Portal do Professor

Início do Conteúdo

CITANDO O HOMEM VITRUVIANO DE LEONARDO DA VINCI

Autor e Co-autor(es)

Adele Guimarães Ubarana Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Solange Kátia E. Soares, Suzana Maria Medeiros de Brito

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através destas aulas, os alunos da Educação Infantil (2 a 4 anos de idade) , poderão:

  •  Observar imagens diversas;
  •  Utilizar materiais plásticos (tinta) para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
  •  Ampliar o conhecimento de mundo, através do contato com a história da vida e obra de Leonardo da Vinci.

Duração das atividades

Três aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor já deverá ter trabalhado, com o grupo de alunos, as características físicas externas do corpo humano (as suas partes, a quantidade de membros, etc), bem como diferentes formas de representação desse corpo (desenho, contorno, escultura etc).

Estratégias e recursos da aula

Já tendo trabalhado com os seus alunos as características físicas (as suas diferenças e semelhanças) do corpo humano, partindo do corpo da própria criança , o professor poderá assim trabalhar o componente curricular de arte, através de uma releitura da obra "Homem Vitruviano" de Leonardo da Vinci.

1º MOMENTO - No momento da história o professor reúne as crianças e conta a história de Leonardo da Vinci (sugerimos a obra”Leonardo da Vinci” da coleção mestres da arte da editora moderna) para guiar esse momento.


2º MOMENTO - Após essa atividade o professor sensibiliza a turma para apresentar a obra “Homem Vitruviano” realizando as seguintes indagações:
_O que vocês estão vendo?
_Que cor Leonardo utilizou nesta gravura?
_O que ele quis representar?

_ Como estão os braços desse homem?

_Que sensação nos traz?

Essa imagem foi pesquisada no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_Vitruviano_(desenho_de_Leonardo_da_Vinci


3º MOMENTO – Depois deste momento o professor sugere representar a obra “Homem Vitruviano” de Leonardo da Vinci através da fotografia. Para isso pede para os alunos observarem: Que cor tem o fundo que está atrás do corpo representado? Quais as formas geométricas que estão desenhadas?
Após os questionamentos o professor sugere fazer um painel que servirá de fundo para fotografar cada criança como "O Homem Vitruviano de Leonardo". Coloca então, uma cartolina em cada mesa para que o grupo pinte primeiramente o fundo. Cada criança recebe um rolinho e ajuda na pintura do painel. Depois de pronto o professor poderá desenhar as formas geométricas (círculo e quadrado) que ficam no fundo da obra.

Crianças pintando o fundo, para a fotografia


4º MOMENTO – Quando o painel fica pronto, enviamos com antecedência para os pais a solicitação para que as crianças viessem com trajes de banho, para posarem para a fotografia. Cada criança fica à frente do painel reproduz o gesto que a imagem de Da Vinci nos sugere (braços abertos) e tiramos a fotografia, conforme mostram as fotografias:


5º MOMENTO – Depois de todas as fotos tiradas sugerimos que o professor as revele em Sépia (ou se for mais barato que as imprima em impressora colorida no modo 'sépia') e elabore uma exposição para toda a escola.

Exposição das fotografias

Recursos Complementares

Sugerimos que o professor pesquise no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci, nele irá encontrar todas as informações sobre Leonardo da Vinci.

Avaliação

Ao final desta aula o professor deverá verificar se os seus alunos conseguem:

  • Identificar o corpo e as suas partes na obra de Leonardo da Vinci;
  • Perceber alguns aspectos da vida e obra do artista;
  • Participar da atividade proposta.