecla “Print Screen” do teclado. Nesse programa eles deverão recortar a figura e salva-la em uma pasta.
Usando o Hagáquê (que você pode fazer o download no site: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/), os alunos deverão criar sua história em quadrinhos usando as figuras que construíram com o Tangram.
Antes de iniciarem a criar suas histórias, peça para que abram o menu História e selecionem “Abrir história”.
 

 

Será aberta uma janela com o nome de três autores selecione a “Tia Vilma”.

Com essa história eles poderão conhecer um pouco do programa e dos comandos, para continuar a história, deverão selecionar o número da página embaixo do lado direito.

Após conhecerem os comandos do programa deixe que criem suas histórias usando as peças do Tangram.
Veja a possibilidade dos alunos imprimirem as histórias. Aproveite e monte um mural com elas.
Caso não seja possível imprimi-las peça para que as salvem em disquetes ou CD.
 

 DICAS E SUGESTÕES

Converse com os professores de língua portuguesa e artes para que possam faze r esse trabalho juntos. Peça ao prof essor de artes que os orientem quanto a parte artística, cores, harmonia, etc. Já o professor de língua portuguesa pode ajudá-los no texto, nas falas, etc.

Caso tenha a possibilidade mostre aos alunos a seguinte apresentação: http://pagesperso-orange.fr/therese.eveilleau/pages/jeux_mat/textes/cirque.html
 

Avaliação

Voc? pode usar como avalia??o a participa??o nas atividades, as contribui??es dadas, a criatividade e o produto final, isto ? a hist?ria em quadrinhos.