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Ecologia: Cadeias, Redes Alimentares e Fluxo de Energia - Ensino Especial - Deficientes Visuais

Autor e Co-autor(es)

Wania Aparecida Christinelli imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos

Antonio Rog?rio Bernardo, Karina Omuro Lupetti, Andr? Farias de Moura

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Biologia Intera??o entre os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Abordar conceitos b?sicos sobre  ecologia: cadeias alimentares (rela??es alimentares), desequil?brios ocasionados na cadeia alimentar, fluxo energ?rtico e decomposi??o.

Conte?do:

- Ecologia;

- Fatores bi?ticos e abi?ticos;

- Habitat e nicho ecol?gico;

- Cadeia alimentar (produtores, consumidores e decompositores)

- N?veis tr?ficos - Fluxo de energia

Duração das atividades

50min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No in?cio da aula discute-se conceitos como fatores bi?ticos e abi?ticos, habitat e nicho ecol?gico. O tema cadeia alimentar ? abordado, principalmente, questionando o conhecimento pr?vio dos alunos em rela??o ? base tr?fica da cadeia e seus demais n?veis, no qual eles podem citar algumas cadeias.

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula s?o discutidos conceitos como fatores bi?ticos e abi?ticos, habitat e nicho ecol?gico. Posteriormente ? citada o tema cadeia alimentar com seis n?veis tr?ficos e exemplificar que podem ser formadas cadeias de diferentes tamanhos ent?o, solicita-se aos alunos que imaginem uma rede alimentar. Outra abordagem da aula trata sobre a constru??o de cadeias alimentares com micro-organismos, para que os alunos tinham id?ia de que realmente todos os seres est?o envolvidos em uma cadeia/teia alimentar, sendo importantes para a manuten??o do ecossistema. O significado de seres aut?trofos e heter?trofos tamb?m s?o tema de discuss?o. Para que os alunos entendam o tema fluxo de energia, ser? utilizada uma massa ? base de farinha e ?gua.

- Fluxo de Energia:

 - Objetivos: Mostrar a passagem de energia de um organismo para outro em uma cadeia alimentar. Observar a a??o de decompositores.

- Materiais utilizados:  2 Bacias, 1 ovo, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 colher (ch?) de sal, ? x?cara de ?leo, 250 ml de ?gua, Papel craft, Pia.

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-  Procedimento de montagem: Na primeira bacia colocar uma colher de a??car, 1 x?cara de farinha e ? x?cara de ?gua. Na segunda bacia, colocar os outros ingredientes, misturar e adicionar a mistura da primeira bacia e misturar com as m?os, at? que fique uma massa bem homog?nea. A massa deve ficar com uma consist?ncia que fique aderida nas m?os. Caso esteja grudando muito, adicionar mais farinha, de forma que, quando em contato com as m?os, a massa fique com a consist?ncia desejada. Fazer a mistura no mesmo dia em que for utilizar, pois pode endurecer. Caso a massa fique dura, amolecer colocando ?gua aos poucos.

-  Aplica??o: Cobrir a(s) mesa(s) com papel craft. Os alunos devem formar um c?rculo ou semic?rculo. Inicialmente, o professor deve pedir para que os alunos vejam/toquem dentro da bacia, essa far? o papel de produtor. Esse produtor (bacia) produz energia atrav?s da fotoss?ntese. A massa a base de farinha e ?gua ser? a energia produzida pela planta. A primeira pessoa que tirar da bacia a massa (herb?voro), dever? mexer a massa na m?o de forma que essa massa seja fixada na m?o. A pr?xima pessoa dever? tirar a massa da m?o do ?herb?voro? e fazer o mesmo procedimento (carn?voro). E assim sucessivamente. A massa vai reduzindo de tamanho ao passar de aluno a aluno, pois essa se fixa na m?o. A massa fixada na m?o representa dois fatos: parte da energia obtida ser? consumida pelo ser vivo, e o restante ? a sobra de mat?ria daquele organismo depois que ele foi predado. Esse resto de mat?ria sofrer? a a??o de decompositores. Para exemplificar essa situa??o, o professor pode jogar farinha na m?o dos alunos. Se os alunos mexerem as m?os com a farinha, eles ir?o perceber a farinha soltando. ? importante dizer que todos os n?veis tr?ficos sofrem a??o dos decompositores.

Recomenda-se que antes do professor iniciar a viv?ncia, ele revise todos os temas trabalhados antes, e ap?s a viv?ncia, qual a rela??o que cada elemento apresentado estabelece com o tema das cadeias alimentares, fun??o dos decompositores. Ao t?rmino da demonstra??o pedir aos alunos que lavem as m?os na pia com ?gua corrente e sab?o.


Recursos Complementares

Para download da aula em pdf acesse o link: http://www.ufscar.br/ouroboros/cienciainclusao.html

Avaliação

De acordo com os objetivos apresentados na aula, prop?e-se duas metodologias de avalia??o: Metodologia observacional - Registro cursivo (durante as viv?ncias) e entrevista semi-estruturada.

A observa??o sistem?tica, atrav?s do registro de comportamentos dos sujeitos envolvidos na situa??o, possibilita que o pesquisador se aproxime de seu objeto de estudo, obtendo elementos necess?rios a uma compreens?o geral da din?mica e intera??o entre alunos, no momento em que ocorre a viv?ncia. A t?cnica de observa??o a ser utilizada ? o registro cursivo, ou seja, registra-se os comportamentos motores e verbais na seq??ncia em que ocorrem, apresentando, dessa forma uma imagem real dos fatos. S?o feitas anota??es sobre os acontecimentos, comportamentos, gestos ou palavras, intera??o entre os participantes.

A entrevista semi estruturada, ? composta por uma s?rie de perguntas abertas, feitas verbalmente em uma ordem prevista, onde o entrevistador pode acrescentar perguntas de esclarecimento. Neste caso, podem ser elaboradas quest?es inerentes ao conjunto teoria-pr?tica das aulas, focando o desenvolvimento dos recursos utilizados nas viv?ncias e suas conex?es, com poss?vel amplia??o e consolida??o do entendimento sobre o assunto. As perguntas de entendimento das aulas s?o aplicadas ao t?rmino de cada aula, sendo, por exemplo,  as seguintes quest?es: O que voc?s mais gostaram da aula? O que voc?s acham que poderia ser melhorado? Voc?s sentiram alguma dificuldade durante a aula? O que mais lhes chamou a aten??o? Existe alguma cr?tica que gostariam de fazer?