Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações, como também ter noções de adição e subtração. Percebemos também que é necessário que os alunos já tenham vivenciado situações de resoluções de problemas.
Sugerimos três estratégias que o professor poderá proporcionar para que os alunos construam problemas matemáticos.
1ª Estratégia – Utilizando imagens
O professor apresenta imagens para as crianças e sugere que em grupo elaborem perguntas acerca delas, que gerem um problema a ser solucionado.
Trazemos algumas gravuras possíveis de serem trabalhadas.
Imagem retirada do site: http://luizricardomorfinado.blogspot.com/2008_10_01_archive.html
Imagem retirada do site: http://desenhoparapintar.net/parabens-meu-amor
Imagem retirada do site: http://criancaseversos.blogspot.com/2009/04/criancas.html
Após os grupos escreverem as perguntas para as situações ou figuras apresentadas nas imagens o professor traz para a discussão coletiva no grande grupo, para que cada um apresente e o restante da turma pense na solução.
2ª Estratégia – Apresentação de uma situação problema
O professor apresenta um problema matemático e depois pede que os alunos em duplas criem uma nova perguntar para ele.
Ex.: Um menino, no dia das crianças, ganhou quatro bolinhas de gude de seu pai e 6 bolinhas de gude da sua mãe. Com quantas bolinhas o menino ficou?
3ª Estratégia - Dicas
O professor lança para a turma a idéia de que seja formulado pelas crianças pequenos textos a partir de dados fornecidos pelo professor, ou até mesmo a partir de uma resposta.
Ex.: Gato, quatro patas, três gatos. Qual é o problema?
A partir desses elementos o professor sugere a construção de um problema como: Um gato tem quatro patas, quantas patas tem 3 gatos?
Observações:
É importante que o professor proporcione sempre a oportunidade da reflexão, para que os alunos possam compreender a estrutura do texto de um problema e quais elementos precisam existir para que essas perguntas tornem-se problemas.
Sugerimos o seguinte site: http://www.mathema.com.br/default.asp?url=http://www.mathema.com.br/reflexoes/_display.html
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças: