Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise lingüística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise lingüística: processos de construção de significação |
ATIVIDADE 1
O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte tirinha da turma da Mônica:
Disponível em http://3.bp.blogspot.com/_3V9Dg6--hEw/TH8Cf9bqnxI/AAAAAAAAAPc/JO7WYa8En5Q/s1600/tira.de.jpg
Em seguida, o professor deverá organizá-los em duplas para a realização das atividades seguintes.
Professor, os alunos precisarão estar com dicionário para a realização das atividades seguintes.
Após algum tempo, o professor deverá mostrar aos alunos (no quadro de giz ou projeção) o seguinte texto:
"Acento" e "Assento" são palavras de significados diferentes, porém têm a mesma pronúncia. Essas palavras são chamadas homônimas. |
O professor solicitará aos alunos que procurem no dicionário o significado das seguintes palavras:
sela/cela - seção/sessão - apreçar/apressar - cassar/caçar
Em duplas, os alunos escreverão o significado (no caderno) das palavras, farão um desenho representativo dela e escreverão uma frase com cada uma das palavras. O professor ainda poderá solicitar aos alunos que pesquisem (na Internet ou Gramática) mais exemplos de palavras homônimas.
ATIVIDADE 2
O professor apresentará aos alunos a seguinte imagem:
http://realityisoutthere.blogspot.com/2007_12_01_archive.html
Ele solicitará a um aluno que leia a notícia em voz alta. Em seguida ele solicitará a outro aluno que procure no dicionário o significado de "cumprimento" (palavra em destaque). Depois que o aluno ler, o professor poderá colocar no quadro a definição:
cumprimento cum.pri.men.to sm (cumprir+mento2)
1 Ação ou efeito de cumprir. 2 Ação de cumprimentar; saudação. 3 Formalidade de deferência de umas pessoas para com outras; cerimônia. sm pl Termo de civilidade empregado para uma pessoa se recomendar a outra; palavras ou modos cerimoniosos. C. rasgados: cortesias exageradas, hiperbólicas.
O professor deverá perguntar aos alunos se, de acordo com o significado, a palavra "cumprimento" faz sentido no texto. Provavelmente alguns alunos responderão que a palavra não é adequada. O professor então pedirá a eles que procurem no dicionário o significado da palavra "comprimento". Um dos alunos poderá ler o significado. Em seguida, o professor deverá mostrar o significado a todos:
comprimento com.pri.men.to sm (lat complementu)
1 Extensão de um objeto de uma a outra extremidade, do princípio ao fim. 2 Extensão de qualquer objeto de um lado ao outro na direção em que a distância é maior. 3 Altura (falando de objeto que pode ser posto a prumo). 4 Extensão medida de um ponto a outro; distância. 5 Grandeza, tamanho.
Depois disso, o professor perguntará aos alunos qual das palavras se encaixa melhor ao contexto da notícia. Ele então mostrará o seguinte texto aos alunos.
As palavras "comprimento" e "cumprimento" são parecidas na forma de escrever e falar, mas tem significados diferentes. São chamadas de parônimas. |
ATIVIDADE 3
O professor organizará a turma em pequenos grupos. Cada grupo receberá uma lista de pares de palavras parônimas com seu siginificado. O professor deixará que eles estudem a lista durante algum tempo. Depois promoverá um jogo entre os grupos. O jogo funcionará assim:
Lista de palavras parônimas:
Retificar - alterar, modificar
Ratificar - confirmar
Emergir - vir à tona
Imergir - mergulhar
coser - costurar
cozer - cozinhar
mandato - período de ação política
mandado - ordem
tráfego - comércio, trânsito
tráfico - comércio
infração - desrespeito
inflação - inflar
infração - desrespeito
inflação - inflar
cumprimento - cumprir, cumprimentar
comprimento - medida, tamanho
Se o professor julgar necessário poderá variar o jogo solicitando aos alunos que apliquem a palavra em uma frase.
http://www.linguacomtexto.com/download/vocabulario_homonimas.htm O professor poderá levar os alunos ao laboratório de informática para que façam essas atividades.
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades. O professor deverá osbervar se os alunos apresentam habilidade ao consultar o dicionário e se compreendem o significado das palavras. A lista de atividades sugerida nos Recursos Complementares poderá ajudar na fixação do conteúdo caso o professor verifique que os alunos apresentam dificuldade na execução das atividades propostas.