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Senzala e a forma??o da cultura afro-brasileira: o exemplo da capoeira

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Maria Rodrigues Viacava imagem do usuário

CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Cidadania e cultura contempor?nea
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O conceito de cultura popular, a senzala como dimensão preferencial da composição de manifestações culturais brasileira e a capacidade performática da capoeira.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Imagem 1: Jogar Capoeira ou "Danse de la guerre" de Johann Moritz Rugendas (1835)

 

Dispon?vel em: http://imagenshistoricas.blogspot.com/2009/08/escravos.html Acesso em: 07/10/10  

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Imagem 2

Dispon?vel em: http://www.grupouniaocapoeira.com/det_conteudo.php?id=5&vinheta=ESTILOS%20DE%20CAPOEIRA Acesso em: 07/10/10 

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Imagem 3

Dispon?vel em: http://www.sidneyrezende.com/noticia/14961+capoeira+como+patrimonio+historico+nacional Acesso em: 18/11/10 

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Imagem 4

Dispon?vel em: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Roda_de_capoeira1.jpg Acesso em: 18/11/10  

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Imagem 5

Dispon?vel em: http://pamcapoeira.blogspot.com/ Acesso em: 18/11/10 

Para iniciar uma discuss?o sobre cultura popular e as contribui??es africanas para a forma??o de uma identidade cultural brasileira, o professor dever? apresentar para seus alunos as imagens acima e encaminhar um debate sobre a capoeira. Caso alguns alunos demonstrem algum conhecimento pr?vio sobre o assunto, o professor dever? insistir na observa??o da imagem 1 - pintura de Johann Moritz Rugendas  de 1835. O ano de produ??o desta obra exemplifica com clareza a antiguidade dessa luta/dan?a em territ?rio brasileiro.

A imagem 2 representa capoeristas mais contempor?neos, da segunda metade do s?culo XX, e embora as duas figuras demonstrem temporalidades distintas, ambas apresentam descendentes de africanos jogando capoeira. Cabe ressaltar que a capoeira por muitos anos foi considerada uma luta proibida e os escravos mantiveram esta manifesta??o reclusa nos lugares identificados com so escravos, especialmente nas senzalas.

"Com a aboli??o da escravatura em 1888 muitos escravos foram para as cidades sem emprego e a capoeira foi um dos meios utilizados para a sobreviv?ncia. Alguns ex-escravos passaram a ganhar a vida fazendo pequenas apresenta??es em pra?a p?blica, por?m muitos deles utilizaram a capoeira para roubar e saquear. Os marginais brancos tamb?m aprenderam a nova luta com o conv?vio mais direto com os negros e introduziram na sua pr?tica as armas brancas. Formaram-se verdadeiros bandos de marginais aterrorizando a popula??o. Aos poucos a capoeira foi se envolvendo com a vida pol?tica e chegou a ser amplamente utilizada como arma na luta entre as fac??es que se enfrentavam nos tempos do imp?rio e nos prim?rdios da Rep?blica, sobretudo nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Recife e S?o Paulo". (Dispon?vel em: http://www.capoeiraburgos.com/content/view/3/19/lang,br/ Acesso em: 18/11/10)

Durante os governos de Get?lio Vargas (1937-1945 - 1950-1954), algumas manifesta??es afro-brasileiras passaram a ser destacadas dentro de um projeto de valoriza??o da brasilidade. Os ecos da obra m?xima de Gilberto Freyre (Casa Grande & Senzala) colobaroraram com a valoriza??o do elemento africano na forma??o da identidade nacional. O povo brasileiro como "cadinho de ra?as" deixou  de soar perjorativamente e passou a ser consagrado como genu?no e tradicional. O presidente Get?lio Vargas se preocupou em valorizar as manfesta??es urbanas, como o samba e o carnaval.

"Nesta ?poca, Manuel dos Reis Machado, Mestre Bimba foi convidado pelo interventor federal na Bahia, Juracy Montenegro Magalh?es, a se apresentar com seus alunos para mostrar a nossa Heran?a Cultural' para amigos e autoridades no Pal?cio do Governo. Ganhou respeito e admira??o da autoridade m?xima do Estado e abriu caminho para uma demonstra??o para o Presidente da Rep?blica, Get?lio Vargas. Esta apresenta??o ao Presidente foi fundamental para a evolu??o da cultura africana em nosso pa?s. Get?lio Vargas legalizou a capoeira, a reconheceu como luta nacional brasileira e, posteriormente, oficializou sua pr?tica atrav?s do Minist?rio da Educa??o. Em 09 de julho de 1937, Manoel dos Reis Machado, Mestre Bimba (1900-1974), consegue o registro de sua academia pela Secretaria de Educa??o, Sa?de e Assist?ncia P?blica, sendo a primeira a ser reconhecida no pa?s. Ap?s essa passagem, a capoeira perdeu suas caracter?sticas de luta de delinq?entes perigosos, pois para freq?entar a academia de Mestre Bimba as pessoas eram obrigadas a ter carteira de trabalho assinada ou serem estudantes. Atrav?s disso, a capoeira volta ao cen?rio cultural, se faz presente na m?sica, nas artes pl?sticas, na literatura, nos palcos. Juntamente com esse processo de organiza??o e de conquista de novos espa?os na sociedade, a capoeira desenvolveu-se muito no aspecto t?cnico'".

A partir desse primeiro debate, os alunos dever?o perceber que a sa?da da capoeira da marginalidade n?o se deu por uma disputa de for?as, mas entre estrat?gias pol?ticas e media??es em um determinado contexto hist?rico. A capoeira saiu da senzala e passou a ser praticada por todas as etnias que formam o povo brasileiro (imagem 3 e 4) em academias e  nas ruas de todas as cidades brasileiras homens, mulheres e crian?as jogam capoeira. No entanto, seu lugar simb?lico da genuinidade continua sendo as ruas de Salvador (imagem 5).

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ATIVIDADE 1

Para que os alunos possam compreender melhor o processo de transforma??o da capoeira, de luta proibida a valorizada heran?a africana, os alunos formaram grupos de 5 ou 6 componentes e realizar?o uma pesquisa sobe os dois principais nomes da capoeira: Mestre Pastinha e Mestre Bimba. Cada um destes consagrados mestres contribuiu para a capoeira ter se transformado num dos s?mbolo do Brasil.

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  • Passo a passo: como organizar a pesquisa
  1. Organize as equipes.
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
  4. N?o deixe de estabelecer com clareza os crit?rios de avalia??o. Esclare?a os alunos sobre a forma de apresenta??o dos trabalhos
  5. Se necess?rio, reserve o laborat?rio de inform?tica para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.
  6. Sugira s?tios para a realiza??o da pesquisa

A metade do n?mero total de equipes da turma ficar? prespons?vel pela pesquisa sobre o Mestre Pastinha e a outra metade se preocupar? em levantar informa??es sobre o Mestre Bimba. Os grupos dever?o agrupar as informa??es relativa aos mestres, visando a organiza??o de um biografia de cada um destes personagens:

  1. Onde  e quando nasceram, viveram e morreram.
  2. Como passaram a praticar e a divulgar a capoeira.
  3. Qual estilo de capoeira cada um dos mestres  se identifica.
  4. Descrever as especificidades da capoeira angola e da regional.

No laborat?rio de inform?tica as respostas ser?o compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs . Depois de realizadas a pesquisa, os alunos dever?o exp?r suas respostas em forma de jornal-mural. Caso a escola n?o ofere?a laborat?rio de infom?tica, o professor dever? disponibilizar os textos sugeridos (ver abaixo em "s?tios sugeridos para a realiza??o da pesquisa") e os alunos, em seus grupos, produzir?o sua respostas em forma de cartazes em sala-de-aula sob a orienta??o do professor

Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.

Dispon?vel em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  Acesso em: 03/10/10.

    

Imagem 6: exemplo de jornal-mural

Dispon?vel em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 Acesso em: 04/11/10.

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  • S?tios sugeridos para a realiza??o da pesquisa

Dispon?vel em: http://www.capoeiraburgos.com/content/view/3/19/lang,br/  Acesso em: 21/11/10. 

Dispon?vel em: http://capoeiraartbrasil.bloguedesporto.com/47862/HISTORIA-DO-MESTRE-PASTINHA/ Acesso em: 21/11/10. 

Dispon?vel em: http://360graus.terra.com.br/geral/default.asp?did=2060&action=geral Acesso em: 21/11/10. 

Dispon?vel em: http://www.usp.br/agen/bols/2004/rede1524.htm  Acesso em: 21/11/10. 

Dispon?vel em: http://www.cdof.com.br/capoei2.htm  Acesso em: 21/11/10. 

Dispon?vel em:  http://raizculturablog.wordpress.com/2008/01/17/a-origem-da-capoeira-e-mestre-bimba/ Acesso em: 21/11/10. 

Dispon?vel em: http://www.capoeiragerais.eu/portugues/bimba.php Acesso em: 21/11/10. 

Dispon?vel em: http://www.efdeportes.com/efd133/mestre-bimba-o-fundador-e-rei-da-capoeira-regional.htm Acesso em: 21/11/10. 

Dispon?vel em:  http://www.abadadc.com/paginas/bimba.htm Acesso em: 21/11/10 .

  

ATIVIDADE 2

Para situar a capoeira entre as diversas contribui??es africanas na forma??o da identidade brasileira, os alunos dever?o realizar uma pesquisa direcionada sobre a feijoada, o samba, o lundu, o jongo e a folia de reis. Para organizar e direcionar com mais clareza os objetivos sugerimos a utiliza??o de uma webquest.

webquest sugerida:

Dispon?vel em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=2097&id_pagina=1 Acesso em: 09/10/10 

Sobre a webquest:

De acordo com Gilian Barros "WebQuest ? uma metodologia que direciona o trabalho de pesquisa utilizando os recursos da Internet. Metodologia, estudada, desenvolvida e disponibilizada por Bernie Dodge, EducationalTechnology, San Diego State Universit em 1995, e disseminada no Brasil por Jarbas Novelino Barato, s?o produzidas para disponibiliza??o na Internet e podem ser editadas em programas como: Front Page, NVU, Dreamweaver, Mozilla Composer".

Dispon?vel em: http://www.gilian.escolabr.com/textos/webquest_giliancris.pdf     Acesso em: 18/08/10.    

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ATIVIDADE 3

Com a turma reunida em c?rculo, o professor dever? apresentar dois v?deos com imagens de diferentes rodas de capoeira. Uma delas refere-se a um trecho do filme Barravento do cineasta Glauber Rocha; e o segundo v?deo demonstra uma roda de capoeira contempor?nea. Os alunos dever?o perceber como a capoeira se modificou ao longo do tempo, mas, manteve alguns aspectos inalterados. Para guiar esta percep??o, os alunos pdoer?o consultar seus textos colaborativos feitos anteriormente e expostos em sala em forma de jornal-mural.

Barravento,  Glauber Rocha (1962).

Nesta cena, o diretor apresenta uma exibi??o de samba de roda cantado e tocado por  Mestre Canjiquinha. O mestre acompanha o samba tocando uma caixa de madeira. Na sequ?ncia, joga capoeira com Ant?nio Pitanga.

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17712 Acesso em: 08/10/10 

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Cantos e dan?as afro-brasileiras

V?deo que apresenta um grupo de capoeira angola realizando dan?as origin?rias dos elementos culturais africanos.

Palavras-chave: rela??es de poder, rela??es culturais, cultura africana, artes.

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17651 Acesso em: 08/10/10 

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OBS: Os v?deos poder?o ser exibidos com o aux?lio da TV Multim?dia, tamb?m conhecida como TV Pendrive.

Informa??es sobre a TV Multim?dia.

Dispon?vel em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10 

Para sintetizar as discuss?es sobre a capoeira e suas modifica??es ao longo do tempo, retomar?o sua pesquisa inicial sobre os mestres Pastinha e Bimba. As respostas realizadas em forma de texto colaborativo e expostas em sala de aula servir?o como subs?dios para a  realizar?o um video-clipe com o aux?lio do movie maker ou do software livre kino.

Sobre o movie maker:

O Windows Movie Maker ? um software de edi??o de v?deos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas dispon?vel para Windows Vista e 7).

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm          

Sobre o kino:    

O kino ? um programa livre para edi??o de v?deo n?o-linear voltado para captura de v?deo via placa IEEE-1394 (tamb?m conhecida como FireWire ou i.Link), manipula??o b?sica, reprodu??o e exporta??o de arquivos de v?deo e ?udio em v?rios formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa est?vel, a simplicidade deste software ? sua principal caracter?stica.    

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm    

OBS: Caso a escola n?o ofere?a um laborat?rio de inform?tica a atividade sobre a capoeira poder? ser realizada em forma de teatro.

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Imagem 7

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16347   Acesso em: 07/10/10.

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ATIVIDADE 4

O curta mostra que uma roda de capoeira narrada pelo menino Jo?o, o personagem Mar? Capoeira. O professor dever? organizar grupos de trabalho e cada grupo deve pesquisar mais informa??es sobre um dos seguintes temas da capoeira que aparecem no curtametragem. A pesquisa poder? ser feita com o aux?lio da internet e/ou atrav?s de entrevistas com capoeristas e mestres da arte afro-brasileira. Sugest?o de itens a serem pesquisados pelas equipes

  1. A Hist?ria da capoeira: como e onde surgiu, qual a diferen?a entre "angola" e "regional"?
  2. Ginga na capoeira: o que significa ginga numa roda de capoeira? A capoeira pode ser definida como luta, dan?a, arte?
  3. Mestre de capoeira: como s?o as rela??es de hierarquia entre alunos e professores? Como os alunos aprendem as t?cnicas da capoeira?
  4. M?sica: qual o papel da m?sica na roda de capoeira? Quem toca os instrumentos? Como se aprendem as can??es?
  • S?tios sugeridos para a realiza??o da pesquisa:

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Dispon?vel em: http://www.capoeiraburgos.com/content/view/3/19/lang,br/  Acesso em: 21/11/10.   

Dispon?vel em: http://capoeiraartbrasil.bloguedesporto.com/47862/HISTORIA-DO-MESTRE-PASTINHA/ Acesso em: 21/11/10.   

Dispon?vel em: http://360graus.terra.com.br/geral/default.asp?did=2060&action=geral Acesso em: 21/11/10.   

Dispon?vel em: http://www.usp.br/agen/bols/2004/rede1524.htm  Acesso em: 21/11/10.   

Dispon?vel em: http://www.cdof.com.br/capoei2.htm  Acesso em: 21/11/10.   

Dispon?vel em:  http://raizculturablog.wordpress.com/2008/01/17/a-origem-da-capoeira-e-mestre-bimba/ Acesso em: 21/11/10.   

Dispon?vel em: http://www.capoeiragerais.eu/portugues/bimba.php Acesso em: 21/11/10.  

Dispon?vel em: http://www.efdeportes.com/efd133/mestre-bimba-o-fundador-e-rei-da-capoeira-regional.htm Acesso em: 21/11/10.  

Dispon?vel em:  http://www.abadadc.com/paginas/bimba.htm Acesso em: 21/11/10 . 

Dispon?vel em: http://portalcapoeira.com/ Acesso em: 21/11/10.  

Dispon?vel em: http://www.revistacapoeira.com.br/site/ Acesso em: 21/11/10.  

Dispon?vel em: http://vbookstore.uol.com.br/nacional/adorno/capoeira.pdf Acesso em: 21/11/10.  

Dispon?vel em:  http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL647810-5598,00-CAPOEIRA+VIRA+PATRIMONIO+CULTURAL+BRASILEIRO.html  Acesso em: 21/11/10.  

Dispon?vel em: http://criancafamiliaecomunidade.esporteblog.com.br/2497/CAPOEIRA-PATRIMONIO-CULTURAL-BRASILEIRO/%20/ Acesso em: 21/11/10.  

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A pesquisa dever? provocar nos alunos uma curiosidade pelas tradi??es afro-brasileiras. Os resultados ser?o compartilhados em forma de jornal ou revista. Para a realiza??o dessa atividade, o professor de L?ngua Portuguesa poder? se envolver a fim de orientar os alunos sobre o estilo de escrita jornal?stica, bem como sobre a apresenta??o dos resultados em forma de discurso direto e/ou indireto.

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Para socializar as informa??es coletadas, os alunos ficar?o respons?veis pela a confec??o de um jornal ou revista. Para tanto, a turma poder? utilizar o software de editora??o scribus ou - na aus?ncia de um laborat?rio de inform?tica - os alunos poder?o elaborar o jornal com folhas de sulfite, neste caso, o professor poder? solicitar o aux?lio do professor de arte para sugerir algumas orienta??es est?ticas.

Sobre o scribus:    

O scribus ? um aplicativo de Desktop Publishing de c?digo aberto. Ele permite diagrama??es bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gr?ficos, diagramas, etc. Suporta formatos de sa?da do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.    

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm    

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REFER?NCIAS   

ABIB, Pedro R. J. Os velhos capoeiras ensinam pegando na m?o. Caderno. CEDES [online]. 2006, vol.26, n.68, pp. 86-98. Dispon?vel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622006000100007&lang=pt Acesso em: 09/10/10  

ALENCASTRO, Luis Felipe de. O trato dos viventes: forma??o do Brasil no Atl?ntico Sul, s?culos XVI e XVII. S?o Paulo: Companhia das Letras, 2001.

BURKE, Peter. Cultura popular na Idade Moderna: Europa 1500-1800. S?o Paulo: Companhia das Letras, 2010.

CANCLINI, N?stor G. Culturas H?bridas: estrat?gias para entrar e sair da modernidade. S?o Paulo: Edusp, 2008.

CATENACCI, Vivian. Cultura popular: entre a tradi??o e a transforma??o. S?o Paulo Perspectiva.. [online]. 2001, vol.15, n.2, pp. 28-35. Dispon?vel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000200005&lang=pt  Acesso em: 09/10/10  

FRY, Peter. A persist?ncia da ra?a: ensaios antropol?gicos sobre o Brasil e a ?frica austral. Rio de Janeiro: Civiliza??o Brasileira, 2005.

PAIS, Jos? M. Artes de musicar e de improvisar na cultura popular. Caderno Pesquisa. [online]. 2009, vol.39, n.138, pp. 747-773. Dispon?vel em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742009000300004&lang=pt   Acesso em: 09/10/10  

TURNER, Victor. O Processo Ritual: estrutura e anti-estrutura. Petr?polis: Vozes, 1974.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Mare capoeira V?deo

Recursos Complementares

V?deo sobre a capoeira.

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=14986 Acesso em: 08/10/10  

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Texto sobre a transi??o da capoeira de crime para esporte

Dispon?vel em: http://www.capoeiralutadobrasil.hpg.com.br/Capoeira_Proibicao.htm  Acesso em: 08/10/10  

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Texto sobre a capoeira como patrim?nio cultural

Dispon?vel em: http://www.sidneyrezende.com/noticia/14961+capoeira+como+patrimonio+historico+nacional Acesso em: 08/10/10 

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.

Para auxiliar na avaliação, sugerimos alguns critérios:   

  1. participação durante as discussões;
  2. comprometimento com o grupo;
  3. argumentação durante o debate;
  4. respeito a opinião dos colegas;   
  5. empenho para concluir as atividades;
  6. domínio do tema.