SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
|
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva
SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
1. Identificar e classificar uma semente mediante suas caracter?sticas.
2. Compreender sua fun??o.
Estar familiarizado com a anatomia vegetal (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente).
?
ATIVIDADE 1:
1. O professor iniciar? a aula, apresentando a m?sica: Semente, de Armandinho.
|
SEMENTE Armandinho ?
Semente, semente, semente
|
Se conseguir
Que vai nascer uma planta |
Fonte: http://armandinho.musicas.mus.br/letras/1118593/
?
*O v?deo da m?sica est? dispon?vel no seguinte endere?o:
http://www.youtube.com/watch?v=EllilNmvQZc
?
2. Ap?s ouvirem e cantarem a m?sica, o professor realizar? com a turma uma discuss?o sobre a m?sica, questionando-lhes:
- Sobre o que fala a m?sica?
- O que ? uma semente? (? parte da planta que d? in?cio a uma nova gera??o).
- Onde encontramos sementes? (?rvores, plantas, frutas etc.).
- Voc?s conhecem as partes das plantas?
* Sobre as partes e fun??es das plantas, o professor poder? consultar a aula:
Plantas: As partes da planta, suas fun??es e utilidades para os seres vivos.
?
?
?
?
- Em que parte da planta as sementes s?o encontradas?
- Por que ser? que algumas sementes ficam guardadas dentro dos frutos? (O fruto ? uma esp?cie de prote??o para as sementes).
- Quem gostaria de dizer o nome de um fruto (a) que conhece?
- Ela possui muitas ou poucas sementes?
- Onde ficam as sementes no fruto?
- Voc?s conhecem alguma semente que n?o fica dentro do fruto? (castanha de caju)
- Para que servem as sementes?
- O quea semente d? origem?
- Todas as plantas nascem de sementes?
- Utilizamos sementes em nossa alimenta??o?
- Todas as sementes s?o comest?veis?
- Quais sementes s?o utilizadas em nossa alimenta??o? (amendoim, castanhas, feij?o, semente de girassol, noz etc.).
?
*Para maiores informa??es, o professor poder? consultar:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7835
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24374
?
3. Ao final da discuss?o, o professor levar? para a classe alguns frutos (como: laranja, ma??, pera, mam?o, manga, abacate, mexerica, melancia, mel?o, tomate, pepino, piment?o etc), para se sejam cortadas e observadas suas sementes.
?
4. Findada a observa??o dos frutos e suas respectivas sementes, o professor, retirar? as sementes do fruto, as lavar? e colocar?, separadamente, para secar. Distribuir? a classe em grupos de 3 crian?as, as quais escolher?o uma das frutas para ilustrar em um papel de tamanho A4, pintando-as com tinta guache. A fruta dever? ser ilustrada nos dois momentos: em seu aspecto original (inteira e sem corte) e ap?s seu corte (evidenciando as sementes). Secas, as sementes dever?o ser coladas nas respectivas frutas ilustradas. As ilustra??es das frutas e suas respectivas sementes ser?o recortadas e coladas em um painel coletivo, que ser? exposto em sala. Junto ? turma discutam e escolham coletivamente um nome para o painel.
?
?
ATIVIDADE 2:
1. No dia anterior a realiza??o desta aula, o professor solicitar? aos alunos que tragam de casa, algumas sementes, nomeadas e separadas em saquinhos.
* Sugest?es de sementes: linha?a, piment?o, ab?bora, girassol, fava, feij?o (branco, preto, fradinho, carioca etc), milho, gr?o de bico, ervilha, lentilha, ma??o, melancia, laranja, p?ssego, nectarina, cenoura, salsa, abacate, manga, acerola, jabuticaba, pitanga, caqui etc..
?
2. Na sala de aula, o professor dispor? as sementes, trazidas pelos alunos, em uma placa de ovos de papel?o, identificando-as por uma plaquinha (constru?da com palitos de dente e pedacinhos de papel cart?o), contendo nome e o desenho do fruto em que ? encontrada; de modo a formar cerca de 4 ou 5 mostru?rios de sementes iguais, que ser?o distribu?dos em grupos, na atividade seguinte.
?
3. Organizada a sala em grupos, cada um receber? um dos mostru?rios de sementes, para que estas sejam manipuladas e observadas suas caracter?sticas. Se poss?vel, o professor dever? fornecer nesta atividade, lupas para uma melhor visualiza??o das sementes.
?
4. O professor construir? com a classe um cartaz, no qual os alunos dever?o: organizar, agrupar e classificar as sementes do mostru?rio de acordo com sua textura, cor, tamanho, forma.
?
|
TAMANHO |
TEXTURA |
COR |
FORMA |
|
GRANDES ? (Colagem de sementes, como a de abacate, manga, p?ssego etc.). ? |
LISAS ? (Colagem de sementes, como a de feij?o, ab?bora etc.). |
BRANCAS ? (Colagem de sementes, como a de arroz, feij?o branco etc.). |
ARREDONDADAS ? (Colagem de sementes, como a de mam?o, laranja, gr?o de bico etc.). |
|
M?DIAS ? ? (Colagem de sementes como favas, ab?bora, caqui etc.). ? |
?SPERAS OU ENRUGADAS ? (Colagem de sementes como p?ssego, ameixa, gr?o de bico etc.). ? ? |
PRETAS ? ? (Colagem de sementes, como a de feij?o preto, mam?o etc.). |
ACHATADAS ? (Colagem de sementes, como a de ab?bora, girassol, ma?? etc.). |
|
PEQUENAS ? (Colagem de sementes como salsa, linha?a, piment?o, couve, uva etc.). ? |
? |
AMARELAS ? (Colagem de sementes, como a de milho etc.). |
ALONGADAS ? (Colagem de sementes, como a de arroz, linha?a etc.). |
|
? |
? |
CASTANHAS ? (Colagem de sementes, como a de castanhas, feij?o carioca etc.). ? ? |
? |
?
*Para maiores informa??es, o professor poder? consultar:
?
?
?
ATIVIDADE 3:
1. Neste terceiro momento, o professor realizar? com a classe uma aula passeio a um pomar ou horta, de modo que possam:
a) observar ?rvores e plantas, seus respectivos frutos e sementes, sementerias, plantio, germina??o, cultivo, rega, instrumentos e cuidados no cultivo etc;
b) entrevistar o pomareiro/horticultor sobre curiosidades e interesses suscitados pelo tema da aula etc.;
c) colher a fruta/legume do p?, cort?-lo, experiment?-lo e observ?-lo.
* ? importante que esta atividade seja registrada por meio de fotos ou v?deos para que, posteriormente possa ser retomada pelo professor com as crian?as. Estes recursos podem, ainda, servir para a organiza??o de uma exposi??o sobre o tema.
?
2. No retorno da aula passeio, as crian?as poder?o:
a) construir uma maquete do pomar visitado, utilizando massa de modelar. Organizados em grupos, ser?o respons?veis pela representa??o das ?rvores e frutos, instrumentos de plantio, organiza??o das sementeiras e mudas etc.
b) Ou mesmo, se a escola tiver um local dispon?vel, organizar e construir um pomar ou horta com os alunos.
?
3. O professor tamb?m apresentar? ? classe a m?sica: Pomar, CD Can??es de Brincar (Palavra Cantada).
Fonte: http://www.palavracantada.com.br/products/index/page:5
?
* Dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=QRh7Do562Y8
http://www.youtube.com/watch?v=eBDSLpJRVRs&feature=related
?
4. Construir? com a classe um mural com as ?rvores, frutos e sementes.
?
|
?RVORE |
FRUTO |
NOME |
SEMENTE |
|
(Colagem da figura) |
(Colagem da figura) |
?rvore: Fruto: |
? ? (Colagem da respectiva semente) ? ? |
?
5. Para a finaliza??o da aula, sugerimos a leitura e discuss?o do livro: Era uma vez uma semente, de Judith Anderson e Mike Gordon. Cole??o Milagres da Natureza. Ed. Scipione.
?
Fonte: Editora Scipione
?
E a apresenta??o de alguns v?deos e m?sicas sobre o tema:
Sou a menina semente.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=QhGt-TtlgUI&feature=fvsr
Cuide bem da ?rvore.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=OKKfMF62g7w
As ?rvores (Arnaldo Antunes)
Dispon?vel em: http://letras.mus.br/arnaldo-antunes/91402/
Dona ?rvore (Bia Bedran)
Dispon?vel em: http://www.4shared.com/file/lzRez5Eu/Bia_Bedran_-_1999_-_Dona_rvore.html
?
*Para maiores informa??es, o professor poder? consultar:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24150
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21404
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24004
?
| Nome | Tipo |
|---|---|
| Sementes | Experimento pr?tico |
| Plantas - atividade 4: O que ? o que ?? | Experimento pr?tico |
Livros sobre o Ensino de Ci?ncias para Educa??o Infantil:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
?
Sites e experimentos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23998
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23999
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-10
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25675
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35384
http://www1.ci.uc.pt/sementeaofruto/
http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/capa_plantas.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24158
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24375
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24371
?
Livros sobre o tema:
- B?DOY?RE, Camilla de la (2009).Ciclo de vida: de semente a girassol. S?o Paulo: Zastras.
- GRINBERG, Delphine (2008). Experi?ncias: vamos plantar. S?o Paulo: Moderna, Cole??o Primeira Ci?ncia.
- AZUL, Anabela M.; REIS, Catarina S. e PIMENTA, Maria C.(2007). Da semente ao fruto: ? descoberta do mundo das plantas. Portugal: Sersilito: Empresa Gr?fica.
- ARLON, Penelope (2006). ?rvores. S?o Paulo: Caramelo, Cole??o Primeiras Descobertas.
- ARLON, Penelope (2006). Plantas. S?o Paulo: Caramelo, Cole??o Primeiras Descobertas.
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar as ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- BURKE, Lisa. Pequenos cientistas no Jardim. Ed. Publifolha.
- ALVES, Rubens.O medo da sementinha.
- LOUREIRO, Maria Isabel. A viagem da sementinha.
- KENNEY, Patr?cia; MCFADDEN, Richard. A sementinha que n?o queria nascer.
- SANTOS, Antonio Carlos Affonso dos.A sementinha.
- CASTRO, Andreia; GOMES, Karina. A sementinha.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=aEzt_S455yk&feature=related
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse, a participa??o, o envolvimento, a intera??o e reflex?o em grupo; bem como as falas, as observa??es e as conclus?es individuais realizadas pelos alunos ap?s cada uma das atividades.
?
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.