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Transpira??o, Respira??o e Fotoss?ntese - Ensino Especial - Deficientes Visuais

Autor e Co-autor(es)

Wania Aparecida Christinelli imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos

Antonio Rog?rio Bernardo, Karina Omuro Lupetti, Andr? Farias de Moura

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Intera??o entre os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Introduzir os conceitos b?sicos de fotoss?ntese e respira??o e suas estruturas. Citar os componentes qu?micos envolvidos na fotoss?ntese e transpira??o.

Conte?do:

- Conceitos: fotoss?ntese e respira??o;
- Estruturas relacionadas a fotoss?ntese;
-Componentes qu?micos envolvidos na fotoss?ntese e transpira??o.

Duração das atividades

50 min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para melhor entendimento podem ser utilizadas analogias com o ser humano para que os alunos compreendam melhor qual a fun??o de cada sistema fisiol?gico do vegetal.

Estratégias e recursos da aula

O conceito de transpira??o ? abordado para relembrar a fun??o dos est?matos e qual a import?ncia de entrada e sa?da de alguns elementos da planta, al?m de fazer a liga??o entre a anatomia vegetal e a fisiologia, retomando o assunto da viv?ncia anterior. A seguir, os alunos s?o questionados sobre a respira??o nos animais, visto que, ? muito comum os alunos confundirem a respira??o dos animais com a fotoss?ntese nas plantas. O processo de trocas gasosas na respira??o deve ser relembrado, em especial as trocas gasosas nas plantas atrav?s dos est?matos.

1. O carbono armazenado: a??car e amido:

- Objetivo: Provar que a planta consegue transformar energia solar em a??cares, podendo ainda formar o amido.

- Materiais utilizados: Colmo de cana-de-ac?car, Batata cozida sem casca.

- Metodologia e aplica??o: Descascar o colmo, e cortar em peda?os menores. Pedir a alguns alunos que chupem a cana-de-a??car e observem qual o gosto. O esperado ? que os alunos respondam doce. A cana-de-a??car consegue armazenar o produto da fotoss?ntese na forma de a??car. Por meio dos a??cares que os seres vivos conseguem obter energia para realizar suas atividades (metabolismo). Levar a batata cozida, e pedir para que alguns alunos saboreiem, e reflitam: de que ser? que ? formada a batata? Algumas plantas armazenam suas reservas na forma de amido, como por exemplo, a batata. Lembrar que o amido ? um pol?mero de carboidratos, ou seja, quando quebrado oferece energia na forma de a??car.

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2. Energia luminosa sobre a epiderme:

- Objetivo: Demonstrar a chegada da luz nos tilac?ides.

- Materiais utilizados: Bocal com suporte para parede, L?mpada 60W incandescente, Sacos pl?sticos transparentes 10 cm x 10 cm, 1/2 kg de areia fina, Tinta do tipo guache verde, Fita adesiva transparente

- Procedimento de montagem: Colocar a l?mpada no bocal e testar para ver se est? funcionando (cuidado com a voltagem). Pintar a areia com a tinta verde. Deixar secar. Colocar a areia em 5 sacos pl?sticos, fechando-os com fita adesiva. Empilh?-los. Acender a luz bem pr?xima ao saco, e deixar por meia hora, at? que os sacos fiquem levemente aquecidos. 2.1.4 Aplica??o Nessa viv?ncia, os alunos podem perceber o que ocorrem dentro dos tilac?ides, nas estruturas conhecidas como grana. A cor verde, representa a clorofila dentro dos grana que utilizar? melhor o espectro luminoso (neste caso, o calor representar? que h? uma fonte luminosa incidindo sobre os s?os) e faz com que ocorra a quebra da ?gua em H+ e O2. Onde o H+ ser? utilizado como fonte de energia para manter a uni?o entre as mol?culas de carbono.

3. Question?rio:

Ao final da viv?ncia ? feito um resumo de todo o conte?do da aula e um question?rio sobre as sensa??es da aula, as necessidades de mudan?a, o assunto mais interessante e as maiores dificuldades de compreens?o.

Recursos Complementares

Para download da aula em pdf acesse o site: http://www.ufscar.br/ouroboros/cienciainclusao.html

Avaliação

De acordo com os objetivos apresentados na aula, propõe-se duas metodologias de avaliação: Metodologia observacional - Registro cursivo (durante as vivências) e entrevista semi-estruturada.

A observação sistemática, através do registro de comportamentos dos sujeitos envolvidos na situação, possibilita que o pesquisador se aproxime de seu objeto de estudo, obtendo elementos necessários a uma compreensão geral da dinâmica e interação entre alunos, no momento em que ocorre a vivência. A técnica de observação a ser utilizada é o registro cursivo, ou seja, registra-se os comportamentos motores e verbais na seqüência em que ocorrem, apresentando, dessa forma uma imagem real dos fatos. São feitas anotações sobre os acontecimentos, comportamentos, gestos ou palavras, interação entre os participantes.

A entrevista semi estruturada, é composta por uma série de perguntas abertas, feitas verbalmente em uma ordem prevista, onde o entrevistador pode acrescentar perguntas de esclarecimento. Neste caso, podem ser elaboradas questões inerentes ao conjunto teoria-prática das aulas, focando o desenvolvimento dos recursos utilizados nas vivências e suas conexões, com possível ampliação e consolidação do entendimento sobre o assunto. As perguntas de entendimento das aulas são aplicadas ao término de cada aula, sendo, por exemplo,  as seguintes questões: O que vocês mais gostaram da aula? O que vocês acham que poderia ser melhorado? Vocês sentiram alguma dificuldade durante a aula? O que mais lhes chamou a atenção? Existe alguma crítica que gostariam de fazer?