Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
1º MOMENTO:
o professor poderá dar início a aula com uma breve conversa a respeito do sistema de escrita para as pessoas surdas/implantadas, afirmando que para escrever fazem uso de letras e sinais que se organizam de forma diferente da que estão aprendendo em Português.
Desse modo, retoma os sinais do alfabeto manual e afirma que para escrever será necessário conhecer/identificar as letras do alfabeto para formar as palavras. O professor afirma que esta atividade é denominada - ler e escrever usando datilologia.
Fonte:
Em seguida, o professor solicitará que as crianças escrevam seu nome usando as letras do alfabeto.
Fonte: NEI/UFRN
2º MOMENTO:
O professor poderá promover, nesse momento, atividades em que as crianças possam escrever a partir das letras manuais, como as duas atividades que suferimos logo abaixo.
Fonte: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQCDzJbYUA0s4kXS-4Ey2GZ7JwgOjv2btDPQmkhmNLQhTtz3k0&t=1&usg=__rvxU33MAS30Cg93IUBQDAb19WYw=
Fonte:
3º MOMENTO:
Em seguida, o professor poderá encerrar esta sugestão de aula, propondo que as crianças leiam as palavras escritas com as letras manuais. Apresentamos duas sugestões de atividades, logo abaixo.
Fonte: NEI/UFRN
Sugerimos duas aulas no Portal do Professor:
Sugerimos a visita aos links abaixo como forma de enriquecer a aula proposta.
http://www.ines.gov.br/libras/index.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_brasileira_de_sinais
Ao término desta proposta de aula, é imçportante que o professor possa observar se as crianças são capazes de: