Portal do Professor

Início do Conteúdo

PROBLEMAS MATEMÁTICOS: COMO CONSTRUÍ-LOS

Autor e Co-autor(es)

Adele Guimarães Ubarana Santos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: 

  • Conhecer o que são situações problemas;
  • Trabalhar a interpretação dos textos de situações problemas;
  • Construir coletivamente e individualmente situações problemas.

Duração das atividades

3 momentos de aproximadamente 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações, como também ter noções de adição e subtração. Percebemos também que é necessário que os alunos já tenham vivenciado situações de resoluções de problemas.

Estratégias e recursos da aula

Sugerimos três estratégias que o professor poderá proporcionar para que os alunos construam problemas matemáticos.

1ª Estratégia – Utilizando imagens  

O professor apresenta imagens para as crianças e sugere que em grupo elaborem perguntas acerca delas, que gerem um problema a ser solucionado.

 Trazemos algumas gravuras possíveis de serem trabalhadas.

Imagem retirada do site: http://luizricardomorfinado.blogspot.com/2008_10_01_archive.html    

Imagem retirada do site: http://desenhoparapintar.net/parabens-meu-amor  

Imagem retirada do site: http://criancaseversos.blogspot.com/2009/04/criancas.html  

Após os grupos escreverem as perguntas para as situações ou figuras apresentadas nas imagens o professor  traz para a discussão coletiva no grande grupo, para que cada um apresente e o restante da turma pense na solução.    

2ª Estratégia – Apresentação de uma situação problema  

O professor apresenta um problema matemático e depois pede que os alunos em duplas criem uma nova perguntar para ele.

Ex.: Um menino, no dia das crianças, ganhou quatro bolinhas de gude de seu pai e  6 bolinhas de gude da sua mãe. Com quantas bolinhas o menino ficou?

3ª Estratégia - Dicas  

O professor lança para a turma a idéia de que seja formulado pelas crianças pequenos textos a partir de dados fornecidos pelo professor, ou até mesmo a partir de uma resposta.

Ex.: Gato, quatro patas, três gatos. Qual é o problema?

A partir desses elementos o professor sugere a construção de um problema como: Um gato tem quatro patas, quantas patas tem 3 gatos?     

Observações:

É importante que o professor proporcione sempre a oportunidade da reflexão, para que os alunos possam compreender a estrutura do texto de um problema e quais elementos precisam existir para que essas perguntas tornem-se problemas.  

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:  

  • Participaram das atividades propostas pelo professor;
  • Construíram individualmente e coletivamente as situações problemas.