Portal do Professor

Início do Conteúdo

A AGENDA: O SEU USO E SUAS FUNÇÕES

Autor e Co-autor(es)

Adele Guimarães Ubarana Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: 

  • Conhecer a importância da agenda para os estudantes;
  • Conhecer as partes que constituem uma agenda;
  • Conhecer as funções da agenda.

Duração das atividades

3 momentos de aproximadamente 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações, como também conhecer o calendário.

Estratégias e recursos da aula

Imagem retirada do seguinte site: http://www.peixoto.com.br/catalogoescolar/index.php?type=busca&m=1&secao=AGENDA 

1º MOMENTO  

Em um primeiro momento o professor solicita que as crianças pesquisem e tragam para a sala todos os tipos de agenda que puderem encontrar em suas casas e qual a função que cada uma desempenha.

2º MOMENTO  

Nesse momento, o professor apresenta para a turma os vários modelos de agenda trazidos pelos colegas e, através da exposição das mesmas na roda de conversa , solicita que cada um destaque a função que cada uma desempenha, a ocasião em que costumam ver os adultos utilizando-a, onde a guardam etc. Desafie-os a observar os diferentes aspectos da organização desse objeto: o tamanho, os espaços reservados para a escrita dos diferentes dados, as suas subdivisões etc.

No final dessa conversa o professor poderá destacar, dentre as várias agendas, a agenda escolar, que trouxe para a roda. Nesse momento ele pedirá que os alunos percebam as suas divisões e qual a sua função.

3º MOMENTO  

Retomando o momento anterior o professor poderá destacar as partes da agenda escolar, tais como:

Parte interna da agenda

Imagem retirada do seguinte site: http://www.quebarato.com.br/agenda-escolar-miolo__34cba1.html 

Dados pessoais           

Imagem retirada do seguinte site: http://www.submarino.com.br/produto/37/21435667/agenda+escolar+pucca+2009+vermelha+-+foroni 

Horários 

Imagem retirada do seguinte site: http://www.graficaglobal.com.br/736/13001.html    

Depois de apresentar as principais partes da agenda o professor poderá, junto aos alunos, registrar através de um texto coletivo as funções de cada uma das partes apresentadas.

4º MOMENTO  

Para finalizar as discussões sobre esse tema o professor poderá apresentar quais são os objetivos para esse instrumento em sua escola: se a agenda apenas registrará a atividade de casa, se registrará a o que aconteceu em sala e o registro das atividades para casa, etc. Podendo, o professor simular, com a turma, o uso desse instrumento.

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:  

  • Participaram da pesquisa sobre as agendas;
  • Conheceram as partes da agenda;
  • Conheceram as funções da agenda.