Portal do Professor

Início do Conteúdo

Tridimensionalidade - Representação plástico visual e memória

Autor e Co-autor(es)

Marileusa de Oliveira Reducino imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Pesquisar sobre o que vem a ser memória;
  • Refletir sobre qual momento de sua vida gostaria de guardar na memória;
  • Elaborar projetos para trabalho tridimensional;
  • Pesquisar sobre reciclagem e meio ambiente;
  • Construir com material reciclável no interior de uma pequena caixa de papelão, o momento escolhido;
  • Elaborar uma instalação para socialização de suas memórias.

Duração das atividades

• 7Aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Objeto Tridimensional
  • Instalação

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

  • Preparar esta aula em parceria com a professora de Ciências da turma e, para isso, os/as professores/as deverão assistir e elaborar a aula a partir do vídeo, entrevista  do Dr. Drauzio Varella com o Dr. Ivan Izquierdo (primeira parte), o qual será apresentado na aula 1. Disponível em: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/neurology/1617140-que-%C3%A9-mem%C3%B3ria/ ;
  • Providenciar para esta aula um aparelho de data-show para projeção da entrevista, lápis e papel para anotação dos alunos;
  •  Explicar para os alunos o tema da entrevista a ser apresentada e pedir para os alunos anotarem os pontos que acharem interessantes, registrando  suas dúvidas para estas, posteriormente, sejam socializadas com os colegas e com os/as professores/as. (Certamente, palavras como: Processo sensorial, Memória do trabalho -  Cortez pré frontal – Dopaminas – Adrenalina – Neorônios – Hipocampo – Vias Enzimáticas e outras serão anotadas para serem socializadas);
  • Ouvir o que os alunos entenderam da entrevista e, com a parceria da professora de Ciências, procurar esclarecer os alunos, pelo menos de forma básica, o que seriam estas palavras e quais suas funções no organismo;
  • Apresentar imagens dos órgãos relacionados com a memória e localizá-los, para que os alunos visualizem e compreendam suas funções, o que deverá ser reforçado pela professora de Ciências;
  •      ·           ·             ·   
  •  Disponível em: http://www.cerebromente.org.br/n01/memo/memoria.htm 

  •     Aula 2
  • Retomar com os alunos a afirmativa do Dr. Ivan: – “A memória que melhor conservamos é a que tem um conteúdo emocional forte”;
  • Pedir aos alunos que, a partir desta afirmativa, busquem em suas memórias uma lembrança que confirme a frase acima. Ressaltar que esta lembrança deverá conter os seguintes itens: ser agradável, feliz e carregada de sentimentos fortes;
  • Requisitar que os alunos, em uma folha de papel sulfite, registrem a lembrança com palavras chaves;
  • Solicitar que os alunos socializem com os colegas os momentos lembrados para que todos possam ter uma noção das recordações do grupo;
  • Dizer aos alunos que, de posse destas anotações, eles deverão elaborar um projeto para futuro trabalho tridimensional;
  • Explicar aos alunos que o objeto pensado deverá representar suas lembranças e que o trabalho tridimensional será construído com objetos reciclados que contenham plasticidade (dureza- flexibilidade e outros);
  • Solicitar que  cada aluno traga, para a próxima aula, uma caixa de sapatos e objetos de descarte escolhidos, os quais serão usados na produção do seu trabalho tridimensional;

 

  •  Aula 4
  • Reservar o início desta aula para os alunos socializarem as pesquisas realizadas na aula anterior;
  • Conversar com os alunos e avaliar se estes perceberam a importância do respeito ao meio ambiente, evitando descartes desnecessários;
  • Disponibilizar para os alunos cola quente, cola para papel, linha de nylon, jornais, tesoura, cordão, arames flexíveis, alicates, pregos, martelos, grampeadores, e outros instrumentos que possam colaborar na construção das esculturas;
  • Lembrar aos alunos que as esculturas deverão, depois de prontas, caber dentro da caixa de sapatos que eles trouxeram.

  •     Aula 5
  •  Continuar nesta aula a produção das esculturas;

 

  •   Aula 6  
  • Entregar para os alunos suas caixas de sapatos e pedir que pintem com tinta guache preta suas partes internas e externas;
  • Entregar para os alunos, enquanto aguardam a secagem das caixas,as frases registradas na primeira aula, referentes às suas memórias;
  • Pedir para os alunos recortarem em tiras de cartolina branca (10 x 5 cm)  as letras que formam as palavras das frases as quais depois serão coladas na parte externa da caixa pintada de preto;
  • Solicitar que cada aluno fixe sua escultura no interior da caixa, tampando-a depois, de modo que para visualizar seu interior é necessário abri-la, assim como abrimos nossas memórias para encontrarmos nossas lembranças.

  •  Aula 7  
  • Elaborar com os alunos uma Instalação na biblioteca da escola intitulada “Nossas Memórias”, distribuindo as caixas-memórias nas mesas de pesquisa, nas prateleiras dos livros e em outros lugares em que o pesquisador possa manipular as caixas-memórias dos alunos.        

Recursos Complementares

 Instalação: Disponível em: http://expressoesviajeaomundodaarte.blogspot.com/;

Avaliação

  • Os alunos serão avaliados durante todo o processo compreendido entre a pesquisa, a reflexão, a elaboração dos projetos, a construção da escultura e a socialização dos trabalhos na biblioteca da escola (que é um lugar também de memórias).