Portal do Professor

Início do Conteúdo

Don?t be critical!

Autor e Co-autor(es)

Aline Lucian Costa imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia pluricultural: l?ngua como meio de acesso ?s manifesta??es culturais
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o leitora
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o oral
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Produ??o escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Fazer comentários críticos
  • Expressar arrependimento
  • Consolidar a estrutura “should(n’t) have”

Duração das atividades

4 horas/aula de 50 minutos aproximadamente

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer a estrutura do Simple Past nas formas afirmativa, negativa e interrogativa.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor, nessa aula trabalharemos a estrutura SHOULD HAVE + PARTICIPLE usada para fazer cr?ticas.

No link abaixo voc? ir? encontrar sugest?es de imagens para provocar a discuss?o nesse sentido.

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/don-t-be-critical - acesso em 17/11/10

Imprima as imagens e mostre a eles. Em duplas os alunos dever?o discutir o que acham ter acontecido em cada uma das situa??es ilustradas. Ap?s alguns minutos pergunte a eles o que acham que aconteceu com a pessoa na imagem, encoraje-os a dizerem suas impress?es.

? medida que os alunos disserem suas impress?es sobre as imagens escreva no quadro essas frases em ingl?s como as na sugest?o abaixo.

Sugest?es:

Imagem 1 (pai e filho) = o menino desobedeceu ao pai => The boy disobeyed his father.

Imagem 2 (professora e aluno) = o aluno ofendeu a professora => The student offended the teacher.

Imagem 3 (patr?o e empregado) = o empregado chegou ao trabalho atrasado => The employee arrived late to work.

Em seguida pergunte o que eles acham que as pessoas n?o deveriam ter feito.

Escreva no quadro:

What should he/she have done?

He/She shouldn't have __(verb participle)__.

Pe?a aos alunos que completem a resposta no quadro de acordo com as situa??es analisadas nas imagens e escreva no quadro.

Escreva no quadro:

The boy shouldn't have disobeyed his father.

The student shouldn't have offended the teacher.

The employee shouldn't have arrived late to work.

Agora voc? precisar? imprimir a imagem de um homem na pris?o dispon?vel em:

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/don-t-be-critical - arquivo chamado PRIS?O (acesso em 17/11/10)

Cole essa imagem no quadro e escreva ao lado a est?ria desse homem chamado Tam (personagem e est?ria ficcional criado pela autora da aula Aline Costa)

Escreva no quadro:

My name's Tam and I'm seventy years old. My home is now high security prison where I'll spend the rest of my life. I've done a lot of things I shouldn't have done and now I'm paying the price! Let me tell you about some of them.

  1. When I was seven I stole all the money from the school canteen.
  2. I was a terrible student. I irritated my teachers and fought with my classmates.
  3. When I was in high school I stole my best friend's girlfriend.
  4. I criticized my workmates all the time.
  5. I drank, smoked and gambled.
  6. When I was sixty I robbed the local bank.
  7. I killed two policemen.

?

Oriente os alunos a se organizarem em grupos de tr?s pessoas. Eles dever?o escrever frases criticando o passado de Tam dizendo o que ele deveria ou n?o deveria ter feito (should have done/shouldn't have done).

Monitore a atividade dando qualquer aux?lio caso necess?rio. Ap?s alguns minutos pe?a que comparem suas frases ?s de outro grupo e em seguida pe?a a volunt?rios que compartilhem suas frases com a turma.

Aula 2

Nessa aula iremos praticar o uso da estrutura de should have done/shouldn't have done atrav?s de exerc?cios na internet. Para isso conduza os alunos ao laborat?rio de inform?tica.

Pe?a aos estudantes que acessem o site abaixo, leia a explica??o para o uso da estrutura sendo trabalhada e explique caso necess?rio. Em seguida eles dever?o se juntar em duplas e fazer os exerc?cios interativos de 1 a 5 na mesma p?gina.

http://www.englishgrammarsecrets.com/shouldhave/menu.php - acesso em 17/11/10

Aula 3

Nessa aula voc? ir? propor aos alunos um jogo muito divertido chamado confession?rio. Explique aos alunos que eles ir?o fazer de conta que est?o confessando seus pecados a um colega que em seguida lhes dir? o que deveriam ter feito na situa??o confessada. Pe?a aos alunos que escrevam em um peda?o de papel frases contendo "pecados".

Exemplo:

I argued with my mother. (Eu discuti com a minha m?e)

I stole my father's car to go out with my friends. (Eu roubei o carro do meu pai para sair com meus amigos)

I lied to my boss. (Eu menti para o meu chefe)

Ajude-os com algum vocabul?rio desconhecido ou oriente-os a procurarem essas palavras no dicion?rio online:

 http://www.wordreference.com/pten/ - acesso em 17/11/10

Em seguida eles dever?o colocar seus pap?is dentro de um saquinho e se dividir em dois grupos. Um grupo ir? ao confession?rio e o outro ir? ouvir as confiss?es. Os alunos do grupo que se confessar? dever?o pegar dois pap?is de dentro do saquinho e se dirigir a um colega do outro grupo que o ouvir? confessando. O aluno com o papel dever? ler as duas frases para que o ouvinte lhe critique e em seguida diga o que ele deve fazer para se redimir.

Exemplo:

A: I argued with my mother.

B: You shouldn't have argued with your mother, now you should talk to her and apologize.

Quando os alunos terminarem de se confessar eles dever?o inverter os pap?is com os colegas do outro grupo, ou seja, quem se confessou ir? ouvir as confiss?es e quem ouviu ir? se confessar. Misture novamente os papeizinhos com os pecados e passe o saquinho para que os alunos peguem dois. Repita o procedimento acima.

Certifique-se que os alunos entenderam que should have done fala do de uma situa??o acontecida no passado e should do fala de sugest?o de como agir no futuro.

Aula 4

Nessa aula usaremos uma m?sica dos Beatles para praticar a estrutura de SHOULD HAVE + PARTICIPLE. Para tal voc? precisar? imprimir a atividade dispon?vel em:

http://www.qualitytime-esl.com/IMG/pdf/I_Should_Have_Known_Better.pdf - acesso em 17/11/10

Distribua a folha de atividades, pe?a aos alunos que formem duplas, leiam atentamente e em seguida oriente-os a assistirem ao v?deo da m?sica no site abaixo. Eles dever?o completar as lacunas na atividade com as palavras que est?o faltando.

http://www.manythings.org/b/e/3596 - acesso em 17/11/10

Se preferir voc? poder? fazer essa atividade como uma competi??o. A dupla que terminar de preencher todas as lacunas primeiro ? a vencedora.

Recursos Complementares

Para mais explica??o sobre o uso do modal Should, acesse:

http://www.englishpage.com/modals/should.html

Avaliação

Avalie as frases que os alunos criaram para criticar o personagem Tam na aula 1 ou ainda as frases criadas na brincadeira Confessionário.