Portal do Professor

Início do Conteúdo

ELEIÇÕES: A CAMPANHA

Autor e Co-autor(es)

Naire Jane Capistrano imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Josélia Santos, Charlene Soares

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Conhecer os veículos de comunicação disponíveis para divulgação do programa de cada candidato

§  Conhecer as regras de campanha

 §  Discutir sobre principais bandeiras defendidas pelos candidatos 

 §  Organizar um painel com as informações dos programas dos candidatos

Duração das atividades

Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para melhor desenvolvimento desta aula, os alunos deverão ter conhecimentos sobre eleições, requisitos do eleitor e do candidato.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: O professor deverá iniciar a aula retomando com as crianças a conversa sobre a eleição para presidente do Brasil e o interesse dos candidatos em vencê-la. Nesse momento, o professor poderá (re)apresentar alguns materiais de campanha trazidos por ele e pelas crianças. Desse modo, poderá destacar as diferentes formas de propaganda política para obtenção de votos, veiculada na impressa ou na internet, tv ou rádio. É importante ressaltar também a realização dos comícios como outra forma de divulgação de suas propostas.

2° Momento: Enquanto o professor possibilita às crianças o conhecimento sobre os materiais de divulgação dos candidatos, simultaneamente, amplia os saberes das crianças, explicando sobre as regras da campanha e as principais bandeiras defendidas pelos candidatos. De forma sucinta, essas informações podem ser escritas coletivamente, em forma de painel, e ilustradas pela turma.  

3° Momento: O professor poderá sugerir a participação da turma em comícios ou a realização de uma brincadeira de faz de conta, tendo como tema o comício de candidatos à presidência da república. Para a realização da brincadeira, as crianças deverão definir os papéis e organizar os materiais e o espaço. O professor poderá atuar como co-ator, participando ativamente, tanto da organização quanto da brincadeira sugerida.   

Crianças fazendo seus discursos. Fonte: arquivos da autora.

4° Momento: Ao final da aula, o professor poderá solicitar das crianças um desenho sobre o que representou para elas, brincar de comício. Ao final da aula, o professor poderá produzir com as crianças um texto coletivo sobre como foi para elas brincar de fazer comício e solicitar que façam desenhos que representem esse momento. O texto coletivo, ilustrado com os desenhos das crianças, deverá compor um painel para o mural da sala,

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final da aula, o professor deverá avaliar se as crianças conseguem indicar algumas formas de propaganda política; algumas regras da campanha eleitoral e algumas bandeiras defendidas pelos candidatos.