Portal do Professor

Início do Conteúdo

Ciranda dos bichos: conhecendo os animais aqu?ticos.

Autor e Co-autor(es)

Vanessa de C?ssia Dias imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Rita de C?ssia Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?         Conhecer diferentes animais que vivem na ?gua;

?         Explorar os diferentes ambientes aqu?ticos.  

Duração das atividades

5 aulas de 20 a 30 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? interessante que o/a professor/a tenha iniciado o tema ?gua com o seu grupo e destacado algumas quest?es, tais como: o que ? a ?gua; propriedades da ?gua; o ciclo da ?gua, etc.

Estratégias e recursos da aula

1? Momento: Apresenta??o da m?sica ? Ciranda dos bichos? ?/ ?lbum Tchibum! A grande trilha da ?gua. Palavra Cantada/ Natura/ Natur?. Organizar uma rodinha e brincar ao som da m?sica.   

2? Momento: A partir da can??o, orientar as crian?as a identificarem quais animais citados na m?sica s?o animais que vivem no ambiente aqu?tico. Construir o cen?rio de um rio com as crian?as, para isso elas precisar?o de papel kraft, tinta guache azul e  pedrinhas para decorar.   Depois de pronto o painel,  o/a professor/a dever? pedir para as crian?as  procurarem em revistas figuras de animais aqu?ticos para colar neste. 

3? Momento: Organizar uma conta??o de hist?ria a partir do livro ? Os animais do mundinho? da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Neste livro, as crian?as encontrar?o mais alguns exemplos de animais que vivem em ambientes aqu?ticos. E encontrar?o algumas sugest?es de trabalho, como a constru??o de um peixe a partir da t?cnica do tangran, ensinada no pr?prio livro. Trata-se de um divertido jogo, uma esp?cie de quebra- cabe?a e tem muita aceita??o pelas crian?as. Os peixinhos constru?dos a partir do tangran tamb?m podem compor o painel produzido anteriormente.

  Outra sugest?o de atividades que agrada as crian?as ? o trabalho com sucatas. Na ?rea dos recursos complementares voc? encontra algumas dicas.

Acervo da professora/ 2010

Imagem encontrada no endere?o: http://tiafabiolasonhomeu.blogspot.com/2009/06/peixinhos-para-pescaria-feitos-com.html.

4? Momento: Para a finaliza??o dos trabalhos sobre os animais aqu?ticos, o/a professor/a pode planejar uma visita  ? algum lugar  nas proximidades da escola que possibilite ?s crian?as conhecerem de perto um animal dessa esp?cie. Se a regi?o n?o possuir nenhum parque que tenha esse tipo de animais, pode organizar uma visita a um estabelecimento de venda de peixes ornamentais. E talvez,  a partir desse passeio as crian?as possam adotar um peixinho como animal de estima??o da turma. Para que esta decis?o seja tomada ? preciso discutir com o grupo as implica??es desse ato, quais s?o as responsabilidades que o grupo teria que assumir; e ainda, avaliar o desejo das crian?as  de terem um peixinho vivendo no aqu?rio.   

5? Momento: Caso as crian?as decidam por adotarem um peixinho de aqu?rio como animal de estima??o da turma, o/a professor/a pode explorar a can??o: ? Peixinho de aqu?rio" .

?

Eu tenho um peixinho no aqu?rio

Colorido e brincalh?o

Gira, gira

Que mergulho

S? pra chamar aten??o.

?

?

Apresentar a m?sica ?s crian?as e ent?o, propor a escolha do nome do peixinho. Para orientar esta escolha as crian?as poder?o observar as caracter?sticas do peixinho; como ? o seu comportamento dentro do aqu?rio, etc. A partir da m?sica ? poss?vel realizar um registro para finaliza??o dessa etapa. Instrumento: Ol? turminha! Estamos muito felizes em nosso grupo, pois, agora temos um bichinho de estima??o. Seu nome ?__________________________      (as crian?as dever?o escrever o nome do peixinho). Agora, fa?a um desenho do nosso amiguinho.

?

Recursos

- Tinta guache azul;

- Papel kraft;

- Pinc?is;

- Pedrinhas ornamentais;

-  Livro "Os animais do mundinho? da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen;

- Cd "Tchibum! A grande trilha da ?gua." Palavra Cantada/ Natura/ Natur?.

- Materiais recicl?veis conforme interesse do animal a ser fabricado.

Recursos Complementares

Acessando o endere?o abaixo voc? encontra algumas dicas de animais confeccionados com sucata:

http://viladoartesao.com.br/blog/2009/10/brinquedos-reciclados-para-fazer-com-a-criancada/

?

Acessando o endere?o abaixo voc? encontra dicas de como fazer um peixe com caixas de ovos de papel?o.

http://viladoartesao.com.br/blog/2009/10/brinquedos-reciclados-para-fazer-com-a-criancada/

Avaliação

O/a professor/a poder? realizar as seguintes observa??es:

- a crian?a demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;

- a crian?a participou das atividades propostas;

- a crian?a foi capaz de expressar suas ideias acerca do assunto abordado.