Portal do Professor

Início do Conteúdo

Estudando a s?laba t?nica para classificar palavras

Autor e Co-autor(es)

Mariane ?llen da Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Formas de organiza??o dos conte?dos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •   Explorar a leitura e a escrita;   
  •   Classificar palavras pelo número de sílabas;
  •   Classificar palavras de acordo com a sílaba tônica;
  •   Diferenciar palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
  •   Realizar jogos sobre o tema.  

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? Tr?s (3) atividades de 60 minutos cada uma

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

Professor, organize a sala em formato de círculo ou em “U”. Em seguida, proponha uma brincadeira com a turma.

Providencie um papelzinho para cada aluno, no tamanho de 2 cm X 4 cm e escreva em cada um deles uma sílaba. Ao seu comando, peça para as crianças procurarem um par que forme alguma palavra, ou seja, deverão unir as sílabas para descobrir palavras. Se a turma for composta de 24 alunos, você deverá pensar em 12 palavras diferentes.

Logo após, dialogue com os alunos sobre a brincadeira: O que acharam da  brincadeira?  Foi fácil ou difícil formar as palavras? No papelzinho que eu entreguei estava escrito uma palavra ou um pedacinho da palavra?

Explique que cada pedacinho da palavra é chamado de sílaba. Solicite que cada dupla leia a palavra formada e depois “ batuque” cada pedacinho da palavra. Explique para as crianças que conforme o número de sílabas, as palavras da língua portuguesa podem ser: monossílabas, dissílabas, trissílabas ou polissílabas. Veja um exemplo com alguns nomes de animais:

Acervo da autora

1 - Continue completando o quadro, de acordo com a legenda.

Acervo da autora

2 - Escreva o nome de:

  •    Um colega com três sílabas
  •    Uma cor com quatro sílabas
  •    Um brinquedo com quatro sílabas

3 - Resolva as cruzadinhas escrevendo o nome das figuras (uma sílaba em cada quadrinho).

                                                                                                                        Acervo da autora

4 - Ordene as sílabas e forma palavras:  

Acervo da autora

5 - Das palavras que você formou, copie uma que tenha:

  •        Sílaba formada por uma letra      ________________________
  •        Sílaba formada por  duas letras   ________________________
  •        Sílaba formada por três letras     ________________________
  •        Sílaba formada por quatro letras  ________________________
  •        Sílaba formada por cinco letras   ________________________

2ª Atividade:

Professor, para trabalhar a sílaba tônica das palavras, providencie a cópia da música abaixo para cada aluno, ou se preferir escreva na lousa para copiarem no caderno.

Ciranda, cirandinha,

vamos todos cirandar.

Vamos dar a meia-volta,

volta e meia vamos dar.   

O anel que tu me deste

era vidro e se quebrou.

 O amor que tu me tinhas

era pouco e se acabou.   

                                                           (Folclore)

Faça uma roda, cante e brinque com os alunos.

Em seguida, proponha a seguinte atividade:

Prepare três folhas maiores, 10 cm X 15 cm, e escreva as seguintes palavras:

                                                                                                                      Acervo da autora

Peça para os alunos lerem e observarem as sílabas destacadas. Pergunte: Ao cantar, você pronuncia essas sílabas com mais força ou menos força?

Explique que em uma palavra, a sílaba que se pronuncia com mais força é chamada Sílaba Tônica.

Prepare a seguinte atividade:

1 – Leia o poema.

Tem vaca na linha

e lá vem

o trem.

  “Biiife”   

Pobre do boi!

 (...)  

Almir Correia. Poemas sapecas, rimas traquinas, pág.8. Belo Horizonte, Formato, 1997.  

O poeta aumentou o tamanho da sílaba de uma palavra do poema. Circule-a.  

Pense e responda:

a)      O poeta aumentou a sílaba forte ou a sílaba fraca da palavra?

b)      Por que ele fez isso?

2-  Reescreva a palavra destacada do poema, aumentando a sílaba forte, como em biiife.

Tem macaco no galho

 e lá vem

o lenhador

  “Madeira”

   _____________________

Tem criança no parque

e lá vem

 a mãe

 “Mariana”  

 ____________________

Tem princesa na torre

e lá vem

o dragão  

 “Socorro”

  ________________________

Tem bola no campo

 e lá vem

o zagueiro

   “Golaço”

   __________________________  

Em seguida, explique quanto à posição da sílaba tônica, a palavra com duas ou mais sílabas pode ser:

Quando a sílaba tônica for a última             será                           OXÍTONA    

Quando a sílaba tônica for a penúltima             será                     PAROXÍTONA     

Quando a  sílaba tônica for a antepenúltima        será                 PROPAROXÍTONA

Solicite que os alunos registrem essas informações no caderno em seguida  providencie revistas para os alunos procurarem essas classificações de acordo com a sílaba tônica.

3ª Atividade:

Professor, nesse momento, proponha um jogo que trabalhe com as diversas classificações de palavras.

Que tal brincar de Jogo da Velha utilizando palavras no lugar dos sinais?  

  •          Junto com um colega, escolham uma das possibilidades oferecidas para vocês jogarem. Exemplo: palavras trissílabas e palavras proparoxítonas

                                                                                                                      Acervo da autora

  •          Tirem par ou ímpar para verem quem começa.
  •          Peguem uma folha avulsa ou copiem no caderno o diagrama do jogo da velha.

  •          O primeiro jogador escreve uma palavra de acordo com a sua escolha. Depois é seguido pelo segundo jogador.
  •          Ganha quem completar um trio de palavras

Veja um exemplo:

                                                                                         Exemplo: palavras trissílabas e palavras proparoxítonas

                                                                                                                         Acervo da autora  

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, você deverá observar por meio de registros individuais como as crianças se envolveram e aprenderam com a atividade. Verifique se conseguiram separar as sílabas e classificá-las quanto ao número de sílabas, bem como qual foi a construção da compreensão da sílaba tônica e suas classificações.