Portal do Professor

Início do Conteúdo

Plantas: Era uma vez uma semente...

alessandra arce

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Michele Varotto

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Identificar e classificar uma semente mediante suas caracter?sticas.

2. Compreender sua fun??o.

Duração das atividades

4 dias, com cerca de 60 minutos di?rios.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar familiarizado com a anatomia vegetal (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente).

Estratégias e recursos da aula

?

ATIVIDADE 1:

1. O professor iniciar? a aula, apresentando a m?sica: Semente, de Armandinho.

SEMENTE

Armandinho

?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se n?o mente fale a verdade
De que ?rvore voc? nasceu?


Semente, semente, semente
Semente, semente
Se n?o mente fale a verdade
De que ?rvore voc? nasceu?

De onde veio
De onde apareceu
Porque que o meu destino
? t?o parecido com o seu?

Eu sou a terra
Voc? minha Semente
Na chuva a gente se entende
? na chuva que a gente se entende
Oh Semente!

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se n?o mente fale a verdade
De que ?rvore voc? nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se n?o mente fale a verdade
De que ?rvore voc? nasceu?

Semente eu sei
Tem gente que ainda acredita
E aposta na for?a da vida
E busca um novo amanhecer
L? vem o sol
Agora diga que sim
Semente eu sou sua terra
Semente pode entrar em mim...

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se nao mente fale a verdade
De que ?rvore voc? nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se n?o mente fale a verdade
De que ?rvore voc? nasceu?
?

Se conseguir
Aquilo que voc? quer
E conseguir manter
A nobreza de ser quem tu ?
Tenha certeza

Que vai nascer uma planta
Que a flor vai ser de esperan?a
De amor pro que der e vier
Oh Mulher!

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se nao mente fale a verdade
De que ?rvore voc? nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se n?o mente fale a verdade
De que ?rvore voc? nasceu?

Se conseguir
Aquilo que voc? quer
E conseguir manter
A nobreza de ser quem tu ?
Tenha certeza
Que vai nascer uma planta
Que a flor vai ser de esperan?a
De amor pro que der e vier
Oh Mulher!

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se nao mente fale a verdade
De que ?rvore voc? nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se n?o mente fale a verdade
De que ?rvore voc? nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se n?o mente fale a verdade
De que ?rvore voc? nasceu?

Semente, semente, semente
Semente, semente
Se n?o mente fale a verdade
De que ?rvore voc? nasceu?

Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
N?o mente!

Fonte: http://armandinho.musicas.mus.br/letras/1118593/

?

*O v?deo da m?sica est? dispon?vel no seguinte endere?o:

http://www.youtube.com/watch?v=EllilNmvQZc

?

2. Ap?s ouvirem e cantarem a m?sica, o professor realizar? com a turma uma discuss?o sobre a m?sica, questionando-lhes:

- Sobre o que fala a m?sica?

- O que ? uma semente? (? parte da planta que d? in?cio a uma nova gera??o).

- Onde encontramos sementes? (?rvores, plantas, frutas etc.).

- Voc?s conhecem as partes das plantas?

* Sobre as partes e fun??es das plantas, o professor poder? consultar a aula:

Plantas: As partes da planta, suas fun??es e utilidades para os seres vivos.

?

?

?

?

- Em que parte da planta as sementes s?o encontradas?

- Por que ser? que algumas sementes ficam guardadas dentro dos frutos? (O fruto ? uma esp?cie de prote??o para as sementes).

- Quem gostaria de dizer o nome de um fruto (a) que conhece?

- Ela possui muitas ou poucas sementes?

- Onde ficam as sementes no fruto?

- Voc?s conhecem alguma semente que n?o fica dentro do fruto? (castanha de caju)

- Para que servem as sementes?

- O quea semente d? origem?

- Todas as plantas nascem de sementes?

- Utilizamos sementes em nossa alimenta??o?

- Todas as sementes s?o comest?veis?

- Quais sementes s?o utilizadas em nossa alimenta??o? (amendoim, castanhas, feij?o, semente de girassol, noz etc.).

?

*Para maiores informa??es, o professor poder? consultar:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7835

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24374

?

3. Ao final da discuss?o, o professor levar? para a classe alguns frutos (como: laranja, ma??, pera, mam?o, manga, abacate, mexerica, melancia, mel?o, tomate, pepino, piment?o etc), para se sejam cortadas e observadas suas sementes.

?

4. Findada a observa??o dos frutos e suas respectivas sementes, o professor, retirar? as sementes do fruto, as lavar? e colocar?, separadamente, para secar. Distribuir? a classe em grupos de 3 crian?as, as quais escolher?o uma das frutas para ilustrar em um papel de tamanho A4, pintando-as com tinta guache. A fruta dever? ser ilustrada nos dois momentos: em seu aspecto original (inteira e sem corte) e ap?s seu corte (evidenciando as sementes).  Secas, as sementes dever?o ser coladas nas respectivas frutas ilustradas. As ilustra??es das frutas e suas respectivas sementes ser?o recortadas e coladas em um painel coletivo, que ser? exposto em sala. Junto ? turma discutam e escolham coletivamente um nome para o painel.

?

?

ATIVIDADE 2:

1. No dia anterior a realiza??o desta aula, o professor solicitar? aos alunos que tragam de casa, algumas sementes, nomeadas e separadas em saquinhos.

* Sugest?es de sementes: linha?a, piment?o, ab?bora, girassol, fava, feij?o (branco, preto, fradinho, carioca etc), milho, gr?o de bico, ervilha, lentilha, ma??o, melancia, laranja, p?ssego, nectarina, cenoura, salsa, abacate, manga, acerola, jabuticaba, pitanga, caqui etc..

?

2. Na sala de aula, o professor dispor? as sementes, trazidas pelos alunos, em uma placa de ovos de papel?o, identificando-as por uma plaquinha (constru?da com palitos de dente e pedacinhos de papel cart?o), contendo nome e o desenho do fruto em que ? encontrada; de modo a formar cerca de 4 ou 5 mostru?rios de sementes iguais, que ser?o distribu?dos em grupos, na atividade seguinte.

?

3. Organizada a sala em grupos, cada um receber? um dos mostru?rios de sementes, para que estas sejam manipuladas e observadas suas caracter?sticas. Se poss?vel, o professor dever? fornecer nesta atividade, lupas para uma melhor visualiza??o das sementes.

?

4. O professor construir? com a classe um cartaz, no qual os alunos dever?o: organizar, agrupar e classificar as sementes do mostru?rio de acordo com sua textura, cor, tamanho, forma.

?

TAMANHO

TEXTURA

COR

FORMA

GRANDES

?

(Colagem de sementes, como a de abacate, manga, p?ssego etc.).

?

LISAS

?

(Colagem de sementes, como a de feij?o, ab?bora etc.).

BRANCAS

?

(Colagem de sementes, como a de arroz, feij?o branco etc.).

ARREDONDADAS

?

(Colagem de sementes, como a de mam?o, laranja, gr?o de bico etc.).

M?DIAS

?

?

(Colagem de sementes como favas, ab?bora, caqui etc.).

?

?SPERAS OU ENRUGADAS

?

(Colagem de sementes como p?ssego, ameixa, gr?o de bico etc.).

?

?

PRETAS

?

?

(Colagem de sementes, como a de feij?o preto, mam?o etc.).

ACHATADAS

?

(Colagem de sementes, como a de ab?bora, girassol, ma?? etc.).

PEQUENAS

?

(Colagem de sementes como salsa, linha?a, piment?o, couve, uva etc.).

?

?

AMARELAS

?

(Colagem de sementes, como a de milho etc.).

ALONGADAS

?

(Colagem de sementes, como a de arroz, linha?a etc.).

?

?

CASTANHAS

?

(Colagem de sementes, como a de castanhas, feij?o carioca etc.).

?

?

?

?

*Para maiores informa??es, o professor poder? consultar:

?

?

?

ATIVIDADE 3:

1. Neste terceiro momento, o professor realizar? com a classe uma aula passeio a um pomar ou horta, de modo que possam:

a) observar ?rvores e plantas, seus respectivos frutos e sementes, sementerias, plantio, germina??o, cultivo, rega, instrumentos e cuidados no cultivo etc;

b) entrevistar o pomareiro/horticultor sobre curiosidades e interesses suscitados pelo tema da aula etc.;

c) colher a fruta/legume do p?, cort?-lo, experiment?-lo e observ?-lo.

* ? importante que esta atividade seja registrada por meio de fotos ou v?deos para que, posteriormente possa ser retomada pelo professor com as crian?as. Estes recursos podem, ainda, servir para a organiza??o de uma exposi??o sobre o tema.

?

2. No retorno da aula passeio, as crian?as poder?o:

a) construir uma maquete do pomar visitado, utilizando massa de modelar. Organizados em grupos, ser?o respons?veis pela representa??o das ?rvores e frutos, instrumentos de plantio, organiza??o das sementeiras e mudas etc.

b) Ou mesmo, se a escola tiver um local dispon?vel, organizar e construir um pomar ou horta com os alunos.

?

3. O professor tamb?m apresentar? ? classe a m?sica: Pomar, CD Can??es de Brincar (Palavra Cantada).

Fonte: http://www.palavracantada.com.br/products/index/page:5

?

* Dispon?vel em:

http://www.youtube.com/watch?v=QRh7Do562Y8

http://www.youtube.com/watch?v=eBDSLpJRVRs&feature=related

?

4. Construir? com a classe um mural com as ?rvores, frutos e sementes.

?

?RVORE

FRUTO

NOME

SEMENTE

(Colagem da figura)

(Colagem da figura)

?rvore:

Fruto:

?

?

(Colagem da respectiva semente)

?

?

?

5. Para a finaliza??o da aula, sugerimos a leitura e discuss?o do livro: Era uma vez uma semente, de Judith Anderson e Mike Gordon. Cole??o Milagres da Natureza. Ed. Scipione.

?

Fonte: Editora Scipione

?

E a apresenta??o de alguns v?deos e m?sicas sobre o tema:

Sou a menina semente.

Dispon?vel em:  http://www.youtube.com/watch?v=QhGt-TtlgUI&feature=fvsr

Cuide bem da ?rvore.

Dispon?vel em:  http://www.youtube.com/watch?v=OKKfMF62g7w

As ?rvores (Arnaldo Antunes)

Dispon?vel em: http://letras.mus.br/arnaldo-antunes/91402/

Dona ?rvore (Bia Bedran)

Dispon?vel em: http://www.4shared.com/file/lzRez5Eu/Bia_Bedran_-_1999_-_Dona_rvore.html

?

*Para maiores informa??es, o professor poder? consultar:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24150

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21404

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24004

?

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Sementes Experimento pr?tico
Plantas - atividade 4: O que ? o que ?? Experimento pr?tico

Recursos Complementares

Livros sobre o Ensino de Ci?ncias para Educa??o Infantil:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

?

Sites e experimentos:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23998

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23999

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-10

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25675

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35384

http://www1.ci.uc.pt/sementeaofruto/

http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/capa_plantas.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24158

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24375

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24371

?

Livros sobre o tema:

- B?DOY?RE, Camilla de la (2009).Ciclo de vida: de semente a girassol. S?o Paulo: Zastras.

- GRINBERG, Delphine (2008). Experi?ncias: vamos plantar. S?o Paulo: Moderna, Cole??o Primeira Ci?ncia.

- AZUL, Anabela M.; REIS, Catarina S. e PIMENTA, Maria C.(2007). Da semente ao fruto: ? descoberta do mundo das plantas. Portugal: Sersilito: Empresa Gr?fica.

- ARLON, Penelope (2006). ?rvores. S?o Paulo: Caramelo, Cole??o Primeiras Descobertas.

- ARLON, Penelope (2006). Plantas. S?o Paulo: Caramelo, Cole??o Primeiras Descobertas.

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar as ci?ncias na escola. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- BURKE, Lisa. Pequenos cientistas no Jardim. Ed. Publifolha.

- ALVES, Rubens.O medo da sementinha.

- LOUREIRO, Maria Isabel. A viagem da sementinha.

- KENNEY, Patr?cia;  MCFADDEN, Richard. A sementinha que n?o queria nascer.

- SANTOS, Antonio Carlos Affonso dos.A sementinha.

- CASTRO, Andreia; GOMES, Karina. A sementinha.

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=aEzt_S455yk&feature=related

Avaliação

A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse, a participa??o, o envolvimento, a intera??o e reflex?o em grupo; bem como as falas, as observa??es e as conclus?es individuais realizadas pelos alunos ap?s cada uma das atividades.

?

*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.