Solange Kátia E. Soares, Suzana Maria Medeiros de Brito
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Através destas aulas, os alunos da Educação Infantil (2 a 4 anos de idade) , poderão:
O professor já deverá ter trabalhado, com o grupo de alunos, as características físicas externas do corpo humano (as suas partes, a quantidade de membros, etc), bem como diferentes formas de representação desse corpo (desenho, contorno, escultura etc).
1º MOMENTO - No momento da história o professor reúne as crianças e conta a história de Leonardo da Vinci (sugerimos a obra”Leonardo da Vinci” da coleção mestres da arte da editora moderna) para guiar esse momento.
2º MOMENTO -
Após essa atividade o professor sensibiliza a turma para apresentar a obra “Homem Vitruviano” realizando as seguintes indagações:
_O que vocês estão vendo?
_Que cor Leonardo utilizou nesta gravura?
_O que ele quis representar?
_ Como estão os braços desse homem?
_Que sensação nos traz?
Essa imagem foi pesquisada no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_Vitruviano_(desenho_de_Leonardo_da_Vinci)
3º MOMENTO –
Depois deste momento o professor sugere representar a obra “Homem Vitruviano” de Leonardo da Vinci através da fotografia. Para isso pede para os alunos observarem: Que cor tem o fundo que está atrás do corpo representado? Quais as formas geométricas que estão desenhadas?
Após os questionamentos o professor sugere fazer um painel que servirá de fundo para fotografar cada criança como "O Homem Vitruviano de Leonardo". Coloca então, uma cartolina em cada mesa para que o grupo pinte primeiramente o fundo. Cada criança recebe um rolinho e ajuda na pintura do painel. Depois de pronto o professor poderá desenhar as formas geométricas (círculo e quadrado) que ficam no fundo da obra.
4º MOMENTO –
Quando o painel fica pronto, enviamos com antecedência para os pais a solicitação para que as crianças viessem com trajes de banho, para posarem para a fotografia. Cada criança fica à frente do painel reproduz o gesto que a imagem de Da Vinci nos sugere (braços abertos) e tiramos a fotografia, conforme mostram as fotografias:
5º MOMENTO –
Depois de todas as fotos tiradas sugerimos que o professor as revele em Sépia (ou se for mais barato que as imprima em impressora colorida no modo 'sépia') e elabore uma exposição para toda a escola.
Sugerimos que o professor pesquise no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci, nele irá encontrar todas as informações sobre Leonardo da Vinci.
Ao final desta aula o professor deverá verificar se os seus alunos conseguem: