Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aprendendo sobre an?ncios e classificados

Autor e Co-autor(es)

Mariane ?llen da Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •   Compreender a organização dos classificados;
  •   Entender como os anúncios são publicados;
  •   Identificar o tipo de texto necessário aos anúncios;
  •   Produzir anúncios da turma;
  •   Montar um mural escolar de anúncios.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? quatro (4) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

Professor, organize a turma em roda, providencie alguns anúncios classificados e coloque dentro de uma caixa. Peça para cada aluno retirar um anúncio e ler em voz alta para a turma. Em seguida, pergunte: O que vocês acabaram der ler? Vocês já viram em algum lugar? Vocês conhecem o nome desse texto?

 Logo após, organize a sala em grupos e apresente para cada grupo um caderno de anúncios classificados de um jornal para observarem e perceberem que tipo de anúncio traz o jornal, quais as suas características e como são organizados.

Pergunte a eles: Que tipos de anúncios vocês encontraram? Faça essa pergunta, no intuito dos alunos perceberem a organização dos anúncios em grupos: VENDA, TROCA, COMPRA, PROCURA-SE, dentre outros.

Solicite que cada grupo recorte os anúncios classificados de acordo com o tipo específico.

Exemplo:

Solicite que escrevam no caderno VENDE-SE, em seguida, recortem e colem um classificado de venda. Logo após escrevam COMPRA-SE, recortem e colem um classificado de compra e assim por diante.

2ª Atividade:

Professor, organize a turma em quatro grupos. Entregue para cada grupo uma afirmação e uma pergunta sobre o assunto. Cada cor no exemplo abaixo diz repeito a um grupo

1ª frase: Afirmação

2ª frase: Pergunta

3ª frase: Provável resposta

Observe:

Fonte: Acervo da autora

Em seguida, peça para os alunos registrarem, no caderno de Língua Portuguesa as respostas, depois socialize e faça a correção.

3ª Atividade:

Professor, diga aos alunos que uma autora Rosana Murray também escreveu alguns classificados, mas de um modo diferente dos que saem nos jornais e revistas. Providencie uma cópia para cada aluno colar no caderno, se preferir escreva na lousa e peça para copiarem. Veja:

CLASSIFICADOS POÉTICOS   

Vende-se uma casa encantada

no topo da mais alta montanha.

tem dois amplos salões

onde você poderá oferecer banquetes

para os duendes e anões

que moram na floresta ao lado.  

 Tem jardineiras na janela

onde convém plantar margaridas.  

 Tem quartos de todas as cores

que aumentam ou diminuem

de acordo com seu tamanho

e na garagem há vagas

 para todos os seus sonhos.  

Roseana Murray. Classificados poéticos, pag.34. Belo Horizonte, Miguilim, 1990.

CLASSIFICADOS POÉTICOS   

Compro um barco feito de vento

com velas cor de firmamento

 e uma bússola que aponte sempre

 para as luas de saturno.

Compro um barco que conheça

 caminhos secretos de mares desconhecidos

um barco cheio de vento

onde caibam todos os meus amigos.

Compro um barco que saiba decifrar

 os segredos escondidos

 no coração das noites sem luar.

Roseana Murray. Classificados poéticos, pag.32. Belo Horizonte, Miguilim, 1990.

Vocabulário:       

  •    Banquetes: refeições especiais, com muitos convidados e muita comida.
  •    Convém: é bom, é útil.
  •     Firmamento: céu.
  •     Decifrar: descobrir.

Leia com os alunos e depois realize as seguintes atividades:   

CONVERSANDO SOBRE O TEXTO

a)      Que semelhanças há entre os dois textos?

b)      Que diferenças há entre os dois textos?  

 EXPLORANDO O TEXTO

1 – Compare esses classificados e encontre as semelhanças e diferenças entre eles.

Acervo da autora

Encontre a semelhança.

  •     Que produto é anunciado nos dois classificados?

Encontre a diferença.

  •     Em qual texto a casa não pode ser vendida? Por quê?
  •     Em qual texto a casa pode ser vendida? Por quê?
  •     Como a casa é descrita no classificado do jornal?
  •     Como a casa é descrita no classificado poético?

2 – A linguagem poética tem um jeito próprio de dizer as coisas. Confirme essa informação, respondendo às questões abaixo:

  a)      Que expressão a autora usou para dizer que as velas do barco são azuis?

  •        A expressão ______________________________  

 b)      Que expressão foi usada para dizer que os segredos estão escondidos em noites escuras?

  •       A expressão ___________________________________

3 – Nos classificados, todas as informações fazem parte da realidade. Mas a poesia pode criar situações inesperadas e brincar com essa realidade. Explique como estes versos brincam com o mundo real.

 Observe o exemplo:

“ e na garagem há vagas para todos os seus sonhos”     

      

Resposta: Nós guardamos os sonhos dentro de nós e não na garagem 

Agora, é a sua vez:

a)      “Tem quartos de todas as cores que aumentam e diminuem de acordo com o seu tamanho”        

Resposta:

b)      “compro um barco feito de vento com velas cor de firmamento”

4ª Atividade:

Professor, nesse momento, providencie uma folha branca de papel para cada aluno e solicite que produzam um anúncio, não se esquecendo das características, bem como de alguns dados como: nome, telefone e endereço.

Imagem do anúncio   

PRODUZINDO UM....                                                        

                                                                                                                     MURAL

Muitas pessoas costumam utilizar o mural dos lugares em que moram, e/ou trabalham para anunciar seus produtos, fazer negócios e oferecer seus serviços.

Vamos então, montar um mural na classe. Assim, quem quiser trocar, vender, alugar, solicitar alguma coisa já sabe que é só fazer um pequeno anúncio e fixar no mural. Vocês poderão anunciar venda de brinquedos, troca de livros, CDs, dentre outros.

Acervo da autora

                                                   

 

                              

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, você poderá avaliar através de portifólios. No decorrer das atividades oriente os alunos a registrarem o que aprenderam no dia, o que não entenderam ou ficou em dúvidas. Esse processo irá facilitar suas intervenções. Você também poderá observar e fazer registros individuais. Verifique se os alunos conseguiram entender sobre a organização dos classificados e como os anúncios são produzidos.