Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem oral |
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | Pontua??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Pontua??o |
Professor, para desenvolver este trabalho é importante que os alunos produzam pequenos textos e conheçam a pontuação.
Tendo em vista que as atividades propostas tem como suporte o jornal, ela poderá ser desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental Inicial e com turmas da EJA, pois a linguagem do jornal pode ser adequada tanto a realidade infantil quanto aos adultos.
Distribua as atividades ao longo da semana, assim você poderá observar se os alunos realmente aprenderam.
Sabemos que a melhor forma de trabalhar com a pontuação é oferecendo aos alunos a possibilidade de observar o valor da pontuação dentro de enunciados linguísticos, por isso vamos utilizar os textos jornalísticos, pois além de contextualizar a atividade, eles aproximam o alunos das informações de seu cotidiano e da leitura da realidade.
Veja a seguir:
1ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
CAIXA SURPRESA
Professor, leve para sala de aula uma CAIXA SURPRESA, coloque nela diversos jornais usados para que os alunos possam recortar. Faça uma coleta de jornais usados entre seus colegas de trabalho, pois a maioria vai para o lixo depois de lidos.
Organize os alunos em roda para que todos vejam a CAIXA SURPRESA no meio da sala de aula.
Questione-os sobre o que tem dentro dela. Dê dicas: não é de comer, mas nos enche de informações...
Depois de explorar a caixa, abra e mostre para os alunos.
Organize-os em grupos e distribua os jornais.
EXPLORANDO A PONTUAÇÃO:
Professor, solicite que os alunos procurem, recortem e colem no caderno de Português, frases com diferentes pontuações. Veja um exemplo:
Fonte da imagem: CD Clipart - vol 05.
1-Recortem dos jornais e colem no caderno diferentes frases com os pontos (! ? . ,)
Veja alguns exemplos:
-Quer conhecer Brasília?
-Debate na TV!
-Ártico, o campo de batalha das emissões de CO2.
2- Responda:
a- Quais os pontos você encontrou?
b- Para que serve cada um?
3- Recorte dos jornais 5 palavras e elabore frases utilizando os pontos:
? Interrogação
! Exclamação
. Ponto final
, Vírgula
2ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
TRABALHANDO COM A EXPRESSÃO HUMANA
Professor no dia anterior solicite que os alunos tragam jornais para sala. Organize-os em grupos.
Solicite que pesquisem nos jornais e recortem imagens de pessoas com diferentes expressões: alegria, tristeza, indiferença e surpresa.
Os grupos deverão escolher diferentes expressões humanas, colar em uma cartolina e elaborar frases para cada figura, utilizando a pontuação adequada. Mas, se preferir poderá desenvolver a atividade individual.
Veja uma atividade desenvolvida com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental.
Fonte: acervo da autora
Depois que todos os grupos terminarem, solicite que apresentem para os demais colegas, lendo com entonação e observando a pontuação utilizada.
COMPLETANDO O SENTIDO DA FRASE
Professor, solicite aos alunos que recortem dos jornais diferentes frases, colem no caderno de Português e completem a frase de acordo com a pontuação.
Veja um exemplo:
O CASARÃO CENTENÁRIO FOI DEMOLIDO ESTA SEMANA. Por isso, todos ficaram tristes.
3ª atividade – aproximadamente 60 minutos.
TRABALHANDO COM TEXTOS
Solicite aos alunos que:
1-Pesquisem em jornais e escolham um texto que acharem interessante e que contenha diferentes pontos.
2-Leia com atenção e responda:
a- Qual é o título do texto jornalístico?
b- Quem é o autor ou autora (se tiver).
c- Qual é a data da publicação do texto?
d- Qual é a página em que foi publicado?
e- Qual é o assunto?
f- Qual pontuação foi utilizada?
g- Retire do texto uma frase de cada ponto utilizado.
CRIANDO DIÁLOGOS
Outra possibilidade é solicitar que recortem nomes próprios dos jornais e colem no caderno de Português ou em uma folha branca de papel e criem um diálogo entre os personagens, utilizando a pontuação adequada no diálogo. Veja um exemplo:
Fonte: acervo da autora
Depois de realizar a atividade, solicite que os alunos se organizem em duplas para que leiam o diálogo conforme a pontuação utilizada.
PRODUZINDO TEXTOS
Para finalizar este trabalho, solicite que tragam de casa uma imagem com uma cena recortada de um jornal.
No caderno de Português ou em uma folha de papel, eles deverão colar a imagem, dar um título e produzir um texto observando a pontuação que foi trabalhada ao longo da semana. Você poderá socializar as produções dos alunos fixando os resultados em um mural e/ou convidando outras turmas para ouvir os relatos de seus alunos.
Professor, a avaliação deve ocorrer ao longo das atividades. Procure registrar suas observações, buscando identificar os avanços e as dificuldades. Observe se eles foram capazes de utilizar a pontuação nas situações de diálogos, na elaboração de frases, na produção de textos e se conseguiram identificar a pontuação utilizada em textos jornalísticos. A leitura também é um bom recurso para você perceber se eles compreenderam a função da pontuação, observando a entonação de voz que utilizam.