Portal do Professor

Início do Conteúdo

Linguagem verbal, n?o-verbal e mista

Autor e Co-autor(es)

Daniela Braga de Paula imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer a dinamicidade da linguagem;
  • diferenciar as linguagens verbal, não-verbal e mista;
  • reconhecer a linguagem não-verbal em trechos do filme “Tempos Modernos”

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • leitura de história em quadrinhos;
  • mímica.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Para iniciar a atividade, o professor deverá mostrar aos alunos as seguintes imagens:

OBS: O professor poderá levar os estudantes ao laboratório de Informática para acessarem os sites ou xerocar as imagens e entregar a cada um para as atividades propostas.

http://www.autoescolacharles.com.br/joomla/placas/placa115.html

http://mercecasado.blogia.com/2007/101701-cosas-que-me-cabrean-ii.php

http://aprender-com-evt.blogspot.com/2008/09/linguagem-verbal-e-linguagem-no-verbal.html

O professor solicitará aos alunos que apenas observem as imagens e que tentem "fazer a leitura delas". Em seguida, o professor fará as seguintes perguntas aos alunos:

  1. O que está representado em cada uma das imagens?
  2. Você sabe qual é o significado da imagem 1? Onde podemos encontrar esse tipo de placa.
  3. Em relação à segunda imagem, quando um motorista/pedestre encontra esse "objeto" ao circular pelas ruas, o que lhe chama a atenção?
  4. O que as personagens da imagem 3 estão fazendo?
  5. Há palavras em alguma das imagens?
  6. Mesmo sem palavras as imagens transmitem alguma mensagem?
  7. Que leitura você pode fazer das imagens 1,2 e 3?
  8. Você sabia que a linguagem que utiliza apenas imagens para transmitir uma mensagem é chamada de linguagem "não-verbal"?

O professor poderá pedir aos alunos, depois de terem discutido as perguntas, que as respondam no caderno.

Em seguida, o professor mostrará a seguinte imagem:

OBS: a imagem foi retirada do site transcrito abaixo, porém, foi retirado o texto de cada quadrinho.

Ele deverá discutir com os alunos:

  1. Observe as imagens dos quadrinhos 1, 2 e 3. O que acontece em cada um?
  2. Pela leitura das imagens é possível compreender a mensagem que os quadrinhos pretendem transmitir?
  3. Os balões dos quadrinhos estão em branco. É possível deduzir o que poderia estar estar escrito neles?

Agora observe o balão com as falas:

Disponível em:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://minhabiblioteca.zip.net/images/garfield_tirinha_segunda1.jpg&imgrefurl=http://minhabiblioteca.zip.net/&usg=__mymH7FRys2m1ovIfFeXV6q2nrKs=&h=635&w=2164&sz=580&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=NkfXTiwgITrtEM:&tbnh=87&tbnw=257&prev=/images%3Fq%3Dtirinhas%2Bgarfield%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1276%26bih%3D615%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=312&ei=ayqVTKm-FsT_lgein6yoCg&oei=ayqVTKm-FsT_lgein6yoCg&esq=1&page=1&ndsp=17&ved=1t:429,r:2,s:0&tx=164&ty=42 

  1. Você acha que a mensagem ficou mais completa com o texto?
  2. Podemos afirmar que, nesse caso, tanto imagem quanto texto são interdependentes?
  3. Chamamos esse tipo de linguagem de "mista". Você poderia conceituá-la?

Em seguida, o professor mostrará aos alunos um exemplo de linguagem verbal. Ele poderá entregar cópias do texto ou projetá-lo.

Pai não entende nada

-Um biquíni novo?

-É, pai.

-Você comprou um no ano passado!

-Não serve mais, pai. Eu cresci.

-Como não serve? No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15. Não cresceu tento assim.

-Não serve, pai.

-Está bem. Toma o dinheiro. Compra um biquíni maior.

-Maior não, pai. Menor.

Aquele pai, também, não entendia nada.

Luís Fernando Veríssimo

http://alessandrolima.blogspot.com/2008/02/pai-no-entende-nada.html 

O professor perguntará aos alunos se há imagens no texto. Então falará que a linguagem verbal é aquela em que há apenas palavras. Ela pode ser oral ou escrita. Para exemplificar a linguagem verbal/oral, o professor poderá pedir a um aluno que conte uma piada à turma.

Para finalizar, o professor solicitará aos alunos que conceituem, por escrito, as linguagens verbal, não-verbal e mista. Eles deverão dar exemplos de cada uma delas.

ATIVIDADE 2

Para motivar os alunos, o professor promoverá uma brincadeira de mímica sobre profissões. Ele poderá dividir a sala em grupos. Um componente de cada grupo, por vez, terá de fazer uma mímica relacionada à uma profissão. O professor deverá escrever algumas profissões em tiras de papel para serem sorteadas entre os grupos. Ao final da atividade o professor perguntará aos alunos que tipo de linguagem foi utilizada durante a brincadeira. Eles provavelmente responderão que foi usada a linguagem não-verbal. O professor comentará com os alunos que, além das imagens, a mímica (gestos), postura, expressão facial, símbolos, são exemplos de linguagem não-verbal.

O professor deverá, em seguida, mostrar aos alunos um trecho do filme "Tempos Modernos", que é praticamente feito por meio da linguagem não verbal.

http://www.youtube.com/watch?v=8ap7KZ_6uuU 

Depois de assisti-lo, os alunos deverão ser organizar em grupos e discutir as questões seguintes:

  • Onde se passa a cena?
  • É possível compreendê-la mesmo que haja poucas falas?
  • Descreva as expressões faciais e os movimentos dos atores. Como são?

Com toda a turma, professor deverá discutir as questões que foram debatidas em grupo. É importante destacar a expressão corporal dos atores durante a cena, porque como não há falas, todo seu corpo deve transmitir a mensagem. Feito isso, o professor então explicará aos alunos que eles deverão criar uma cena humorada usando a linguagem verbal e o mínimo de palavras posssíveis. Sugestões de cenas:

  1. Programa de tv de receitas culinárias;
  2. dia-a-dia da sala de aula;
  3. uma tarde na praia;
  4. confusões dentro de um ônibus.

Os alunos deverão se organizar para a apresentação da cena, que deve durar de 5 a 10 minutos. A turma poderá apresentar para toda a escola de acordo com o critério do professor/classe.

ATIVIDADE 3

Nesta atividade, os alunos deverão criar falas para as tirinhas da turma da Mônica. O professor poderá selecionar as tirinhas no site da turma da Mônica e apagar o texto por meio de uma ferrmanta de edição de imagem (Paint):

http://www.monica.com.br/index.htm 

Ou ainda, poderá usar as tirinhas sugeridas aqui:

http://www.monica.com.br/index.htm tira 177 

http://www.monica.com.br/index.htm tira 179

http://www.monica.com.br/index.htm tira 180

  • É importante o professor observar se o texto escrito pelos alunos tem relação com as imagens. Depois de os estudantes criarem as falas, o professor poderá mostrar aos alunos o texto original e verificar se eles aproximaram dele.

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=mEA4N8t8Nac&ob=av2n Vídeo de Marisa Monte da canção diariamente.

Professor, no link acima, é possível trabalhar a relação linguagem verbal X não-verbal por meio dele.

Avaliação

É importante observar se os alunos compreenderam a diferença entre os tipos de linguagem por meio das atividades orais/escritas. Durante a apresentação da cena criada é importante observar se os alunos exploraram a expressividade e linguagem corporal para a transmissão da mensagem. Deve-se também avaliar se o cenário/matérias estavam de acordo com a proposta da cena. Em relação à história em quadrinhos, os alunos deverão escrever falas coerentes com a imagem e contexto.