Portal do Professor

Início do Conteúdo

TRABALHANDO COM NÚMEROS NATURAIS

Autor e Co-autor(es)

Ana Letícia Lima Guedes imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda e Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Formular perguntas e hipóteses sobre a escrita numérica, pela identificação da posição ocupada pelos algarismos;

 - Observar a regularidade do sistema de numeração;

 - Reconhecer a seqüência  numérica crescente;

 - Relatar as diferentes estratégias utilizadas para nomear, ler, escrever, comparar e ordenar números naturais.

Duração das atividades

3 aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer sequência numérica de 1 até 100.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade: Tente achar na tabela numérica!

Organize os alunos em grupos de 5 participantes e dê uma tabela  numérica  para cada um. Conte à turma que ela representa um edifício tão grande que os apartamentos precisaram ser numerados para poderem ser identificados. Mas o edifício está passando por reformas e alguns números desapareceram da porta! A tarefa deles é descobri-los. Atenção! Os apartamentos em reformam ficam entre o 100 e o 200.

Professor, prenda no quadro uma tabela igual a que foi distribuída  aos alunos e tampe algumas casas da tabela.

Depois, coloque na mesa de cada grupo fichas com os números  correspondentes aos da tabela, em uma caixa.

 Na sua vez de jogar, o aluno pega uma ficha do monte, que deve estar no centro da mesa, coloca na tabela identificando o número do apartamento  e explica como pensou, ou seja, sua estratégia para descobrir o número. Se os colegas concordarem com a explicação (se estiver correto), seu grupo ganha os pontos marcados no verso  do papel que tampa o tabuleiro do professor.

Ganha o jogo que tiver feito o maior número de pontos.

Jogue mais de uma vez com a turma  e depois explore a tabela numérica com alguma perguntas:

 - Maria tirou o número 152. Dê uma dica para ela saber onde deve colocar o número?

 - Ângela estava jogando com Beatriz e conseguiu colocar a ficha de número 115. Quais fichas podem estar próximas à dela?

 - Quando estava jogando, Paulo olhou para os números do edifício e disse: “Eu vou colocar o número que é um a mais que 147”. Qual número ele colocou?

 Ao final, registre no quadro as estratégias feitas pelos grupos para descobrir os apartamentos e depois cada aluno copia no caderno.

  Oriente os alunos a observar a regularidade da linha e da coluna; contar de 1 em 1 ou de 10 em 10: identificar o antecessor e o sucessor do número sorteado; contar oralmente .

2ª atividade: Que número estou pensando?

Inicie o jogo desafiando a turma: “ Que número estou pensando?”.

 O professor escreve o número num pedaço de papel e os alunos fazem perguntas para descobrir qual é o número. As respostas só podem ser sim ou não.

 Antes de responder as perguntas, entregue uma tabela numérica de 100 até 200 para cada dupla e tenha também uma tabela numérica de 1 até 200 exposta no mural da sala. Explique aos alunos que podem utilizar as tabelas para consultar à vontade e marcar o que for necessário.

 Ex: Número pensado pelo professor: 178

Perguntas feitas pelos alunos:

- É maior que 140?

 - Vem antes (antecessor) de 118?

- Vem depois de 174?

 - Têm três algarismos?

 - O algarismo do meio (da dezena) é o 5?

- O algarismo que vem à esquerda do 5 é o 1?

 Aproveite para reforçar o uso de vocabulário próprio como: antecessor, sucessor, centena ,dezena ...

O ganhador será o aluno que descobrir o número pensado (e escrito) pelo professor. Peça para ele explicar como conseguiu descobrir, compartilhando assim suas estratégias que podem ser utilizadas pelos colegas.

 O jogo continua com o ganhador que pensa um número, escreve-o no papel e responde, sim ou não, às perguntas feitas pela turma.  

3ª atividade: Desafio dos grandes números

 Divida a turma em grupos de até 5 participantes. Cada grupo recebe 3 cartões com 3 algarismos diferentes.

Os grupos devem formar diferentes números com os algarismos, podem usar dois  ou três cartões e anotar cada número formado numa folha de papel.

Anote no quadro os números formados por cada grupo e oriente a turma nas observações:

 - Qual o maior número formado?

- E, o menor?

- Quantas vezes cada algarismo apareceu como primeiro?

 - Quantas combinações foram feitas? É possível montar outras combinações? Todos os algarismos foram usados?

Depois das observações feitas, registre no caderno algumas atividades.

Recursos Complementares

Site:

 www.mathema.com.br 

Música de Raul Seixas sobre os números:

 http://letras.terra.com.br/raul-seixas/48324/

Livro: 

 MOTT, Odete Barros. A Revolta dos Números. São Paulo: Edições Paulinas, 1995.

Avaliação

Avalie as estratégias utilizadas por cada aluno na resolução dos desafios:

-  se utiliza a tabela numérica para localizar e resolver desafios;

-  se realiza a leitura e escrita numérica, observando o valor posicional dos algarismos;

-  se faz uso do vocabulário próprio da matemática (sucessor/antecessor etc).