Lucia Fernanda e Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
- Formular perguntas e hipóteses sobre a escrita numérica, pela identificação da posição ocupada pelos algarismos;
- Observar a regularidade do sistema de numeração;
- Reconhecer a seqüência numérica crescente;
- Relatar as diferentes estratégias utilizadas para nomear, ler, escrever, comparar e ordenar números naturais.
Conhecer sequência numérica de 1 até 100.
1ª atividade: Tente achar na tabela numérica!
Organize os alunos em grupos de 5 participantes e dê uma tabela numérica para cada um. Conte à turma que ela representa um edifício tão grande que os apartamentos precisaram ser numerados para poderem ser identificados. Mas o edifício está passando por reformas e alguns números desapareceram da porta! A tarefa deles é descobri-los. Atenção! Os apartamentos em reformam ficam entre o 100 e o 200.
Professor, prenda no quadro uma tabela igual a que foi distribuída aos alunos e tampe algumas casas da tabela.
Depois, coloque na mesa de cada grupo fichas com os números correspondentes aos da tabela, em uma caixa.
Na sua vez de jogar, o aluno pega uma ficha do monte, que deve estar no centro da mesa, coloca na tabela identificando o número do apartamento e explica como pensou, ou seja, sua estratégia para descobrir o número. Se os colegas concordarem com a explicação (se estiver correto), seu grupo ganha os pontos marcados no verso do papel que tampa o tabuleiro do professor.
Ganha o jogo que tiver feito o maior número de pontos.
Jogue mais de uma vez com a turma e depois explore a tabela numérica com alguma perguntas:
- Maria tirou o número 152. Dê uma dica para ela saber onde deve colocar o número?
- Ângela estava jogando com Beatriz e conseguiu colocar a ficha de número 115. Quais fichas podem estar próximas à dela?
- Quando estava jogando, Paulo olhou para os números do edifício e disse: “Eu vou colocar o número que é um a mais que 147”. Qual número ele colocou?
Ao final, registre no quadro as estratégias feitas pelos grupos para descobrir os apartamentos e depois cada aluno copia no caderno.
Oriente os alunos a observar a regularidade da linha e da coluna; contar de 1 em 1 ou de 10 em 10: identificar o antecessor e o sucessor do número sorteado; contar oralmente .
2ª atividade: Que número estou pensando?
Inicie o jogo desafiando a turma: “ Que número estou pensando?”.
O professor escreve o número num pedaço de papel e os alunos fazem perguntas para descobrir qual é o número. As respostas só podem ser sim ou não.
Antes de responder as perguntas, entregue uma tabela numérica de 100 até 200 para cada dupla e tenha também uma tabela numérica de 1 até 200 exposta no mural da sala. Explique aos alunos que podem utilizar as tabelas para consultar à vontade e marcar o que for necessário.
Ex: Número pensado pelo professor: 178
Perguntas feitas pelos alunos:
- É maior que 140?
- Vem antes (antecessor) de 118?
- Vem depois de 174?
- Têm três algarismos?
- O algarismo do meio (da dezena) é o 5?
- O algarismo que vem à esquerda do 5 é o 1?
Aproveite para reforçar o uso de vocabulário próprio como: antecessor, sucessor, centena ,dezena ...
O ganhador será o aluno que descobrir o número pensado (e escrito) pelo professor. Peça para ele explicar como conseguiu descobrir, compartilhando assim suas estratégias que podem ser utilizadas pelos colegas.
O jogo continua com o ganhador que pensa um número, escreve-o no papel e responde, sim ou não, às perguntas feitas pela turma.
3ª atividade: Desafio dos grandes números
Divida a turma em grupos de até 5 participantes. Cada grupo recebe 3 cartões com 3 algarismos diferentes.
Os grupos devem formar diferentes números com os algarismos, podem usar dois ou três cartões e anotar cada número formado numa folha de papel.
Anote no quadro os números formados por cada grupo e oriente a turma nas observações:
- Qual o maior número formado?
- E, o menor?
- Quantas vezes cada algarismo apareceu como primeiro?
- Quantas combinações foram feitas? É possível montar outras combinações? Todos os algarismos foram usados?
Depois das observações feitas, registre no caderno algumas atividades.
Site:
Música de Raul Seixas sobre os números:
http://letras.terra.com.br/raul-seixas/48324/
Livro:
MOTT, Odete Barros. A Revolta dos Números. São Paulo: Edições Paulinas, 1995.
Avalie as estratégias utilizadas por cada aluno na resolução dos desafios:
- se utiliza a tabela numérica para localizar e resolver desafios;
- se realiza a leitura e escrita numérica, observando o valor posicional dos algarismos;
- se faz uso do vocabulário próprio da matemática (sucessor/antecessor etc).