Portal do Professor

Início do Conteúdo

A chegada da Fam?lia Real Portuguesa ao Brasil: a moderniza??o do Rio de Janeiro

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Maria Rodrigues Viacava imagem do usuário

CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Migra??es, cultura e identidades
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es sociais, a natureza e a terra
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os fatores determinantes para a transferência portuguesa para a Colônia na América, as modificações no sentido da colonização do Brasil e as mudanças urbanísticas no Rio de Janeiro concretizadas por D. João VI

Duração das atividades

3 aulasde 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer os seguintes conteúdos: Revolução Francesa, Império Napoleônico e Bloqueio Continental.

Estratégias e recursos da aula

Imagem 1

Dispon?vel em: http://saojoaquimonline.com.br/?p=5498 Acesso em: 02/10/10 

A imagem acima demonstra uma bela paisagem da cidade do Rio de Janeiro, cidade escolhida como sede para a realiza??o dos Jogos Ol?mpicos de 2016. Os alunos dever?o observar a imagem e elencar alguns adjetivos que possam definir a cidade. Depois de elaborada esta lista no quadro-negro, o professor exibir? o v?deo ?Breve Hist?ria das capitais Brasileiras? sobre o Rio de Janeiro para os alunos ampliarem seus conhecimentos sobre a cidade que j? serviu de capital da Col?nia, do Imp?rio e da Rep?blica.

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=863 Acesso em: 02/10/10 

?

Imagem 2

Dispon?vel em:  http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/favela-como-espaco-cidade-475205.shtml Acesso em: 04/10/10 

Depois desse primeiro momento, o professor exibir? a imagem 2 cuja paisagem apresenta uma favela carioca. O professor dever? enfatizar as rela??es extremas existentes numa grande metr?pole, principalmente o antagonismo riqueza e pobreza. Embora a organiza??o espacial do tipo favela seja frequentemente relacionada ao tr?fico de drogas e diversos tipos de viol?ncia, esse tipo de ocupa??o do espa?o pode ser analisado sob outros aspectos, especialmente a partir das pol?ticas urban?sticas aplicadas no in?cio e na metade do s?culo XX.

ATIVIDADE 1

Para ampliar a discuss?o sobre a forma??o das favelas o professor de hist?ria poder? solicitar aos colegas de geografia e sociologia uma atividade interdisciplinar sobre as especificidades desse tipo de ocupa??o do espa?o nas grandes metr?poles. Os alunos se organizaram em equipes de 4 ou 5 componentes e realizar?o uma pesquisa guiada pelos seguintes quest?es:

  1. Como se originou o termo favela?
  2. No Rio de Janeiro, a ocupa??o dos morros aconteceu em momentos hist?ricos espec?ficos? Explique.
  3. Podemos afirmar que nas favelas a vida ? cercada apenas por viol?ncia e crime? Reflita e busque argumentos que comprovem sua posi??o.
  4. Na sua cidade existem moradias denominadas favelas? Selecione uma delas e explique o contexto de sua forma??o.

?

S?tios sugeridos para pesquisa

Dispon?vel em: www.brasilescola.com/brasil/favela.htm Acesso em: 10/11/10 

Dispon?vel em: www.almacarioca.com.br/hist06.htm Acesso em: 10/11/10 

Dispon?vel em:  http://historia.abril.com.br/politica/favelas-cariocas-cidade-morros-435499.shtml Acesso em: 10/11/10 

Dispon?vel em:  www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-69092006000300011&script=sci_arttext Acesso em: 10/11/10 

Dispon?vel em:  www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092000000300001Acesso em: 10/11/10 

Dispon?vel em:  www.webartigos.com/articles/35828/1/Classe-Sociais-Favela-e-Samba/pagina1.html Acesso em: 10/11/10 

?

Depois de feita a pesquisa, cada grupo dever? elaborar um jornal. O jornal poder? ser feito com o aux?lio do software livre scribus ou feito sem aux?lio de qualquer programa digital, caso a escola n?o possua um laborat?rio de inform?tica.

Sobre o scribus:       

O scribus ? um aplicativo de Desktop Publishing de c?digo aberto. Ele permite diagrama??es bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gr?ficos, diagramas, etc. Suporta formatos de sa?da do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.       

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm   

ATIVIDADE 2

Para retornar a quest?o acerca da chegada da fam?lia real portuguesa o professor exibir? dois trechos do filme Carlota Joaquina, princesa do Brazil

Imagem 3

Dispon?vel em: http://nobrasil.org/carlota-joaquina-princesa-do-brasil/ Acesso em: 04/10/10 

Sobre o filme:

O filme retrata a vida de Carlota Joaquina, a infanta espanhola que conheceu o pr?ncipe de Portugal com apenas dez anos, decepcionando-se com o futuro marido. Sempre mostrou disposi??o para seus amantes e pelo poder e se sentiu tremendamente contrariada quando a corte portuguesa veio para o Brasil, tendo uma grande sensa??o de al?vio quando foi embora. Neste trecho, D. Jo?o ? aconselhado pela Inglaterra a transferir a corte portuguesa para a Col?nia Brasil. No segundo trecho,  a diretora narra os eventos relacionados ? fuga da fam?lia real portuguesa para o Brasil e sua chegada em solo brasileiro.

Palavras-chave: rela??es culturais, rela??es de poder, pacto colonial, Portugal, Brasil.

Carlota Joaquina, princesa do Brasil, Com?dia, Brasil, 1995, 100 min. Dire??o: Carla Camurati.

Trecho 1 - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16551 Acesso em: 01/10/10

Trecho 2 - Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16552 Acesso em: 01/10/10 

Os alunos dever?o ser assistir os trechos mencionados e tomar nota sobre fatores que que mais chamarem a aten??o, como por exemplo:

  1. As raz?es que levar?o a corte portuguesa sair da Europa.
  2. Como a decis?o para sair de Portugal foi tomada?
  3. Como os membros da fam?lia real portuguesa reagiram diante da eminente viagem?
  4. Quais foram as condi??es sanit?rias da viagem de Portugal para o Brasil?

?

Depois disso, o professor dever? sintetizar as principais ideias e solicitar? aos educandos que elaborem uma pesquisa sobre Carlota Joaquina e D. Jo?o VI. As respostas ser?o compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs ou em forma de cartazes na sala de aula.

Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.

Dispon?vel em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  Acesso em: 03/09/10     

?

S?tios sugeridos para pesquisa:

?

Dispon?vel em: http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=1344 Acesso em: 10/11/10 

Dispon?vel em: http://www.telboni.net/visualizar.php?idt=1632033 Acesso em: 10/11/10 

Dispon?vel em: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u16.jhtm Acesso em: 10/11/10 

Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transfer%C3%AAncia_da_corte_portuguesa_para_o_Brasil Acesso em: 10/11/10 

Dispon?vel em: http://www.atarde.com.br/vestibular/noticia.jsf?id=810967 Acesso em: 10/11/10 

Dispon?vel em: http://www.universitario.com.br/noticias/noticias_noticia.php?id_noticia=5567 Acesso em: 10/11/10 

?

ATIVIDADE 3

Para concluir o assunto e enfatizar as reformas urban?sticas promovidas por D. Jo?o VI  os alunos assistir?o os v?deos "A Corte desembarca na col?nia" (partes I, II e III) exibido pela TV Escola. Nesses epis?dios, os alunos poder?o observar a mudan?a da sede da monarquia portuguesa em 1808.

 

?

?

?

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9801 Acesso em: 02/10/10 

?

?

?

?

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9793 Acesso em: 02/10/10 

?

?

?

?

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9799 Acesso em: 02/10/10 

?

?

OBS: Os v?deos poder?o ser exibidos com o aux?lio da TV Multim?dia, tamb?m conhecida como TV Pendrive.

Informa??es sobre a TV Multim?dia. Dispon?vel em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10  

Ao final da exibi??o os alunos dever?o elaborar uma releitura dos eventos hist?ricos ressaltados sob o formato de par?dia ou de pe?a de teatro. Para a realiza??o dessas atividades, o professor segir? os seguintes passos:

  1. Os alunos se organizar?o em grupos compat?veis ?s atividades escolhidas (N?o esquecer que grupos grandes exigem alto grau de organiza??o);
  2. o professor convidar? o professor de arte e l?ngua portuguesa para colaborar na execu??o da tarefa proposta;
  3. os alunos registrar?o os eventos em forma de fotos digitais de suas produ??es;
  4. essas atividades poder?o ser exibidas para outros colegas de outras turmas;
  5. as fotos poder?o ser exibidas em forma de slides ou em montagem realizada com o aux?lio do movie maker ou do software livre kino.

?

REFER?NCIAS

BURKE, Peter. A escrita da hist?ria: novas perspectivas. UNESP: S?o Paulo, 2001.

CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Dom?nios da hist?ria: ensaios de teoria e metodologia. Campus: Rio de Janeiro, 1997.

FERRO, Marc. Cinema e Hist?ria. Paz e Terra: S?o Paulo, 2010.

GOMES, Laurentino. 1808. Planeta: S?o Paulo, 2009.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. Contexto: S?o Paulo, 2002.   

Recursos Educacionais

Nome Tipo
A Corte desembarca na col?nia: parte I V?deo
A Corte desembarca na col?nia: parte II V?deo
A Corte desembarca na col?nia: parte III V?deo
Rio de Janeiro (RJ) [Breve Hist?ria das Capitais Brasileiras] V?deo

Recursos Complementares

A capital do Imp?rio

Epis?dio do Brasil 500 anos: o Brasil-Imp?rio na TV, exibido pela TV Escola, que trata a hist?ria da capital do Imp?rio brasileiro, o Rio de Janeiro, cidade de S?o Sebasti?o. Abrange desde o ano que se tornou capital do Imp?rio em 1763 a 1808 quando se tornou sede de todo o Imp?rio Portugu?s, sendo, portanto importante centro industrial, comercial, financeiro e sede da elite brasileira, capital pol?tica, administrativa e cultural do Brasil

parte I - Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9777 Acesso em: 02/10/10  

parte II - Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9779 Acesso em: 02/10/10  

parte III - Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9781 Acesso em: 02/10/10 

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.

Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:       

  1. participação durante as discussões;
  2. comprometimento com o grupo;    
  3. argumentação durante o debate;    
  4. respeito a opinião dos colegas;  
  5. empenho para concluir as atividades;  
  6. domínio do tema.