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Trabalhando com o alfabeto de marcas e r?tulos

Autor e Co-autor(es)

Mariane ?llen da Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Formas de organiza??o dos conte?dos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •   Realizar atividades que envolvam a leitura e a escrita;
  •   Reconhecer marcas e rótulos;
  •   Trabalhar tipos de letras;
  •   Utilizar a informática para realizar o jogo do alfabeto de marcas e rótulos.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? Tr?s (3) atividades de 60 minutos cada uma

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno compreenda o alfabeto. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.

Estratégias e recursos da aula

Estratégia e recursos da aula:

Peça para os alunos providenciarem anteriormente alguns rótulos e marcas.

1ª Atividade:

Professor, organize a turma em roda e solicite que cada aluno pegue seus rótulos ou marcas que trouxeram de casa. Em seguida, peça para ler a embalagem que trouxe. Pergunte, se os alunos conhecem, para que serve, onde compramos, dentre outras.

Em seguida, escreva na lousa as seguinte utilidades dos produtos. Observe:

                       ALIMENTOS                                     HIGIENE                                             LIMPEZA

Providencie uma fita adesiva e solicite que cada aluno fixe sua embalagem no quadro. Em seguida, prepare três cartões de 5 cm X 7 cm e de cores diferentes e coloque sobre a mesa ou no chão. Cada cor significa a utilidade do produto. Exemplo: vermelha para alimentos, verde para higiene e amarelo para limpeza.

Escreva novamente na lousa do lado que as embalagens foram colocadas:  

                          ALIMENTOS                                     HIGIENE                                             LIMPEZA

Solicite que cada aluno pegue o cartão correspondente ao rótulo que trouxe de casa. O objetivo é montar um gráfico para saber qual utilidade se destacou.   

Fonte: Acervo da autora

2ª Atividade:

Professor, nesse momento, aproveite as embalagens que os alunos trouxeram de casa e monte na sala um mini-mercado.

http://florianopolis.olx.com.br/vendo-mini-mercado-em-florianopolis-iid-41128541 

  

Para tanto, divida a turma em 5 grupos para a organização do mini-mercado. Cada grupo poderá organizar cartazes para separar as utilidades como: alimentos, higiene, limpeza, bebidas, etc.

Em seguida, solicite que cada aluno faça sua própria lista de compra.

Providencie etiquetas, divida as embalagens nos grupos e peça para colocarem preço nos produtos.

Professor, a sua mediação nessa atividade é fundamental, pois os alunos devem ficar atentos, à escrita dos numerais, ao cifrão, bem como ao valor: reais e centavos.

Providencie também dinheiro para a compra. Você poderá confeccioná-los ou adquirir em lojas de preço único. Essa atividade se torna pertinente, pois trabalha tanto com rótulos e marcas, quanto com gráficos, sistema monetário e situações problema.

Depois que realizarem essa atividade, faça um relatório coletivo descrevendo tudo o que aconteceu. Peça para os alunos registrarem o relatório no caderno e colarem sua lista de compras com os respectivos preços dos produtos.

Solicite que escrevam os produtos que realmente compraram com seus preços fixados e faça a soma de sua compra.

3ª Atividade:

 Professor, nesse momento, realize no Laboratório de Informática um jogo muito interessante sobre marcas e rótulos.

Antes de se dirigirem ao Laboratório explique aos alunos como é o jogo. Dê exemplos e tire as dúvidas. É importante que a turma conheça as regras do jogo antes de realizá-lo.

Acesse o seguinte sítio e baixe o jogo das marcas: http://www.doufer.com.br/2007/07/01/jogo-das-marcas-viciante/

O jogo é realizado no Excel. Na primeira planilha segue todas as explicações.

A segunda planilha mostra todas as letras com marcas e rótulos, bem como o lugar de responder sobre o produto em questão. No campo resposta, ao lado da letra, a criança irá digitar a palavra que diz respeito à letra do produto.

Exemplo: A letra B da planilha é do Banco do Brasil.

A terceira planilha mostra toda pontuação, os acertos e os possíveis erros.

Professor, após esse momento, proponha um relatório coletivo com a turma sobre o jogo, relatando as opiniões das crianças, se acharam fácil ou difícil, quantas palavras descobriram, quantas erraram e quantas acertaram, dentre outros questionamentos.

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, a avaliação deverá permear todo processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, observe e registre os avanços e as dificuldades da turma, intervindo sempre que necessário. Verifique se os alunos conseguiram identificar letras, marcas e rótulos, além de realizar o jogo utilizando a informática.