- Elaborar para esta aula algumas informações históricas referentes à origem das manifestações populares presentes na cidade (No caso de nossa cidade, Uberlândia, temos no calendário oficial a Folia de Reis em Janeiro, o Carnaval em fevereiro, a Festa junina em junho e o Congado em outubro, sendo estes os focos de pesquisa na proposta desta aula);
- Segue sugestão de textos:
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Sobre a Folia de Reis
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- A Folia de Reis chegou ao Brasil por meio dos portugueses no período colonial, para estes, a festa dos santos Reis seria um momento de descontração e diversão, mas, no Brasil esta tradição popular tem uma outra conotação, a religiosa. Aqui tornou-se um folguedo, ou seja, uma representação teatral que remete à visita dos 3 reis magos à Jesus quando de seu nascimento em Belém. Portanto, para os brasileiros, a festa de Reis possui uma conotação religiosa, o que também não deixa de ser uma manifestação folclórica. E, assim como os magos, os foliões realizam visitas às casas cantando e levando à sua frente a bandeira do divino. Sobre a Folia de Reis em Uberlândia: http://www.uberlandia.mg.gov.br/secretaria.php?id_cg=158&id=10
Disponível em: www.ecoviagem.com.br
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Sobre a festa Junina:
- A festa junina surge em países de origem católica para homenagear os santos: Antônio, João e Pedro. Foi introduzida no Brasil a partir de sua colonização pelos portugueses. Esta festa traz em seu bojo influências folclóricas de diferentes países europeus, tais como: da França o estilo da dança, os fogos da tradição chinesa, de Portugal e Espanha a dança com as fitas. No Brasil, com o passar dos tempos a estes elementos foram incorporados aspectos culturais indígenas e afro-brasileiros, por isso é que em cada região do país a festa junina possui particularidades inerentes a seus costumes religiosos, sociais e políticos. Sobre a festa junina em Uberlândia: http://www.uberlandia.mg.gov.br/secretaria.php?id_cg=151&id=10
Disponível em:
http://todaperfeita.com.br/brincadeiras-para-festa-junina-%E2%80%93-dicas/
- Conversar e colher dos alunos informações pessoais sobre as manifestações populares apresentadas;
- Dividir a sala em grupos, de modo que cada grupo fique responsável por uma expressão cultural. Os grupos serão no número de expressões folclóricas presentes no calendário da cidade;
- Propor aos alunos uma pesquisa, para ser apresentada na próxima aula, sobre as festas populares que compõem o calendário oficial da cidade;
- Dizer aos alunos que eles deverão priorizar em suas pesquisas a origem da festa na cidade, a culinária, as crendices, o artesanato e, bem como demais características inerentes a cada festa;
- Pedir aos alunos para entrevistar alguns foliões, com a finalidade de adquirir maiores conhecimentos sobre cada festa (o professor deverá apresentar aos alunos uma lista de pessoas previamente contactadas, por ele, com seus respectivos endereços e telefones);
- Solicitar aos alunos que fotografem, mediante autorização do entrevistado, fantasias e elementos que este possa ter em seu acervo;
- Requisitar aos alunos que elaborem um texto, contendo as informações das pesquisas.
- Organizar, com antecedência, fotografias das festas folclóricas da cidade e distribuí-las nas paredes da sala de aula, para que os alunos, ao visualizá-las, consigam relacioná-las com suas pesquisas;
- Preparar a sala de aula para a apresentação dos grupos;
- Promover, após a apresentação de cada grupo, discussões sobre as experiências vivenciadas e, recolher as produções textuais;
- Perguntar aos alunos se, após a pesquisa, as apresentações e as discussões eles conseguem estabelecer elos de ligação entre arte e folclore;
- Escutar as explicações dos alunos e realizar ponderações quando necessário, avaliando assim a capacidade de cada um na compreensão do universo da arte influenciando o folclore e do universo do folclore influenciando a arte;
- Apreciar com os alunos as fotos fixas nas paredes da sala e as apresentadas por eles;
- Solicitar aos alunos que escolham e ampliem as fotos mais expressivas, para serem utilizadas na próxima aula. Cada aluno escolherá pelo menos duas fotos que ampliará em 4 ou 5 vezes o seu tamanho original, obtendo um resultado final de, aproximadamente, 50 cm de altura.
- Disponibilizar para os alunos, sobre as mesas da sala de aula, tinta guache, pincéis e papel toalha;
- Solicitar aos alunos que pintem as ampliações realizadas em casa;
- Deixar secando para a próxima aula.
- Providenciar folhas de papel craft, no tamanho de 50cm x 50cm, para cada alunos;
- Entregar, para os alunos, as folhas de papel craft, tesoura, cola e seus trabalhos de pintura realizados na aula anterior;
- Dizer aos alunos que de posse das folhas de papel craft e das pinturas, eles deverão elaborar uma terceira imagem sobre o papel craft, obtendo-a a partir de recortes das suas duas pinturas e colagem das suas partes. Preocupar para que todos os elementos da pintura sejam incorporados na nova imagem produzida;
- Dizer aos alunos, que antes de colarem as formas recortadas, estudem e observem a sua composição para que a mesma tenha equilíbrio e estética final agradável ao olhar;
- Entregar para os alunos os textos corrigidos e solicitar que os tragam digitados na próxima aula.
- Providenciar para esta aula: perfurador de papel, cordão ou cizal e tesoura;
- Expor nas paredes da sala as composições produzidas na aula anterior, de forma a possibilitar que todos alunos observem os resultados obtidos;
- Estimular os alunos a procurarem, nos elementos que constituem as imagens, as identificações com as pesquisas realizadas;
- Retomar com os alunos as discussões sobre folclore e sobre composição artística. Para tanto, os alunos terão como referência as pesquisas realizadas sobre o folclore na cidade e as suas produções plásticas;
- Sugerir aos alunos que de posse das produções, do furador de papéis e do cordão, unam as imagens, fazendo um álbum;
- Informar aos alunos que os álbuns serão em número igual à cada expressão popular pesquisada, ou seja, quatro álbuns ( folia de Reis, carnaval, festa junina e congado;
- Solicitar, aos alunos, que incorporem outras folhas de papel craft no tamanho das demais, com o intuito de colar os textos que eles fizeram durante as pesquisas;
- Combinar com os alunos que os álbuns produzidos serão socializados nas aulas de história e língua portuguesa, na próxima semana. (estratégia previamente elaborada junto aos professores destas linguagens).
- Distribuir os alunos em grupos condizentes com o número de álbuns produzidos e conforme combinado anteriormente com os professores de história e língua portuguesa. Explicar aos alunos que eles deverão apresentar, o percurso de suas pesquisas e o resultado destas em produção visual, nas salas de aula de alunos de outros níveis de ensino;
- Dizer aos alunos que os álbuns deverão ser manipulados pelos alunos das aulas de história e/ou Língua Portuguesa após a explanação oral do trabalho realizado e, que aqueles deverão ficar a disposição da turma para responder aos questionamentos anteriormente preparados junto à professora da disciplina da sala.