Aléxia Pádua Franco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | História | Ritmos de tempo |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
- Compreender as maneiras utilizadas pelos homens de representar a passagem do tempo.
- Entender como calculamos século, década, ano inicial e final de um determinado século.
- Entender como calculamos há quanto tempo que um acontecimento ocorreu.
- Compreender porque utilizamos a expressão antes de Cristo e depois de Cristo.
- Compreender que a contagem do tempo é fundamental para o estudo da História.
- Localizar e interpretar, em um texto historiográfico, jornalístico ou documento de época, estas medidas de tempo.
O encaminhamento desta aula torna-se mais dinâmico se os alunos tiverem noções básicas de como ocorre a passagem de tempo para os homens. É interessante trabalhar as atividades sugeridas na aula: " As diferentes maneiras dos homens controlarem o tempo: tempo da natureza, tempo do relógio" ( http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24019 ).
Atividade 1 - Descobrindo as diferentes maneiras de representar a passagem do tempo.
Solicite aos alunos que exponham quais são as unidades de tempo que os homens utilizam para representar a passagem do tempo.
Instigue os alunos a pensar como isto acontece em seu cotidiano, levantando questões como:
- como marcamos a hora do recreio?
- como marcamos nossa data de nascimento e nossa data de aniversário?
Atenção professor! Os alunos costumam misturar a data de nascimento com a de aniverário. Diferencie com o aluno que uma só acontece uma vez, a outra todo ano.
Vá anotando no quadro as respostas dos alunos. Caso eles não consigam levantar algum exemplo de ano, década, século ou milênio, complete, com exemplos seus, no quadro. Após completar os exemplos, peça para que eles anotem no caderno as respostas.
Observação: os alunos podem citar como exemplos , hora, dias, semanas, mês. Todas essas respostas estão corretas, mas enfatize que, nesta aula, vamos aprofundar nosso estudo no milênio, século, década, ano, porque são as medidas de tempo mais usada nos textos de História.
Para que o aluno tenha uma referência dessa contagem do tempo, propomos uma dinâmica com bexigas. A dinâmica acontecerá da seguinte forma:
- Em bexigas, colocar papéis com exemplos de uma década, um século, um ano, um milênio. Estes exemplos devem ser bem relacionados com a vivência dos alunos. Por exemplo:
1- Quase todos os alunos do 5º ano têm uma década de vida.
2- Vivemos no século XXI.
3- Vivemos no terceiro milênio.
4- A professora nasceu em 14/01/1980.
5- assim por diante, até completar a metade do número de alunos existentes na turma.
- Em outros balões colocar os pares destas afirmações acima.
1- Milênio é igual a 1000 anos.
2- Século é igual a 100 anos.
3- Década é igual a 10 anos.
4- A data possui dia, mês e ano.
5- assim por diante, até completar o número de afirmações colocadas nos balões anteriores.
Jogue as bexigas para cima e peça para os alunos estourarem, lerem um por um e irem procurando seu par, como jogo da memória. Depois registre estas frases no caderno e faça um registro final que sintetize o significado de cada uma destas medidas de tempo.
Possibilidade de registro:
Professor, destaque com os alunos porque estas medidas de tempo são tão importantes para o estudo da História, exemplificando que os historiadores para escreverem a História utilizam muito estas medidas (milênio, século, década, ano). Por exemplo, ao invés de falarmos que estamos no 2010, poderíamos falar que estamos no século XXI.
Atividade 2 - Calculando medidas de tempo
O objetivo desta atividade é ensinar o aluno a identificar o século a que um determinado ano pertence e o ano que o século inicia e termina. Para isso é útil ensinarmos para os alunos algumas "regrinhas" para se encontrar o ano inicial, ano final e o século.
Atenção professor! Nesta atividade utilize as "regrinhas" que vamos disponibilizar abaixo. Porém, construa com o aluno as bases do conhecimento dessas "regrinhas". Entregue uma tabela com os séculos I a XXI e seus anos inicias e finais. Peça para os alunos observarem o que tem de comum nos anos iniciais (todos terminam em 01, e começam com um algarismo menor do que o do algarismo do século) e nos anos finais (todos terminam em 00 e começam com o mesmo algarismo do século). Em seguida, inicie o contato com as "regrinhas", de forma que o aluno participe o tempo todo da sua construção, a partir das semelhanças observadas na tabela.
Cabe destacar que damos maior ênfase ao século porque é a medida de tempo que mais aparece nos textos de História, mas o raciocínio para décadas e milênio é semelhante.
A) Como fazemos para descobrir a que século pertence um ano?
Regra 1: Se o ano termina em 00, basta cortar os dois zeros e tem-se o século que você quer saber. Depois, basta escrever o número em algarismo romano.
Exemplo: 1500 (corta 00) = século XV
Regra 2: Se ano não termina em 00, cortam-se os dois últimos algarismos do ano, soma-se 1 ao número que resta e tem-se, assim, o século que você quer saber. Basta finalmente, escrevê-lo em algarismo romano.
Exemplo: 1822 (corta 22) = 18+1= 19 = século XIX
B) Como fazemos para saber quais anos fazem parte de um século?
Regra 3 - ano inicial de um século: Para descobrir o ano inicial subtraímos uma unidade do século e acrescentamos os algarismo 01 na frente do resultado da subtração.
Exemplo: século XIX = 19- 1= 18 (acrescenta 01) = 1801. O ano inicial do século XIX é 1801.
Regra 4 - ano final de um século: Para descobrir o ano final acrescentamos 00 ao número do século.
Exemplo: século XIX = 19 (acrescenta 00) = 1900. O ano final do século XIX é 1900.
C) Como descobrimos há quanto tempo um acontecimento ocorreu?
Atenção, professor! Para os alunos compreenderem estas regras é importante informar que o calendário que seguimos é o calendário Cristão que tem com referência o ano do nascimento de Jesus Cristo, Ano 1. Por isso quando nos referimos aos acontecimentos anteriores ao nascimento de Jesus usamos a expressão antes de Cristo (a.C). Os anos que se seguem ao nascimento de Cristo (d.C) depois de Cristo. Esta é a maneira mais convencional de marcar os acontecimentos no mundo.
Regra 1 - Se o acontecimento foi vivido depois de Cristo (d.C.), devemos diminuir o ano em que o fato aconteceu do ano em que estamos.
Exemplo: Se o homem inventou o computador em 1946 depois de Cristo, então quanto tempo tem que ele inventou o computador?
2010 - 1946 = 64 anos.
O homem inventou o computador há 64 anos.
Atenção, professor! Antes de apresentar a regra, faça uma linha do tempo no quadro, registrando o ano atual e o ano em que o acontecimento ocorreu. Depois, instigue o aluno a desenvolver o raciocínio que os faça concluir porque usar o ano corrente para descobrir a resposta, porque fazer operação de subtração. Depois construa a regra com os alunos e peça para eles a registrarem no caderno.
Regra 2 - Se o acontecimento foi vivido antes de Cristo (a.C.) devemos somar o ano em que o fato aconteceu com o ano em que estamos.
Exemplo: Se o homem inventou a escrita no ano 3600 antes de Cristo, então quanto tempo tem que ele fez esta descoberta?
3600 + 2010 = 5610 O homem inventou a escrita a 5610 anos.
Atenção, professor! Antes de apresentar a regra, faça uma linha do tempo no quadro, registrando o ano atual e o ano em que o acontecimento ocorreu. Depois, instigue o aluno a desenvolver o raciocínio que os faça concluir porque usar o ano corrente para descobrir a resposta, porque fazer operação de adição. Depois construa a regra com os alunos e peça para eles a registrarem no caderno.
Proposta de atividade interdisciplinar: Todas a atividade 2 requer conhecimentos matemáticos (algarismo romano, ordem crescente e decrescente dos números, operações de adição e subtração, interpretação de problemas). Assim, esta é uma excelente oportunidade de integrar o estudo de História com o de Matemática.
Atenção, professor! Faça essa atividade de maneira que chame a atenção do aluno para a importância de se conhecer as regras para facilitar o entendimento de textos de História, de jornal, revista que explicam sobre um acontecimento, localizando-o no tempo através das palavras século, década.
Atividade 3- Sintetizando o conhecimento sobre as maneiras de medir o tempo
- Entregue para os alunos um texto de história ou de jornal que usa século para localizar um acontecimento.
- Leia o texto com os alunos e identifique qual o acontecimento nele registrado.
- Em seguida, indague os alunos:
. Em que século este acontecimento ocorreu?
. Então entre que anos ele aconteceu?
. Como podemos descobrir isso rapidamente?
. Esse acontecimento é antes ou depois de Cristo?
. Como faço para descobrir há quanto tempo ele ocorreu?
Importante! Para que o aluno se sinta mais estimulado, procure trabalhar com documentos, textos históricos ou jornalísticos que abordem à região em que os alunos moram. Assim, ao ler o texto, o aluno, além de localizar as medidas de tempo que estudamos: milênio, século, década, ano final, ano inicial, mês, se o acontecimento ocorreu antes ou depois de Cristo, poderá também conhecer e refletir sobre a História de sua região.
Atividade 4 - Representando as medidas de tempo.
Peça para os alunos fazerem um desenho, representando milênio, século, década, ano, mês, dia. Não vale fazer um calendário, eles devem usar a imaginação para tentar representar essas medidas de tempo.
Possibilidade de trabalho interdisciplinar: trabalhe com o professor de Educação Artística nessa atividade.
Para enriquecer a aula utilize o vídeo disponível no site da TV Escola: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1105
Sinopse do vídeo: Episódio da série "Viajantes da História", na qual um casal jovem é capaz de voltar a qualquer época da história, ajudando dois adolescentes a entenderem a origem e a evolução de certos costumes, fatos e fenômenos da sociedade contemporânea. Neste episódio, os “Viajantes da História” voltam à Antigüidade Clássica para mostrar como eram os mestres e discípulos no passado e de que forma a educação evoluiu até chegar ao que é em nossos dias.
A avaliação da aprendizagem dos alunos deve ser feita através das atividades que eles desenvolverão individual ou coletivamente em cada uma das etapas da aula. Através destas atividades, o professor deve diagnosticar se os alunos conseguem compreender como os homens representam a passagem de tempo, entender a importância, para o trabalho do historiador e ´para a leitura de textos históricos, saber calcular século, ano inicial, ano final de um determinado século, calcular há quanto tempo um acontecimento ocorreu, compreender a utilização das expressões antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.), localizar, em um texto histórico, as medidas de tempo que estudamos nesta etapa da aula.