Rita de C?ssia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
? Conhecer diferentes animais que vivem na ?gua;
? Explorar os diferentes ambientes aqu?ticos.
? interessante que o/a professor/a tenha iniciado o tema ?gua com o seu grupo e destacado algumas quest?es, tais como: o que ? a ?gua; propriedades da ?gua; o ciclo da ?gua, etc.
1? Momento: Apresenta??o da m?sica ? Ciranda dos bichos? ?/ ?lbum Tchibum! A grande trilha da ?gua. Palavra Cantada/ Natura/ Natur?. Organizar uma rodinha e brincar ao som da m?sica.
2? Momento: A partir da can??o, orientar as crian?as a identificarem quais animais citados na m?sica s?o animais que vivem no ambiente aqu?tico. Construir o cen?rio de um rio com as crian?as, para isso elas precisar?o de papel kraft, tinta guache azul e pedrinhas para decorar. Depois de pronto o painel, o/a professor/a dever? pedir para as crian?as procurarem em revistas figuras de animais aqu?ticos para colar neste.
3? Momento: Organizar uma conta??o de hist?ria a partir do livro ? Os animais do mundinho? da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen. Neste livro, as crian?as encontrar?o mais alguns exemplos de animais que vivem em ambientes aqu?ticos. E encontrar?o algumas sugest?es de trabalho, como a constru??o de um peixe a partir da t?cnica do tangran, ensinada no pr?prio livro. Trata-se de um divertido jogo, uma esp?cie de quebra- cabe?a e tem muita aceita??o pelas crian?as. Os peixinhos constru?dos a partir do tangran tamb?m podem compor o painel produzido anteriormente.
Outra sugest?o de atividades que agrada as crian?as ? o trabalho com sucatas. Na ?rea dos recursos complementares voc? encontra algumas dicas.
Acervo da professora/ 2010
Imagem encontrada no endere?o: http://tiafabiolasonhomeu.blogspot.com/2009/06/peixinhos-para-pescaria-feitos-com.html.
4? Momento: Para a finaliza??o dos trabalhos sobre os animais aqu?ticos, o/a professor/a pode planejar uma visita ? algum lugar nas proximidades da escola que possibilite ?s crian?as conhecerem de perto um animal dessa esp?cie. Se a regi?o n?o possuir nenhum parque que tenha esse tipo de animais, pode organizar uma visita a um estabelecimento de venda de peixes ornamentais. E talvez, a partir desse passeio as crian?as possam adotar um peixinho como animal de estima??o da turma. Para que esta decis?o seja tomada ? preciso discutir com o grupo as implica??es desse ato, quais s?o as responsabilidades que o grupo teria que assumir; e ainda, avaliar o desejo das crian?as de terem um peixinho vivendo no aqu?rio.
5? Momento: Caso as crian?as decidam por adotarem um peixinho de aqu?rio como animal de estima??o da turma, o/a professor/a pode explorar a can??o: ? Peixinho de aqu?rio" .
?
Eu tenho um peixinho no aqu?rio
Colorido e brincalh?o
Gira, gira
Que mergulho
S? pra chamar aten??o.
?
?
Apresentar a m?sica ?s crian?as e ent?o, propor a escolha do nome do peixinho. Para orientar esta escolha as crian?as poder?o observar as caracter?sticas do peixinho; como ? o seu comportamento dentro do aqu?rio, etc. A partir da m?sica ? poss?vel realizar um registro para finaliza??o dessa etapa. Instrumento: Ol? turminha! Estamos muito felizes em nosso grupo, pois, agora temos um bichinho de estima??o. Seu nome ?__________________________ (as crian?as dever?o escrever o nome do peixinho). Agora, fa?a um desenho do nosso amiguinho.
?
Recursos
- Tinta guache azul;
- Papel kraft;
- Pinc?is;
- Pedrinhas ornamentais;
- Livro "Os animais do mundinho? da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen;
- Cd "Tchibum! A grande trilha da ?gua." Palavra Cantada/ Natura/ Natur?.
- Materiais recicl?veis conforme interesse do animal a ser fabricado.
Acessando o endere?o abaixo voc? encontra algumas dicas de animais confeccionados com sucata:
http://viladoartesao.com.br/blog/2009/10/brinquedos-reciclados-para-fazer-com-a-criancada/
?
Acessando o endere?o abaixo voc? encontra dicas de como fazer um peixe com caixas de ovos de papel?o.
http://viladoartesao.com.br/blog/2009/10/brinquedos-reciclados-para-fazer-com-a-criancada/
O/a professor/a poder? realizar as seguintes observa??es:
- a crian?a demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;
- a crian?a participou das atividades propostas;
- a crian?a foi capaz de expressar suas ideias acerca do assunto abordado.