Portal do Professor

Início do Conteúdo

ELEIÇÕES: O PRESIDENTE E SUAS FUNÇÕES

Autor e Co-autor(es)

Naire Jane Capistrano imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Josélia Santos e Charlene Soares

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar Lula como atual presidente do país

- Ler materiais sobre as funções de um presidente

-  Discutir sobre as funções de um presidente da república e construir um painel abordando o tema 

Duração das atividades

Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento da aula, as crianças precisam ter conhecimento de que, no Brasil, o chefe do poder executivo é o presidente.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: O professor pode iniciar a aula provocando um diálogo entre o grupo acerca do presidente da república e suas prováveis funções. Depois disso, o professor deve realizar a leitura de fragmentos da Constituição Federal e, em seguida, explicá-la, usando linguagem mais acessível para que possam compreender melhor. É importante salientar que consideramos necessário que as crianças reconheçam a Constituição Federal como a lei maior, o conjunto das leis fundamentais que rege o país.

2° Momento: Com a contribuição das crianças, o professor deverá escrever as funções de um presidente. O referido texto poderá ser distribuído ao grupo para levar para casa e realizar a atividade individual de leitura para os familiares.

3° Momento: Após a construção do texto sobre as funções de um presidente, o professor poderá sugerir ao grupo a escrita de propostas para governar um país. A turma poderá propor ações relacionadas à educação, saúde, trabalho, lazer, segurança, moradia etc., e depois confeccionar uma tabela em que cada entrada contenha as propostas para a referida área.

4° Momento: O professor combinará com as crianças a construção de um grande painel intitulado “Se eu fosse presidente”, com imagens relacionadas às propostas de governo citadas anteriormente.

   

Fonte: arquivos da autora

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o desenvolvimento das atividades. Ao final da aula, o professor deverá observar e registrar se as crianças reconhecem o atual presidente do Brasil e se conseguem citar alguma(s) atribuição(ões) inerente(s) a este cargo. .