Portal do Professor

Início do Conteúdo

Se comunicando por meio de sinais

Autor e Co-autor(es)

EDNA MARIA DA SILVA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer a lingua de sinais e suas características essenciais;
  • Criar um sinal para si, tomando como referência suas características físicas e/ou a(s) letra(s) do seu nome.
  • Aprender os sinais que representam seus colegas e professor.

Duração das atividades

3 momentos de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • É fundamental que o professor conheça um pouco da comunicação com uso de LIBRAS para organizar o trabalho que sugerimos nesta aula.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor poderá iniciar a aula informando que para se comunicar em LIBRAS cada pessoa tem um sinal, que é fixo. Em seguida, o professor apresenta algumas pessoas que possuam um sinal para a turma, caso não seja possível, apresenta imagens com os sinais das pessoas.

O professor dará início a definição dos sinais das crianças da turma, tomando como referência as características físicas, as letras do nome e/ou o jeito de ser de cada pessoa.

Fonte: NEI/UFRN

   

Fonte: NEI/UFRN

Fonte: NEI/UFRN

2º MOMENTO:

Depois de definir o sinal de cada criança, é importante que o professor realize atividades em que as crianças possam usar seu sinal e reconhecer o dos colegas. Apresentamos as seguintes sugestões:

  • O professor poderá fazer a chamada do dia, articulando o sinal de cada criança e esta responde que está presente, ou pega seu nome e coloca no quadro de pregas, se for o caso.
  • Uma outra possibilidade é propor que cada criança faça o sinal de um amigo que irá até aquele que fez seu sinal e o abraça.
  • Apresentar as imagens com o sinal de cada criança e fazer um jogo de adivinhação - cada criança recebe uma imagem e descreverá o colega que está na imagem, até que a turma descubra qual criança está sendo descrita.

3 MOMENTO:

A aula poderá ter continuidade com a proposição de uma atividade de recorte e colagem das letras do nome de cada criança em LIBRAS (alfabeto manual), logo abaixo da imagem com seu sinal.Após cada criança concluir sua atividade, sugerimos a organização de um mural fixo na sala, para que as crianças possam expor sua produção e, ao mesmo tempo, se apropriar dos sinais para se comunicar com o professor e os colegas.

Fonte: NEI/UFRN

   

Fonte: NEI/UFRN

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final da aula, as crianças deverão:

  • Reconhecer o sinal como forma de identificação das palavras que falamos ou representamos;
  • Conhecer o seu sinal e dos colegas tomando como referência características físicas e/ou as letras do seu nome.