Portal do Professor

Início do Conteúdo

Os animais em língua de sinais

Autor e Co-autor(es)

EDNA MARIA DA SILVA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Aprender o nome de animais em LIBRAS;
  • Articular o que trabalhamos em sala usando a LIBRAS.

Duração das atividades

3 momentos de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • O professor precisa ter se apropriado dos sinais referentes aos animais.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor poderá dar início a aula apresentando imagens de animais que as crianças conhecem, bem como vinculadas ao tema em que estejam estudando. Em seguida, apresenta os sinais referentes aos animais citados, e solicita que as crianças procurem articular os sinais referentes aos animais.

 Fonte: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRdBrT3h_LnqNA-vE8oBB51fhtWHAqR0KIqjjqBEhqbAdVtx2c&t=1&usg=__tm4NE5tL5ZD_m6GlsOV4rFybC5o=  

Fonte: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT7JD5cCU4Ctnh0ndht5Q60YqBXh8RkkLXBx73rTzIYcJhrLiw&t=1&usg=__HEzg3q-3B0zC9QKnwA5RVSsq1r8=  

Fonte: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTfyrd7LMJyW9gfjzuE5Qucy7OwQfNj9gSVpcYbFJuKZBGDf2I&t=1&usg=___GRRLMZadyxoej3y3CL7caTyBuU=    

2º MOMENTO:

Sugerimos que o professor realize um momento com jogo da memória, pois poderão se apropriar mais rápido dos sinais dos animais. O jogo da memória ainda permite que o professor esteja trabalhando com as regras e o trabalho em grupo.

   

Fonte: NEI/UFRN

3º MOMENTO:

O professor poderá organizar atividades em que as crianças possam relacionar a Lngua Portuguesa com a Língua de Sinais. Desse modo, poderão ampliar seu vocabulário e aprender uma outra forma de comunicação com as pessoas, além da fala e da escrita do Português. Sugerimos atividades como as que apresentamos logo abaixo:

Fonte: NEI/UFRN

Fonte: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTK14GK91BgtA_Mw9VR8TmEa9OeiqHhS7LH65B3puGyvhjnmRs&t=1&usg=__p7cdeq3jenanFUow87pKpOh6GqE=  

4º MOMENTO:

Sugerimos a realização de uma atividade ritmíco expressiva em que o professor distribuirá o sinal dos animais em pequenos cartões e cada criança representará o movimento deste animal. Esta atividade pode ser chamada de "um dia na floresta/zoológico/fazenda", vai depender dos animais que o professor deseje inserir na realização da aula. Depois que cada criança representou seu animal para todos,  ao som de determinada música, todos dançarão imitando os movimentos do seu animal.

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final da aula o professor poderá observar se as crianças são capazes de:

  • Reconhecer o nome de alguns animais em LIBRAS;
  • Articular o que trabalhamos em sala usando a LIBRAS.