Portal do Professor

Início do Conteúdo

Gramática: palavras homônimas e parônimas

Autor e Co-autor(es)

Daniela Braga de Paula imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise lingüística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise lingüística: processos de construção de significação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • diferenciar palavras homônimas de parônimas;
  • utilizar e reconhecer palavras homônimas e parônimas em textos;

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • consulta ao dicionário

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte tirinha da turma da Mônica:

Disponível em http://3.bp.blogspot.com/_3V9Dg6--hEw/TH8Cf9bqnxI/AAAAAAAAAPc/JO7WYa8En5Q/s1600/tira.de.jpg   

Em seguida, o professor deverá organizá-los em duplas para a realização das atividades seguintes.

Professor, os alunos precisarão estar com dicionário para a realização das atividades seguintes.

  1. O que a personagem Mônica queria saber?
  2. Verifique em seu dicionário o significado da palavra "acento" e escreva-o.
  3. De acordo com a resposta dada pelo Cascão à Mônica, ele compreendeu o que ela perguntava? Justifique.
  4. Cascão interpretou que Mônica estava perguntando se ônibus tinha ASSENTO. Justifique essa afirmativa procurando o significado de "assento" em seu dicionário.   

Após algum tempo, o professor deverá mostrar aos alunos (no quadro de giz ou projeção) o seguinte texto:

"Acento" e "Assento" são palavras de significados diferentes, porém têm a mesma pronúncia. Essas palavras são chamadas homônimas.

O professor solicitará aos alunos que procurem no dicionário o significado das seguintes palavras:

sela/cela - seção/sessão - apreçar/apressar - cassar/caçar

Em duplas, os alunos escreverão o significado (no caderno) das palavras, farão um desenho representativo dela e escreverão uma frase com cada uma das palavras. O professor ainda poderá solicitar aos alunos que pesquisem (na Internet ou Gramática) mais exemplos de palavras homônimas.

ATIVIDADE 2

O professor apresentará aos alunos a seguinte imagem:

http://realityisoutthere.blogspot.com/2007_12_01_archive.html

Ele solicitará a um aluno que leia a notícia em voz alta. Em seguida ele solicitará a outro aluno que procure no dicionário o significado de "cumprimento" (palavra em destaque). Depois que o aluno ler, o professor poderá colocar no quadro a definição:

cumprimento cum.pri.men.to sm (cumprir+mento2)

1 Ação ou efeito de cumprir. 2 Ação de cumprimentar; saudação. 3 Formalidade de deferência de umas pessoas para com outras; cerimônia. sm pl Termo de civilidade empregado para uma pessoa se recomendar a outra; palavras ou modos cerimoniosos. C. rasgados: cortesias exageradas, hiperbólicas.

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=cumprimento 

O professor deverá perguntar aos alunos se, de acordo com o significado, a palavra "cumprimento" faz sentido no texto. Provavelmente alguns alunos responderão que a palavra não é adequada. O professor então pedirá a eles que procurem no dicionário o significado da palavra "comprimento". Um dos alunos poderá ler o significado. Em seguida, o professor deverá mostrar o significado a todos:

comprimento com.pri.men.to sm (lat complementu)

1 Extensão de um objeto de uma a outra extremidade, do princípio ao fim. 2 Extensão de qualquer objeto de um lado ao outro na direção em que a distância é maior. 3 Altura (falando de objeto que pode ser posto a prumo). 4 Extensão medida de um ponto a outro; distância. 5 Grandeza, tamanho.

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=comprimento 

Depois disso, o professor perguntará aos alunos qual das palavras se encaixa melhor ao contexto da notícia. Ele então mostrará o seguinte texto aos alunos.

As palavras "comprimento" e "cumprimento" são parecidas na forma de escrever e falar, mas tem significados diferentes. São chamadas de parônimas.

ATIVIDADE 3

 O professor organizará a turma em pequenos grupos. Cada grupo receberá uma lista de pares de palavras parônimas com seu siginificado. O professor deixará que eles estudem a lista durante algum tempo. Depois promoverá um jogo entre os grupos. O jogo funcionará assim:

  1. O professor sorteará um significado de uma das palavras que estavam na lista estudada pelos alunos;
  2. o professor fará a leitura do significado;
  3. o grupo tentará escrever a palavra correspondente ao significado lido em um pedaço de papel
  4. cada pedaço de papel deverá ter o nome/número do grupo
  5. o professor fala a resposta certa e verifica quais grupos acertaram;
  6. Marca ponto o grupo que escrever a palavra corretamente.

Lista de palavras parônimas:

Retificar - alterar, modificar

Ratificar - confirmar

Emergir - vir à tona

Imergir - mergulhar

coser - costurar

cozer - cozinhar

mandato - período de ação política

mandado - ordem

tráfego - comércio, trânsito

tráfico - comércio

infração - desrespeito

inflação - inflar

infração - desrespeito

inflação - inflar

cumprimento - cumprir, cumprimentar

comprimento - medida, tamanho

Se o professor julgar necessário poderá variar o jogo solicitando aos alunos que apliquem a palavra em uma frase.

Recursos Complementares

http://www.linguacomtexto.com/download/vocabulario_homonimas.htm O professor poderá levar os alunos ao laboratório de informática para que façam essas atividades. 

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades. O professor deverá osbervar se os alunos apresentam habilidade ao consultar o dicionário e se compreendem o significado das palavras. A lista de atividades sugerida nos Recursos Complementares poderá ajudar na fixação do conteúdo caso o professor verifique que os alunos apresentam dificuldade na execução das atividades propostas.