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A ginástica de academia ao longo do tempo: da bicicleta ergométrica ao cycling indoor.

Autor e Co-autor(es)

Fabíola Pedroza Vieira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Comparar a bicicleta ergométrica ao cycling indoor, compreendendo suas peculiaridades; identificar a importância de cada uma dessas modalidades de ginástica; identificar as suas vantagens e desvantagens; reconhecer quais os fatores que levaram ao surgimento do cycling indoor dentro das academias; exercitar na bicicleta ergométrica e realizar o cycling indoor.

Duração das atividades

90 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento amplo de ginástica; noções sobre efeitos dos exercícios no corpo.

Estratégias e recursos da aula

Como o material é de difícil acesso na maioria das escolas, recomenda-se que para essa aula o professor organize uma excursão com os alunos até uma academia mais próxima à escola que tenha bicicleta ergométrica e material para cycling indoor.

Atividade 1

Reunir a turma, apresentando-lhe as fotos abaixo:

Fonte: http://www.amopromocao.com.br/interna.html?id_categoria=44489 

Fonte: http://www.unievangelica.edu.br/gc/index.php?pag=noticia.php&id_noti=375 

Acessos em 08/10/2010.

Posteriormente, discutir com a turma a respeito:

- das diferenças entre as duas atividades;

- se os alunos conhecem ou já ouviram falar dessas práticas;

- comparar esses exercícios com base somente nas fotos.

Atividade 2

Prática na bicicleta ergométrica (pedalada). O recomendável é que o professor estabeleça para os alunos uma intensidade e um volume reduzidos para essa atividade, pois seu objetivo é somente de experimentação do aparelho.

Atividade 3

Colocar uma música empolgante para a prática do cycling indoor. O recomendável é que o professor estabeleça para os alunos uma intensidade e um volume reduzidos para essa atividade, pois seu objetivo é somente de experimentação desse tipo de modalidade de ginástica de academia. Assim, lembrando que esta atividade simula subidas e descidas de ladeiras em alguns momentos, orientar os alunos no ajuste da carga.

Atividade 4

Retomar o debate da atividade 1, incluindo os seguintes questionamentos:

- com relação à bicicleta ergométrica e o cycling indoor, a opinião de vocês mudou de quando somente viram as fotos para quando praticaram?

- posteriormente à prática das referidas atividades, quais as principais diferenças percebidas por vocês com relação às sensações no corpo e psicológicas? (cycling indoor exige mais do corpo; a atividade em grupo geralmente estimula mais seus praticantes resultando em um maior bem estar).

- qual a importância de cada um desses exercícios? E vantagens e desvantagens?

- o cycling indoor é uma atividade baseada nos exercícios realizados em bicicletas. A partir disso, qual seria o motivo dessa modalidade ter surgido nas academias de ginástica?

- o oferecimento de maior variedade de modalidades dentro das academias é um reflexo do consumismo na sociedade, seria o cycling indoor um exemplo disso?

Recursos Complementares

Avaliação

Pedir à turma que faça uma síntese, em forma de texto, sobre o que foi discutido nesta aula.