BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalh?es
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo | L?ngua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produ??o de textos |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produ??o de texto |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: l?xico e redes sem?nticas |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fen?menos e suas inter-rela??es |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais |
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Rela??es sociopragm?ticas e discursivas |
Professor,
? necess?rio que o aluno j? possua as seguintes habilidades:
?
Primeira aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)
Professor/a,
Inicie a aula perguntando aos alunos sobre futebol: se gostam de assistir, de jogar, para que time torcem... Deixe-os manifestarem seus gostos e sentimentos como num bate-papo.
Em seguida, passe para os alunos o v?deo indicado abaixo. No premiado filme, chamado Uma hist?ria de Futebol, Ant?nio Fagundes narra passagens da inf?ncia de Pel?, dando voz a um amigo do "craque". A dura??o do filme ? de aproximadamente 20 minutos.
?
http://www.instrutordecorrida.com/2009/08/uma-historia-de-futebol.html - acesso em 09-10-10
?
Ap?s assistirem ao filme, converse com os alunos sobre ele, fazendo as perguntas:
?
Deixe que os alunos exponham suas impress?es em rela??o ao que assistiram.
Espera-se que eles percebam que o narrador conta, de forma romanceada, passagens da inf?ncia de Pel? e que utiliza, para isso, uma linguagem associada ao futebol, repleta de conota??es.
?
Ap?s conversarem sobre o enredo e a linguagem do filme, proponha as seguintes quest?es para serem respondidas em duplas ou trios.
?
Quest?o 1 - Leia o fragmento abaixo, que foi transcrito do filme. Em seguida, relacione os apelidos em destaque a poss?veis caracter?sticas dos personagens. Por que, por exemplo, um menino seria chamado de Azeitona?
A coisa mais importante para um menino de 10 anos ? seu time de futebol. O meu era o 7 de setembro, de Baur?. Eu me lembro da escala??o at? hoje. O goleiro era o Azeitona. A zaga era Bala, Spagueti, Tom Mix e Veludo. Cosme e Dami?o, os g?meos, ficavam no meio-campo. E o ataque era: Arigat?, P?-de-cabra e Dico, que era meu melhor amigo. Bom, e eu n?, que me chamo Zuza.
Espera-se que identifiquem as seguintes caracter?sticas: azeitona (um menino gordinho), Bala (r?pido), Spagueti (magro), Veludo (que joga macio), Cosme e Dami?o (g?meos), Arigat? (que agradece muito), p?-de-cabra (violento).
?
?
Quest?o 2 - Explique o sentido das express?es sublinhadas nos fragmentos abaixo:
?
?
? o seguinte pessoal, ? pra jogar duro jogar firme, mas na bola, sem viol?ncia, OK? (jogar com empenho, com for?a de vontade)
N?o quero perna de pau aqui hoje, OK? (jogador sem talento)
Eu quero o Cosme plantado atr?s, n?o ? pra subir. (parado)
A nossa defesa era uma verdadeira muralha. (era muito forte)
Mas um dia um beque pegou ele de jeito. (machucou-o)
E a bola ama o seu filho. Isso ainda vai dar em casamento. (o filho joga bem e vai fazer sucesso como jogador)
Eu sabia que ele ia dar uma bicicleta. (uma jogada que recebe esse nome)
No dia seguinte os assobios do Dico me acordaram antes do galo cantar. (muito cedo)
?
Terminado o exerc?cio, disponha a turma em c?rculo e solicite que os alunos socializem suas respostas. Discuta-as com eles.
?
Segunda aula - 50 min.
?
?
Professor/a,
?
Reproduza para os alunos a letra da m?sica ? uma partida de futebol (Samuel Rosa e Nando Reis). Leia com eles e, se poss?vel, cante-a junto com a turma. (Se houver algum aluno que toque viol?o, pe?a que ele o leve para tocar nesta aula.)
?
http://letras.terra.com.br/skank/72339/ - acesso em 09-10-10
?
Ap?s a leitura da m?sica, pe?a que os alunos, em pequenos grupos, identifiquem os exemplos de linguagem figurada no texto e expliquem, por escrito, o significado de cada um deles.
Se necess?rio, retome com a turma o conceito de linguagem figurada. Veja o link: http://recantodasletras.uol.com.br/gramatica/1197614 - acesso em 06-01-11.
Posso morrer pelo meu time (hip?rbole)/ O tapete da realeza ? verde (tapete no lugar de gramado)/ Olhando para bola eu vejo o sol (d? ? bola o mesmo valor que ? estrela central do Sistema Solar)/ Que v?o levando o time todo pro ataque (met?fora de guerra)/ O meu goleiro ? um homem de el?stico (que se estica para defender o time)/ Os dois zagueiros tem a chave do cadeado (defendem o time)
Pe?a que cada grupo apresente oralmente e explique para a turma um dos exemplos de linguagem figurada encontrados na m?sica. Comente as respostas.
?
?
Terceira aula - 50 min.
?
Divida a turma em grupos e sorteie um time de futebol de proje??o nacional para cada um. Leve-os ? sala de inform?tica e pe?a que pesquisem na Internet e fa?am uma c?pia do Hino do time representado pelo grupo. (Se for poss?vel, voc? tamb?m poder? agrupar os alunos de acordo com o time para o qual torcem.)
http://www.clickmusicas.com/hinos-clubes.html - acesso em 15-12-10 - Hinos de times de futebol.
?
Solicite que cada grupo analise a linguagem utilizada na letra do hino, levando em conta a presen?a de emo??o e de conota??o.
Passe pelos grupos, auxiliando-os na prepara??o de um texto para ser apresentado ao restante da turma, explicando a letra da m?sica.
Proponha a organiza??o de um semin?rio para a pr?xima aula. Oriente os grupos a:
?
?
Sobre semin?rio, veja aulas sugeridas no item "Recursos complementares".
?
Importante: Se poss?vel, combine previamente com o/a professor/a de educa??o f?sica que ele/ela auxilie os alunos na pesquisa e an?lise do Hino.
?
Quarta aula - 50 min.
?
?
Nesta aula, disponha a turma em c?rculo ou em "U" para a realiza??o das apresenta??es dos trabalhos feitos na aula anterior.
? importante que cada grupo apresente e explique para os demais a mensagem transmitida pelo hino do time e a linguagem nele utilizada.
Deixe que os alunos fa?am perguntas entre si e, ao final das apresenta??es, comente os trabalhos.
Discuta com a turma quais os recursos que se repetem nas m?sicas analisadas: a linguagem figurada, a exalta??o das conquistas do time, a declara??o de sentimento pelo clube, a preocupa??o com a rima e o ritmo e outros aspectos que julgar necess?rios.
?
?
Quinta aula - 50 min.
?
?
Proponha que os alunos, ainda em grupos, criem hinos para o time de futebol da escola. Lembre-os de utilizar linguagem figurada, buscando transmitir o m?ximo de emo??o poss?vel.
Enquanto eles produzem o texto, passe pelas carteiras para auxili?-los e para verificar se os hinos est?o adequados.
Eles poder?o fazer a introdu??o ao som de uma flauta, viol?o, teclado, ou outro instrumento que seja adequado a esse fim. Caso nenhum membro do grupo toque algum instrumento musical, sugira que eles convidem um professor ou colega de outra turma para faz?-lo na hora da apresenta??o. Mas lembre-os de que ? fundamental ensaiarem bastante o hino para o concurso que ser? realizado na pr?xima aula.
Que tal convidar o/a professor/a de m?sica da escola para auxiliar os alunos nesta atividade?
Sexta aula - 50 min.
?
Leve a turma para o p?tio da escola e separe os grupos para que ensaiem a apresenta??o do hino.
Assista pelo menos uma vez ? apresenta??o de cada grupo e fa?a as considera??es que julgar necess?rias.
Combine com os alunos que na pr?xima aula eles cantar?o o hino para os alunos, professores e funcion?rios da escola. Explique-lhes que haver? um juri para escolher o hino que representar? o time da escola.
S?tima aula - 50 min.
?
Converse previamente com a coordena??o e a dire??o da escola e marque um hor?rio - 30 minutos antes do recreio, por exemplo - para realizar o concurso.
Sugira aos grupos que realizem um ?ltimo ensaio, nos 20 minutos iniciais.
No hor?rio marcado para a apresenta??o, explique para a plateia a atividade e convide membros para o j?ri.
Em seguida, cada grupo dever? cantar seu hino e torcer para que ele seja o escolhido.
Premie os vencedores com medalhas.
Professor/a,
Para retomar o significado de figuras de linguagem, consulte a aula a seguir: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20284 - acesso em 09-10-10
Sobre organiza??o de Semin?rio, consulte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14277 - acesso em 09-10-10, http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5420 - acesso em 09-10-10
Professor/a,
Observe, através das atividades orais e escritas, se os alunos compreenderam que a linguagem utilizada no futebol expressa emoção a partir do uso da conotação. Aproveite também para verificar as habilidades de compreensão e produção textuais durante o processo de ensino-aprendizagem, acompanhando atentamente a participação de cada um nas elaborações das respostas (primeira e segunda aulas), do texto do seminário (terceira aula) e da letra do hino (quinta aula).
Solicite que os alunos façam uma autoavaliação e avaliem também a sequência didática, levando em conta os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos durante o processo.