Portal do Professor

Início do Conteúdo

Rep?blica Olig?rquica (1894-1930): caf?-com-leite e cabresto

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Maria Rodrigues Viacava imagem do usuário

CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es sociais, a natureza e a terra
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula os alunos poderão discutir a noção de oligarquia e suas implicações na participação popular na esfera pública brasileira, conhecer o processo eleitoral da República Velha e, por fim, problematizar o conceito de cidadania no Brasil no passado e nos dias de hoje.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não existem pré-requisitos para esta aula

Estratégias e recursos da aula

Imagem 1

Dispon?vel em: http://cilaschulman.com/2008/08/21/o-traco-e-a-eleicao-6/ Acesso em: 05/10/10 

Para iniciar uma discuss?o sobre cidadania e participa??o popular no processo eleitoral, os alunos observar?o a imagem 1 e dever?o apresentar poss?veis explica??es para a charge mencionada. Entre outras respostas, os alunos dever?o compreender a dificuldade dos eleitores em escolher para quem direcionar seus votos. A imagem sugere ao observador que todos os pol?ticos s?o iguais e denota implicitamente a express?o popular "farinha do mesmo saco". Embora a imagem 1 parece negativa, a ideia ? estimular os alunos a mencionarem sua posi??o sobre pol?tica e elei??es.

A fim de apresentar aos alunos as transforma??es que o Brasil passou acerca da participa??o popular no processo eleitoral, o professor exibir? o v?deo sobre a hist?ria das elei??es no Brasil. Este trecho relata a hist?ria da elei??es da coloniza??o do Brasil  at? a Constitui??o de 1988.

Palavras-chave: Hist?ria das elei??es, coloniza??o, Rep?blica, constitui??o, voto, legisla??o, independ?ncia, presidencialismo, reforma eleitoral, justi?a eleitoral, voto feminino, democracia, ditadura militar.

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=15613 Acesso em: 05/10/10 

Ap?s a exibi??o, os alunos dever?o compreender que a participa??o popular nas elei??es se apresenta como uma realidade muito recente e que a indecis?o ou dificuldade de escolhas, muitas vezes, se relaciona a uma cultura pol?tico-partid?ria ainda em processo de forma??o. Dessa forma, o professor dever? estimular seus alunos a compreenderem a import?ncia dos avan?os democr?ticos conquistados pela popula??o nos ?ltimos 30 anos.

ATIVIDADE 1

Para guiar as discuss?es sobre o tema proposto, o professor mostrar? aos seus alunos as imagens 2 e 3  para incentivar seus alunos a identificarem os elementos apresentados nas charge produzida no contexto das elei??es de 1910.

Imagem 2

Dispon?vel em: http://ecwaldeka.blogspot.com/2009/05/republica-do-cafe-com-leite.html Acesso em: 05/10/10 

Imagem 3

Dispon?vel em: http://bichohistorico.blogspot.com/ Acesso em: 05/10/10 

?

Imagem 4: O historiador B?ris Fausto

Dispon?vel em: http://literaturaeafinidades.blogspot.com/2010/04/duas-vezes-favela-por-boris-fausto.html  Acesso em: 03/10/10 

Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=890 Acesso em: 05/10/10 

?

As discuss?es sobre as imagens acima e a exibi??o do document?rio narrado por B?ris Fausto, dever?o resultar na delimita??o de algumas conclus?es, a saber: A Rep?blica foi implantada no Brasil a partir de um golpe militar liderado por Marechal Deodoro da Fonseca em 15 de novembro de 1889. A constitui??o de 1891 consagrou o voto universal para os cidad?os (mulheres, analfabetos e militares de baixa patente ficavam de fora), instituiu o presidencialismo e o voto aberto. O poder pol?tico se mantinha no interior das oligarquias de base latifundi?ria e, em geral, eram feitas por processos fraudulentos. A aus?ncia de justi?a eleitoral, o ?voto de cabresto? e o desrespeito ? constitui??o fizeram das fraudes e da corrup??o pr?ticas pol?ticas comuns em todos os munic?pios. A partir de 1894 os militares deixaram de ocupar cargos governamentais e cederam espa?o aos presidentes civis, ligados ao setor agr?rio. Os pol?ticos saiam dos seguintes partidos: Partido Republicano Paulista (PRP) e Partido Republicano Mineiro (PRM). Estes dois grupos controlavam as elei??es, mantendo-se no poder de maneira alternada. No plano estadual, a pol?tica do caf?-com-leite se articulava a outros dois mecanismos: a pol?tica dos governadores e o coronelismo.

Para compartilhar as conclus?es preliminares acerca da Rep?blica Olig?rquica, os alunos dever?o exp?r suas conclus?es em forma de jornal-mural.

Imagem 5: exemplo de jornal-mural

Dispon?vel em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 Acesso em: 05/10/10  

?

OBS: Os v?deos poder?o ser exibidos com o aux?lio da TV Multim?dia, tamb?m conhecida como TV Pendrive.

Informa??es sobre a TV Multim?dia. Dispon?vel em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10  

ATIVIDADE 2

Os alunos observar?o as imagens 6 e 7 e responder?o ?s seguintes quest?es:

  1. Na imagem 6, por que a urna mostra a l?ngua para o sujeito armado localizado ao seu lado? O que significa essa imagem?
  2. Na mesma imagem, explique a inten??o do autor em colocar uma figura feminina como eleitora?
  3. A imagem 7 mostra uma urna eletr?nica e um sujeito saindo desolado do recinto de vota??o. O que o cartunista procurou representar nessa imagem?
  4. Voc? acredita que a compra de votos n?o existe no Brasil? Por qu??

?

Imagem 6

Dispon?vel em: http://www.blogbahiageral.com.br/site/politica/2012/07/tse-afirma-que-5-estados-ja-pediram-participacao-do-exercito-na-seguranca-das-eleicoes Acesso em: 05/10/10 

?

Imagem 7

Dispon?vel em: http://dialogospoliticos.wordpress.com/2009/04/12/balanca-o-coronelismo-eletronico/  Acesso em: 05/10/10

?

As respostas dos alunos dever?o ser registradas nos cadernos e compartilhadas em forma de mesa-redonda. Espera-se que as seguintes apontamentos sejam abordados:

  • Coronelismo/ voto de cabresto
  • Justi?a eleitoral/voto secreto
  • Voto feminino
  • urna eletr?nica/ tecnologia
  • Aus?ncia de fraudes no processo eleitoral contempo?neo

As respostas ser?o compartilhadas em forma de cartazes na sala de aula em formato de varal-pedag?gico.

?

ATIVIDADE 3

Para concluir as atividades sobre o tema proposto, os alunos se organizar?o em grupos de 4 ou 5 componentes com o objetivo de pesquisar as atribui??es/responsabilidades sobre os cargos pol?ticos do poder executivo e legislativo. Os alunos dever?o promover um evento de conscientiza??o sobre as quest?es pesquisadas e distribuir?o seus apontamentos em forma de flyers. Caso a escola disponibilize laborat?rio de inform?tica, os alunos poder?o encaminhar os participantes do evento para conhecer o simulador da urna eletr?nica.

Para a elabora??o dos flyers os alunos poder?o utilizar o software livre scribus.

O scribus ? um aplicativo de Desktop Publishing de c?digo aberto. Ele permite diagrama??es bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gr?ficos, diagramas, etc. Suporta formatos de sa?da do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm  

OBS: Os flyers ou panfletos s?o impressos, geralmente, em ambos os lados e visam a atingir um p?blico determinado, visto que s?o distribu?dos com objetivo de incentivar o comparecimento de determinada camada da popula??o ao evento, produto ou servi?o anunciado.

?

Imagem 8

?

Simulador de voto numa urna eletr?nica

Dispon?vel em: http://noticias.terra.com.br/eleicoes2004/simulador.html Acesso em: 05/10/10 

?

REFER?NCIAS

ALENCASTRO, Luis Felipe de. Hist?ria da vida privada no Brasil Imp?rio: a corte e a modernidade nacional. Companhia das Letras: S?o Paulo, 2001.

BURKE, Peter. A escrita da hist?ria: novas perspectivas. UNESP: S?o Paulo, 2001.

CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Dom?nios da hist?ria: ensaios de teoria e metodologia.Campus: Rio de Janeiro,1997.

CASTRO, Celso. A proclama??o da Rep?blica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

LEAL, Victor N.Coronelismo, enxada e voto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

VILLA, Marco A. O nascimento da Rep?blica no Brasil. S?o Paulo: ?tica, 1992.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Rep?blica Velha V?deo

Recursos Complementares

Elei??es - Everybody Hates Chris

Everybody Hates Chris foi uma s?rie exibida entre 2005 e 2009. O enredo da s?rie foi baseado na inf?ncia e adolesc?ncia de Chris Rock, comediante e ator americano, criador, produtor, narrador e ator da s?rie. Neste trecho da s?rie, Cris enfrenta todos os percal?os de ser candidato a presid?ncia do Gr?mio Estudantil. As rela??es familiares tamb?m s?o destaque aqui.

Palavras-chave: gr?mio estudantil, rela??es familiares, institui??o escolar, elei??es, discurso.

Parte I: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16232

Parte II: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16231

?

Voc? conhece o trabalho dos vereadores?

Votar ? um exerc?cio de cidadania. Mas, al?m de escolher um candidato, os eleitores devem estar atentos e precisam acompanhar o que faz o representante e cobrar as promessas de campanha. Voc? conhece o trabalho dos vereadores?

Palavras-chave: elei??es, vereadores, democracia, voto, corrup??o, sociedade, poder, pol?tica

Acesso em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=10653 Acesso em: 05/10/10 

?

Campanha eleitoral pela net

Cerca de 9 mil candidatos nas elei??es municipais deste ano aderiram aos chamados sites eleitorais na internet. Mas h? quem prefira fazer de outro jeito, mesmo com risco de puni??o. (2008).

Palavras-chave: Elei??es, democracia, internet, poder, pol?tica, direito, cidadania

Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=10615 Acesso em: 05/10/10 

Avaliação

 O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar o alunos a transpor suas dificuldades e ressalatar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem.Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:     

  1. participação durante as discussões; 
  2.  comprometimento com o grupo;
  3.  argumentação durante o debate;
  4. respeito a opinião dos colegas;
  5.  empenho para concluir as atividades; 
  6. domínio do tema.

Referências Bibliográficas

ALENCASTRO, Luis Felipe de. História da vida privada no Brasil Império: a corte e a modernidade nacional. Companhia das Letras: São Paulo, 2001.

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. UNESP: São Paulo, 2001.

CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia.Campus: Rio de Janeiro,1997.

CHARTIER, Roger.Inscrever e apagar: cultura, escrita e literatura. UNESP: São Paulo, 2007.

HUNT, Lynn. A nova história cultural. Martins Fontes: São Paulo, 2009.