Al?xia de P?dua Franco, Leide Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
?
N?o ser? necess?rio que o aluno tenha conhecimento pr?vio deste conte?do.
?
Antes de assistir o v?deo levante algumas quest?es com os alunos:
1- Quando se fala em ?frica qual ? a primeira imagem que lhe vem ? mente?
2- O que voc? sabe sobre a ?frica?
3- O que voc? j? ouviu sobre a ?frica?
?
Professor: Neste primeiro contato com o conte?do ? interessante checar os conhecimentos pr?vios dos alunos para, se necess?rio for, desconstruir preconceitos, tais como, ?frica continente de negros pobres que vivem em um tipo de organiza??o tribal.
?
?
V?deo: ?A ?frica que nunca vimos, ou que ningu?m nos mostra"
?
?
?
?
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=3vllE0-Xuo0&feature=related
?
?
No v?deo acima o aluno poder? ter contato com algumas imagens de pa?ses que formam o continente africano.
Ap?s assistir o v?deo pergunte aos alunos:
1- Se alguma das imagens apresentadas no v?deo lhe ? familiar, ou seja, se ele j? conhecia?
2- O v?deo ressalta a import?ncia do continente africano para a hist?ria da humanidade. Que fato ? este?
3- O t?tulo do v?deo ? "A ?frica que nunca vimos, ou que ningu?m nos mostra." Para os alunos, que ?frica ? esta?
4- Pe?a aos alunos que montem um mural com imagens da ?frica que, para eles, nunca vimos.
?
?
?
?
1- Mapa: ?frica: Saariana e Subsaariana
?
Dispon?vel: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u90202.shtml
?
"A regi?o ? a ?nica no mundo onde o n?mero de pessoas vivendo sob extrema pobreza, com menos de US$ 1 ao dia, quase que dobrou entre o in?cio dos anos 80 e 2004.A ?frica subsaariana, cuja popula??o representa pouco mais de 10% da popula??o mundial, abriga cerca de 60% das pessoas infectadas com o v?rus HIV em todo o mundo. A regi?o conta com 25,8 milh?es de soropositivos e continua sendo o local mais atingido pela Aids. Esse n?mero ? maior em 1 milh?o se comparado com as estat?sticas de 2003."'
Texto dispon?vel na ?ntegra: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u90202.shtml
?
2- Mapa: Deserto do Saara
Dispon?vel: http://topazio1950.blogs.sapo.pt/177319.html
?
"O Deserto do Saara ? o segundo maior deserto do mundo (perdendo apenas para a Ant?rtica), localizado no Norte de ?frica, com uma ?rea total de 9 065 000 km2, sendo apenas um pouco menor que a Europa (10 400 000 km2). O nome Saara ? uma translitera??o do ?rabe, que por sua vez ? a tradu??o da palavra tuaregue tenere (deserto). Vivem cerca de 2,5 milh?es na ?rea do Saara, distribu?das pela Maurit?nia, Marrocos, L?bia, Egipto, Mali, N?ger, Arg?lia, Tun?sia, Sud?o e Chade. As fronteiras do Saara s?o: o Oceano Atl?ntico a oeste, a Cordilheira do Atlas e o Mar Mediterr?neo a norte, o Mar Vermelho a leste e o vale do Rio N?ger a sul. O Saara divide o continente africano em duas partes, a ?frica do Norte e a Sub-Saariana . A fronteira saariana ao sul ? marcada por uma faixa semi-?rida de savana chamada Sahel, e ao sul de Sahel encontra-se o Sud?o."
Texto dispon?vel na ?ntegra: http://topazio1950.blogs.sapo.pt/177319.html
?
3 -
"(...) Deserto do Saara ? ? a parte central do deserto ? extremamente seco e chove pouqu?ssimo e esporadicamente. (...)"
Texto na ?ntegra dispon?vel no site: http://www.infoescola.com/geografia/deserto-do-saara/
?
Aten??o: Esta aula poder? ser realizada conjuntamente com o professor da ?rea de Geografia, o qual orientar? os alunos nas informa??es para preenchimento do quadro abaixo. Al?m de explicar a diferen?a entre dunas, o?sis e deserto.
?
O aluno aprender? com estes mapas:
1- Conhecer o continente africano, ber?o do conhecimento e da humanidade, que possu? hoje uma popula??o de 850 milh?es de habitantes, 53 pa?ses e s?o faladas 2019 l?nguas.
2- Perceber nos mapas que em termos geogr?ficos, a principal marca da ?frica ? o deserto do Saara, levando estudiosos a falar de duas ?fricas, demarcadas pelo deserto do Saara: a ?frica saariana que se localiza ao norte do continente e estende-se pela regi?o que vai do atual Egito at? Marrocos (no mapa1 est? na cor cinza) e a ?frica subsaariana que estende-se do Saara at? o Cabo da Boa Esperan?a, ao sul do continente ( e est? representado no mapa1 na cor marrom) . Essa divis?o ? percept?vel tanto no mapa 1. quanto no mapa 2.
?
Trabalhando o tema:
Ap?s apresentar os mapas aos alunos. Pe?a aos alunos que pesquisem:
1- Quantos paises e quantas l?nguas s?o faladas no continente africano?
2- Que pa?ses fazem parte do deserto do Saara?
3- Pedir aos alunos que fa?am um quadro contendo as principais informa??es sobre este deserto.
Sugest?o de quadro:
?
Localiza??o |
Clima |
Vegeta??o |
Animais |
?
?
?
?
?
Os textos abaixo apresentam duas opini?es, uma positiva outra negativa, sobre a import?ncia hist?rica do continente africano.
A proposta para esta atividade ? a leitura, interpreta??o e debate dos textos pelos alunos.
?
Texto 1 foi escrito pelo fil?sofo alem?o Gerg F. Hegel (1770 - 1831)
?[ A ?frica ] n?o tem interesse hist?rico pr?prio, sen?o o de que os homens vivem ali na barb?rie e na selvageria, sem fornecer nenhum elemento ? civiliza??o.?
(HEGEL. Filosofia da hist?ria universal. Citado em HERNANDEZ, Leila Leite. A ?frica na sala de aula: visita ? hist?ria contempor?nea. S?o Paulo: Selo Negro, 2005.p.20.)
?
Texto 2 ? da antrop?loga Marta Heloisa Leuba Salum
?Para compreendermos a cultura material das sociedades africanas, a primeira quest?o que se imp?e que ? a imagem que at? hoje pendura da ?frica, como se at? sua ?descoberta? fosse esse continente perdido na obscuridade dos prim?rdios da civiliza??o, em plena barb?rie, numa luta entre homem e natureza. De fato, a hist?ria dos povos africanos ? a mesma de toda humanidade: a da sobreviv?ncia material, mas tamb?m espiritual, intelectual e art?stica, o que ficou ? margem da compreens?o nas bases do pensamento ocidental, como se a reflex?o entre homem e cultura fosse seu atributo exclusivo, e como se natureza e cultura fossem fatores antag?nicos.?
(SALUM, Marta Heloisa Leuba. ?frica: culturas e sociedades ? guia tem?tico para professores. S?o Paulo: MAE/ USP, 1999.)
?
?
Textos dispon?veis na integra no blog Ensinando Hist?ria na Eseba: http://gephiseseba.blogspot.com/
?
Ap?s leitura, levantar as seguintes quest?es:
1- Qual a id?ia central dos dois textos?
2- Qual a opini?o de Hegel sobre os povos africanos? E qual a opini?o de Salum?
3- Qual o modelo de civiliza??o em que Hegel se baseia para ter esse pensamento?
?
Partindo destes textos separe a sala em grupo e monte um j?ri simulado.
Este trabalho tem a finalidade de levar os alunos a pesquisarem motivos (argumentos) para a import?ncia de se contar ou n?o a Hist?ria da ?frica.
Neste trabalho os alunos ter?o autonomia de montarem suas apresenta??es.
?
Caso: ?frica Julgamento: ?frica tem ou n?o tem interesse hist?rico?
Dividas os alunos em grupo:
?
Professor: Neste trabalho n?o h? ?senten?a? ou resultado correto ou errado, deixe que os alunos decidam, escolhendo o grupo que apresentou os melhores argumentos.
Recursos complementares:
1- V?deo com imagens da ?frica:
http://www.youtube.com/watch?v=4y203kLZnAY&feature=related
2- Texto :O deserto que cruza o oceano
http://super.abril.com.br/ciencia/deserto-cruza-oceano-437139.shtml
3-Texto: ?frica: Um continente sem Hist?ria?
http://cjbb.sites.uol.com.br/Baqueiro.htm
4- Site com artigos, reportagens, noticias e entrevistas sobre a tem?tica
A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o nas atividades realizadas: leitura, interpreta??o de texto, debates, produ??o de quadro, apresenta??o de um j?ri e tamb?m por atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.