Solange Kátia E. Soares, Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Através destas aulas, os alunos Educação Infantil (2 a 4 anos de idade) , poderão:
• Manipular a massinha, explorando suas características e possibilidades de manuseio;
• Utilizar a massinha para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
• Observar e criar a imagem do próprio corpo com a massinha.
O professor já deverá ter trabalhado,com o grupo de alunos, conforme aulas anteriores, as características físicas externas do corpo humano (as suas partes, a quantidade de membros, etc).
Já tendo trabalhado com os seus alunos as características físicas (as suas diferenças e semelhanças) do corpo humano, partindo do corpo da própria criança, bem como sua representação gráfica (desenho), o professor através da modelagem de massinha sugere a construção de uma escultura do corpo.
1º MOMENTO – Reunidos em uma roda o professor trará uma proposta de fabricar com as crianças a massinha de modelar caseira, para isso ele trará a receita da massinha, escrita em uma cartolina e os ingredientes e apresentará executando a receita.
MASSINHA DE MODELAR
INGREDIENTES:
Um copo de sal
A mesma medida de água
Farinha de trigo até que a massa solte da mão
MODO DE PREPARO:
Em uma bacia despeje o sal e água, depois vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos até que a massa solte das mãos
2º MOMENTO – Depois desse momento professor pergunta para as crianças se é possível fazer uma representação de um corpo com a massinha. De acordo com o que as crianças vão sugerindo o professor poderá montar coletivamente uma representação de um corpo com as crianças.
3º MOMENTO – Após esse momento cada criança recebe um pedaço de massinha e esculpe um corpo sob a orientação do professor.
Depois de todas as esculturas prontas o professor coloca as peças em uma assadeira e leva ao forno até que as mesmas estejam durinhas.
SUGESTÃO
Depois de prontas cada criança pinta uma bandejinha de isopor e cola a sua escultura na bandejinha.
Dica: O professor poderá realizar uma exposição com as peças.
O professor deverá observar ao final desta aula se o seu aluno consegue: