José Eduardo Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Como situação problema colocada para instigar os estudantes para mais este aprendizado, o professor pode discutir com os alunos a questão da utilização por parte do homem de recursos encontrados na natureza, que garantem uma melhora na qualidade de vida de cada um de nós. Discuta com os alunos como nossa sociedade depende da natureza para sobreviver e como este processo de exploração de recursos naturais pode levar à nossa própria extinção se não realizado de forma planejada e controlada.
Como sugestão de desenvolvimento da atividade, o professor pode começar comentado sobre a extração de madeira feita pelos seres humanos para sua utilização de diversas formas na cidade, entre elas a produção de papel. Com a introdução desse tema, mostre para a turma a interessante trajetória das toras de eucalipto durante a produção de folhas de papel, no vídeo “De onde vem o papel?”. Professor, apresente este vídeo, focando não apenas na informação sobre como é produzido o papel que utilizamos em casa. Procure deixar claro para seus alunos que este recurso é um recurso da natureza e, sobretudo, um recurso renovável, mas se não utilizado de forma moderada, pode chegar a se tornar escasso. Procure realizar duas apresentações do vídeo, uma sem interrupções com todos prestando muita atenção e outra com suas breves interrupções para ressaltar alguns detalhes a respeito do tema central da aula.
Recursos Naturais: Se consultarmos o dicionário Aurélio, veremos uma definição precisa para Recursos Naturais: “Fontes de riquezas materiais que existem em estado natural, tais como florestas, reservas minerais, etc”. Com esta definição sobre o que vem a ser recursos naturais, podemos definir também os recursos naturais renováveis e os não-renováveis.
Recursos Naturais renov& ;aac ute;ve is: são aqueles recursos explorados pelo homem, que podem ser substituídos de tempos em tempos.
Recursos Naturais não-renováveis: são aqueles explorados pelo homem, que podem se esgotar se utilizados sem controle e que tem um tempo de renovação muito longo.
Com estas definições sobre recursos naturais renováveis e não-renováveis, tente classificar alguns recursos com seus alunos. Monte uma tabela colocando alguns tipos de recursos naturais e junto com eles, tente classificá-los quanto aos renováveis e os não-renováveis.
Recursos Naturais | Recursos Naturais Renováveis | Recursos Naturais Não-Renováveis |
Energia Eólica | X | |
Energia Hidrelétrica | X | |
Água | X | |
Florestas | X | |
Petróleo | X | |
Carvão Mineral | X | |
Animais Silvestres | X | |
Energia Solar | X | |
Gás Natural | X |