Portal do Professor

Início do Conteúdo

DIVERSAS CULTURAS: diferentes fábulas

Autor e Co-autor(es)

Ana Beatriz Gama da Mota imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Realizar uma pesquisa, em diferentes fontes, sobre fábulas existentes em diversos contextos.

Reconhecer as principais ideias contidas no material pesquisado.

Identificar a moral relacionada à fábula pesquisada.

Realizar, em dupla, a síntese de uma fábula.

Confeccionar um livro de fábulas coletivo da turma, a partir das sínteses realizadas.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos (aproximadamente)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessario ter conhecimento sobre o gênero textual fábula.

Estratégias e recursos da aula

1.  Solicitar, anteriormente aos alunos, uma pesquisa sobre diversas fábulas em diferentes fontes.

a) A pesquisa poderá acontecer em casa, com o auxílio das famílias ou na própria escola, com o auxílio do professor. As fábulas poderão ser pesquisadas em: livros de literatura infantil, livros didáticos, sites da internet, CDs, DVDs e outros.

Livros para consulta:                                        

                                           

                     livrariasolucao.com.br                                                                                                                   travessa.com.br                                                                             

CDs para consulta:                      

                                            bichoesperto.com.br                                                                                           isabelvieira.com.br   

Site para consulta: http://sitededicas.uol.com.br/cfab.htm 

DVDs para consulta:                                 

                                            variedadesnotaveis.blogspot.com                                                                                                quebarato.com.br  

2. Selecionar, junto com os alunos, as fábulas pesquisadas de acordo com o título.

3.  Após fazer a seleção, pedir a alguns alunos que leiam as fábulas pesquisadas.

PROFESSOR: A leitura deverá ser feita somente de uma fábula por título. Por exemplo: Três alunos pesquisaram uma mesma fábula, mas esta será lida somente uma vez.

4. Ao final de cada leitura, realizar uma discussão oral salientando as personagens, suas características e atitudes.

5. Conversar sobre as ideias principais da história apresentada ressaltando a sua MORAL .

6. Dividir os alunos em duplas e entregar o nome de uma fábula que foi pesquisada pela turma.

7. Pedir aos alunos que escrevam uma síntese sobre a fábula, ou seja, que recontem, com suas palavras a história que já foi trabalhada.

PROFESSOR: Essa atividade é muito rica, pois além de permitir a interação entre pares, possibilita que os alunos se posicionem por escrito, elaborando ideias e se expressando a partir do conhecimento que possuem sobre o assunto. 

8 . A atividade poderá ser feita numa folha de rascunho e, após a correção do professor, ser passada a limpo, individualmente, por cada membro da dupla. Nesse momento os alunos poderão, também, trocar informações sobre as correções realizadas.

9. Iniciar, junto com os alunos, a confeccção do livro de fábulas da turma.

Montando o livro

a) Título : Cada dupla poderá sugerir um título para o livro e depois será feita a seleção através de votação.

b) Capa:  Assim como o título, cada dupla poderá criar uma capa e depois escolher a melhor, ou todos podem colaborar numa capa única. A capa poderá ser ilustrada através de desenhos ou colagens.

c) Escrever, coletivamente, um texto de apresentação para o livro.

PROFESSOR: Neste texto os alunos poderão relatar como o livro foi preparado, como eles se sentiram ao realizar cada etapa e o que esperam que as suas produções proporcionem aos seus leitores.

d) Não esquecer de colocar o nome dos autores do livro.

O livro poderá ser fotocopiado para que todos os alunos da turma possuam um exemplar ou, poderá ser confeccionado um único livro e o mesmo ficar na biblioteca da escola para possível consulta.

Fonte da imagem: juranaartespaineiselembrancas.blogspot.com  

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final das atividades propostas o professor avaliará se os alunos:

Realizaram uma pesquisa, em diferentes fontes, sobre fábulas existentes em diversos contextos.

Reconheceram as principais ideias contidas no material pesquisado.

Identificaram a moral relacionada à fábula pesquisada.

Realizaram, em dupla, a síntese de uma fábula.

Confeccionaram um livro de fábulas coletivo da turma, a partir das sínteses realizadas.