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Esportes Radicais: conhecendo a escalada (aula te?rica)

Autor e Co-autor(es)

Tiago Lisboa Bartholo imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vin?cios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Projetos de forma??o dos alunos
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Valores culturais
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Valores hist?ricos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar e debater a história e a evolução da escalada esportiva no Brasil e no mundo.

Identificar os principais materiais/equipamentos utilizados na prática da escalada esportiva.

Duração das atividades

Uma aula de cinquenta minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

? crescente a busca por atividades esportivas e recreativas em ambientes naturais como pr?tica alternativa e criativa da express?o humana. Os exemplos se estendem desde simples caminhadas por trilhas em parques ou florestas a atividades que exigem equipamentos caros e grande capacidade t?cnica para a execu??o dos desafios. Essas pr?ticas corporais possuem caracter?sticas inovadoras e diferenciadas dos esportes tradicionais, pois as condi??es para a pr?tica, os objetivos e a pr?pria motiva??o s?o outros. Nesse plano de aula pretendemos apresentar elementos que possibilitem a reflex?o sobre a escalada como conte?do nas aulas de educa??o f?sica. Essa aula ? te?rica e objetiva apresentar um hist?rico da modalidade no Brasil e seus principais equipamentos.   

Atividade 1:

A aula iniciar? com uma quest?o: H? algum escalador na turma? Sabemos que s?o poucos os praticantes da escalada no Brasil. A resposta mais prov?vel ? que nenhum aluno se manifeste. Diante das respostas, o professor dever? aprofundar os conhecimentos sobre o conceito de ?escalada?.

Caso nenhum aluno se manifeste, o professor dever? continuar suas indaga??es. Qual a principal motiva??o do escalador? Por que realiza tais fa?anhas?

O professor dever? conduzir o debate objetivando desmistificar o ato de escalar. A hist?ria da escala nos remete aos prim?rdios do homem com objetivos distintos: busca de alimentos, abrigo, fuga de outros animais, etc. A necessidade de transpor montanhas era do tamanho da curiosidade e da coragem dos povos.

Nesse momento, o professor ir? propor uma pesquisa com os alunos sobre o in?cio da escalada esportiva e sua inser??o como conte?do nas aulas de educa??o f?sica. Divida a turma em tr?s grandes grupos. Cada grupo ser? respons?vel por responder as tr?s perguntas previamente elaboradas pelo professor. Essa atividade ? introdut?ria e tem tempo previsto de 10 minutos. Ao final da pesquisa, cada grupo dever? realizar uma r?pida apresenta??o oral para os demais colegas com os achados da investiga??o.

Perguntas norteadoras:

1- Quando surge a escalada esportiva?

2- Quais os tipos de competi??o?

3- Como a pr?tica da escalada na escola pode auxiliar na forma??o dos alunos?

http://cev.org.br/biblioteca/a-escalada-escola     

http://www.efdeportes.com/efd139/escalada-na-educacao-fisica-escolar.htm

Atividade 2:

Diante da amplia??o do conceito, a pergunta inicial deve ser retomada: H? algum escalador na turma? Nesse momento, o professor deve estimular os alunos a relembrarem pr?ticas de sua inf?ncia ou adolesc?ncia que apresentem t?cnicas de escalada.

Fa?a tr?s listas no quadro negro:

1) Indique os diferentes locais que os alunos j? realizaram t?cnicas de escalada. Por exemplo, brincadeiras em parques ou pra?as que tenham ?trepa-trepa?, escalada em ?rvore para buscar um fruto, supera??o de um muro alto que contenha ranhuras ou outros tipos de agarras, etc.

2) Indique os materiais que os alunos utilizaram na t?cnica de escalada. Por exemplo, corda, sapatilha, ?cadeirinha?, mosquet?o, etc.

3) Amplie o debate e destaque as principais sensa??es vivenciadas antes, durante e ap?s a realiza??o do desafio. Por exemplo, excita??o, medo, satisfa??o, sensa??o de conquista, apreens?o, nervoso, etc.   

Atividade 3:

Terminado os primeiros dois momentos de reconstru??o do conceito de ?escalada?, o professor ir? propor uma pesquisa sobre: 1) os materiais utilizados na escalada esportiva; 2) os locais para a pr?tica da escalada esportiva ? rocha e indoor (muro artificial). Os grupos, com no m?ximo cinco participantes, dever?o preparar uma apresenta??o para os demais colegas de classe com dura??o de 10 minutos.

Pe?a para os alunos destacarem as especificidades da escalada em rocha e no muro artificial. Por que a pr?tica da escalada indoor cresce em grandes capitais do Brasil? Quais as facilidades dessa modalidade para os praticantes?

? importante que os alunos compreendam a evolu??o dos materiais utilizados na escalada esportiva e sua import?ncia para a seguran?a dos praticantes. O tema da seguran?a ? central nos esportes radicais ou aventura. Discuta com os alunos o tema da seguran?a nos esportes tradicionais e busque analisar as especificidades dos esportes de aventura, com destaque especial para a escalada.

Um exemplo pode auxiliar os alunos a compreenderem o debate posto. Analisemos o caso do futebol e da escalada. No futebol h? um material de seguran?a obrigat?rio nos jogos oficiais, a saber, a caneleira. Tal implemento n?o ? comumente utilizado nos jogos informais ou mesmo amadores. Nesses, a falta da caneleira n?o coloca em risco a integridade f?sica dos praticantes, pois a intensidade e a exig?ncia dos jogos s?o distintas da pr?tica de alto rendimento.

Observa??o: N?o estamos argumentando que as caneleiras n?o devem ser utilizadas por jovens em pr?ticas informais de futebol, mas sim que sua n?o utiliza??o n?o impede a pr?tica segura do jogo.

No caso da escalada, os equipamentos de seguran?a devem ser utilizados por todos os praticantes em todos os momentos. Desde os mais iniciantes aos mais experientes, em vias de escalada simples ou de alto n?vel de dificuldade, todos devem fazer uso dos materiais, pois a pr?tica oferece grande risco a integridade f?sica do praticante caso seja feita de forma displicente e/ou sem os materiais de seguran?a.   

Escalada Indoor. http://www.escaladacafe.com.br/mapa/escalada-indoor-icarai

Escalada em Rocha Natural. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/escalada/escalada-2.php

?

http://www.verticalindoor.com.br/  

http://www.trilhaseaventuras.com.br/atividades/superdica.asp?id_atividade=1&id=96  

http://www.femesp.org/seguranca.php  

http://www.webventure.com.br/montanhismo/conteudo/noticias/index/id/4177/secao/montanhismo?pag=2  

http://www.webventure.com.br/montanhismo/conteudo/noticias/index/id/4177/secao/montanhismo?pag=3  

http://www.webventure.com.br/montanhismo/conteudo/noticias/index/id/4177/secao/montanhismo?pag=4  

http://www.webventure.com.br/montanhismo/conteudo/noticias/index/id/4177/secao/montanhismo?pag=5  

http://360graus.terra.com.br/montanhismo/default.asp?did=17362&action=coluna  

http://360graus.terra.com.br/montanhismo/default.asp?did=410&action=dica

Recursos Complementares

Indico como leitura complementar para o professor:

http://www.efdeportes.com/efd139/escalada-na-educacao-fisica-escolar.htm

AT?N, Ana Carolina At?n; PEREIRA, Nathalia de Queiroz. Riscos e Desafios: Desmistificando a Escala na Escola. Monografia de Conclus?o de Curso de Gradua??o (Licenciatura em Educa??o F?sica). Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.

Avaliação

Ao final da aula, o professor irá reunir a turma e destacar os principais pontos observados.

1) Indique atividades do cotidiano ou relembre brincadeiras da infância que destaquem técnicas de escalada.

2) Do ponto de vista prático, como foram sendo desenvolvidas as primeiras técnicas de escalada?

3) Quais os objetivos dos grupos que se aventuraram na transposição de grandes blocos de rocha?

4) Indique pelo menos 4 materiais de segurança presentes na prática da escalada esportiva.

5) Na sua opinião, por que a escalada indoor (muro artificial) foi criada? Cite pelos menos 2 argumentos.