Portal do Professor

Início do Conteúdo

ESCULPINDO O MEU CORPO

Autor e Co-autor(es)

Adele Guimarães Ubarana Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Solange Kátia E. Soares, Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através destas aulas, os alunos Educação Infantil (2 a 4 anos de idade) , poderão:

• Manipular a massinha, explorando  suas características e possibilidades de manuseio;
• Utilizar a massinha para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
• Observar e criar a imagem do próprio corpo com a massinha.

Duração das atividades

2

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor já deverá ter trabalhado,com o grupo de alunos, conforme aulas anteriores,  as características físicas externas do corpo humano (as suas partes, a quantidade de membros, etc).

Estratégias e recursos da aula

Já tendo trabalhado com os seus alunos as características físicas (as suas diferenças e semelhanças) do corpo humano, partindo do corpo da própria criança, bem como sua representação gráfica (desenho), o professor através da modelagem de massinha sugere a construção de uma escultura  do corpo.

1º MOMENTO – Reunidos em uma roda o professor trará uma proposta de fabricar com as crianças a massinha de modelar caseira, para isso ele trará a receita da massinha, escrita em uma cartolina e os ingredientes e apresentará executando a receita.

MASSINHA DE MODELAR

INGREDIENTES:

Um copo de sal

A mesma medida de água

Farinha de trigo até que a massa solte da mão

MODO DE PREPARO:

Em uma bacia despeje o sal e água, depois vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos até que a massa solte das mãos

 2º MOMENTO – Depois desse momento professor pergunta para as crianças se é possível fazer uma representação de um corpo com a massinha. De acordo com o que as crianças vão sugerindo  o professor poderá montar coletivamente uma representação de um corpo com as crianças.

3º MOMENTO – Após esse momento  cada criança recebe um pedaço de massinha e esculpe um corpo sob a orientação do professor.

Depois de todas as esculturas prontas o professor coloca as peças em uma assadeira e leva ao forno até que as mesmas estejam durinhas.

SUGESTÃO

Depois de prontas cada criança pinta uma bandejinha de isopor e cola a sua escultura na bandejinha.

Dica: O professor poderá realizar uma exposição com as peças.

Avaliação

O professor deverá observar ao final desta aula se o seu aluno consegue:

  • Manipular a massinha explorando as sua diversas formas de manuseio;
  • reproduzir através da massinha, as partes do corpo;
  • nomear sua representação.