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Dúvidas ortográficas: fonemas iguais, letras diferentes.

Autor e Co-autor(es)

Daniela Braga de Paula imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise lingüística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise lingüística: variação lingüística: modalidades, variedades, registros

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Refletir a respeito do papel social da ortografia;
  • conhecer algumas regras sobre a escrita das palavras.

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Dígrafos;
  • fonemas;
  • noção básica de prefixos e sufixos.

Estratégias e recursos da aula

       ATIVIDADE 1  - TRABALHO EM GRUPO

Para começar a trabalhar o assunto, o professor deverá xerocar para os alunos a imagem abaixo ou levá-los ao Laboratório, dividir a sala em grupos e pedir que acessem o site para verem a seguinte imagem:

T

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_N-qSIhl8c3w/SYNyeNhd5DI/AAAAAAAAAA8/VMZV-xhqDSM/s320/ERRO%252BORTOGR%C3%81FICO.jpg&imgrefurl=http://koelhos.blogspot.com/2009/01/nova-regra-ortografica-ja-esta-pegando.html&usg=__I0Zz0MzOHKxr46y9dejtvGOcclM=&h=213&w=320&sz=13&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=OZhDh2nrL4U9cM:&tbnh=148&tbnw=219&prev=/images%3Fq%3Derro%2Bortogr%25C3%25A1fico%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1276%26bih%3D615%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=265&ei=hJeSTKeSLoSdlgeSyompCg&oei=hJeSTKeSLoSdlgeSyompCg&esq=1&page=1&ndsp=15&ved=1t:429,r:1,s:0&tx=124&ty=58

Na sequência, em grupos, os alunos deverão discutir as seguintes questões sobre a imagem:

  • Professor, passe as questões no quadro ou xeroque-as para seus alunos.
  1. Em que tipo de local esta mensagem deve ter sido escrita? Justifique.
  2. Quais palavras estão ortograficamente incorretas?
  3. Em sua opinião por que o redator da frase escreveu "experimente" com S e "seja" com C?
  4. Em sua opinião como o redator poderia se orientar para grafar as palavras corretamente?
  5. Como você sabe que seja deve iniciar com "S" e experimente é escrita com "X"?

Depois das respostas e discussão em grupos, o professor fará a correção oral das questões com toda a turma. É fundamental que eles destaquem na questão 4 a importância da leitura para a fixação da escrita e a consulta ao dicionário.

  ATIVIDADE 2 - COM FICHAS E CARTELAS

Para a realização desta atividade, o professor deverá preparar com antecedência as fichas que serão utilizadas e organizar a turma em pequenos grupos. Cada grupo receberá dois tipos de fichas:

  1. com palavras;
  2. com regras de formação de palavras.

Os alunos deverão organizar as palavras de acordo com a regra na qual se enquadram. Dessa maneira, eles perceberão que, na escrita de muitas palavras, há uma razão para que elas sejam grafadas de determinada maneira. As palavras e as regras que deverão ser feitas em fichas individuais são:

Utiliza-se S no início em grande parte das palavras, antes de qualquer vogal.

Palavras: sarar, seguir, sangrar, sopro, surdez

Utiliza-se S com o sufixo de naturalidade -ense.

Palavras: ateniense, portuense

Utiliza-se S em palavras formadas com os prefixos ab- ou abs-, que significam afastamento, separação.

Palavras: absentismo, absolutismo, absolver, absorto, absorver

Utiliza-se o X depois de ditongo. Exceção: recauchutar

Palavras: ameixa,caixa, eixo, faixa, feixe, peixe.

Utiliza-se o CH na palavra "encher" e suas derivadas.

Palavras: preencher, preenchido

Geralmente utiliza-se o X em palavras iniciadas por "me".

Palavras: mexer, mexerica, mexilhão

Escrevemos com G as palavras terminadas em agem, igem, ugem. Exceção: pajem, lambujem.

Palavras: coragem, fuligem, ferrugem

Escrevemos com G as palavras com as terminações ágio, égio, ígio, ógio, úgio.        

Palavras:  pedágio, colégio, prestígio, relógio, refúgio

Escrevemos com J as palavras de origem africana ou indígena.

Palavras: canjica, jibóia, pajé

Escrevemos com J as palavras com as terminações em -aje.

 Palavras: laje, traje, ultraje

Depois que os alunos organizarem as palavras, o professor deverá montar o quadro com as palavras fazendo a correção no quadro de giz ou por meio de projeção.

Para fixar as regras aprendidas, o professor deverá propor outras duas atividades:

  1. Os alunos deverão procurar em revistas, palavras que se enquadrem nas regras estudadas.
  2. Bingo Ortográfico.  O professor inicialmente faz um ditado com as palavras que geram dúvida no momento da escrita. Dessas palavras ditadas, os alunos escolherão nove para compor uma cartela de bingo. O professor procede com a brincadeira sorteando as palavras que foram ditadas. Aquele que completar a cartela primeiro vence. Importante: O aluno só vencerá se, além de completar as cartelas, tiver escrito as palavras corretamente.

Modelo de cartela  (poderá ser feita em papel sulfite ou cartolina):

     ATIVIDADE 3 -  NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Esta atividade promove uma reflexão sobre os aspectos culturais da ortografia. Para iniciá-la, o professor deverá mostrar aos alunos o seguinte texto disponível na internet.

Em 2009, quando Xuxa ainda mantinha uma conta no site de relacionamento Twitter, sua filha Sasha postou uma mensagem e escreveu "sena" em vez de "cena". Milhares de pessoas escreveram para Xuxa criticando o erro e ela tentou defender a filha

Em seguida, o professor deverá mostrar a imagem:

http://papelpop.com/xuxa-ficou-bravuxa-com-a-gente-no-twitter/ 

Na sequência, o professor deverá organizar a sala em um grande círculo e sortear as perguntas entre os alunos. Uma outra alternativa seria fixar as perguntas embaixo de algumas cadeiras, ou ainda, colocar música e passar um saquinho/caixinha com as perguntas; quando a música parar, o/a aluno/a que estiver com a caixa/saquinho nas mãos deverá responder.

Sugestões de perguntas:

1 - Qual foi a justificativa dada por Xuxa pelo fato de a filha ter escrito uma palavra de forma incorreta?

2 - Em sua opinião, quem aprende uma outra língua pode se confundir no momento de escrever uma palavra de sua língua materna?

3 - Você concorda com a justificativa dada por Xuxa pelo fato de Sasha ter escrito uma palavra de maneira incorreta?

4 - Em sua opinião, faltou esportividade por parte de Xuxa ao receber as críticas ou ela agiu de maneira correta?

5 - Esse fato fez com que Xuxa fechasse sua conta no twitter. O que você pode concluir disso?

  • Para finalizar a atividade, o professor deverá fazer a correção oral, chamando a atenção para o respeito às diversas opiniões que podem surgir diante do fato..

Recursos Complementares

http://www.placaserradas.com.br/ Site com imagens de placas com desvios ortográficos.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/objetos_de_aprendizagem/PORTUGUES/game.swf Jogo sobre o Novo Acordo Ortográfico 

Professor, para mais informações sobre o tema da  aula, você poderá indicar os sites acima para que seus alunos os acessem e depois discutam com você.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação na execução das atividades. É importante observar se eles compreenderam as regras por meio das atividades e se durante aquelas de exposição oral responderam de forma coerente com o que foi solicitado.