Portal do Professor

Início do Conteúdo

QUE TAMANHO MEU CORPO T?M?

Autor e Co-autor(es)

Adele Guimar?es Ubarana Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Solange K?tia E. Soares, Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Matem?tica Grandezas e medidas
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poder?o:

  • Familiarizar-se com a no??o de medida de comprimento tomando como refer?ncia sua altura;
  • Estabelecer rela??es de semelhan?as e diferen?as entre o seu corpo e o corpo dos seus pares.

Duração das atividades

2

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor j? dever? ter trabalhado, com o grupo de alunos, as caracter?sticas f?sicas externas do corpo humano(as suas partes, as quantidades de membros, etc.), conforme apresentado nas aulas anteriores.

Estratégias e recursos da aula

J? tendo trabalhado com os seus alunos  as caracter?sticas f?sicas do corpo humano(as suas diferen?as e semelhan?as), partindo do corpo da pr?pria crian?a,  o professor poder? assim, introduzir a no??o de medida de comprimento tomando como refer?ncia a altura das crian?as.

1? MOMENTO ? O professor dever? reunir o grupo de alunos e abrir uma discuss?o sobre as diferen?as e semelhan?as entre os corpos das crian?as (cor de cabelo, cor dos olhos, tipo de cabelo, os diferentes tamanhos das crian?as, etc.) Depois desta conversa, enfatiza as diferen?as existentes entre elas, sugere registrar o tamanho de cada uma delas.

2? MOMENTO ? O professor pode mostrar que existe um instrumento que geralmente os adultos utilizam para medir as coisas e/ou as pessoas apresentando para as crian?as uma fita m?trica. Contudo, o professor explica que pode-se medir as coisas e/ou as pessoas com diversos materiais dentre eles o barbante.  Ele explicar? que registrar? o tamanho de cada crian?a com um esse material e ao final do barbante colocar? uma foto de cada uma, para que assim elas identifiquem a sua altura com mais facilidade.

O professor chama uma crian?a de cada vez, encosta em um quadro previamente montado com cartolina escura (para que os barbantes se destaquem), corta o barbante da altura da crian?a, fixa no painel e depois cola a foto da crian?a em cima do barbante.

3? MOMENTO ? Com o quadro pronto o professor tem condi??es de junto com seus alunos, realizar compara??es:

  • Qual a crian?a menor?
  • Qual a maior?
  • O menino menor?
  • Quem ? maior qu??

MATERIAL UTILIZADO:

  • Barbante;
  • tesoura;
  • durex
  • 2 cartolinas de cor escura
  • xerox de fotografias das crian?as tipo 3x4

Recursos Complementares


Avaliação

O professor dever? observar ao final desta aula se o seu aluno:

  1. Nomeou as partes do corpo;
  2. Construiu no??es de medida de comprimento tendo como refer?ncia sua altura.