Portal do Professor

Início do Conteúdo

Poderíamos viver sem água?

Autor e Co-autor(es)

Erica Cristina Moreno Nascimento imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Estabelecer a importância da água para vida; • Indicar soluções para a questão do desperdício de água; • Simular atitudes, a partir de jogos, que despertem a consciência dos alunos para a questão da preservação do meio ambiente.

Duração das atividades

Uma aula com duração de 120 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• A água como elemento formador da atmosfera da Terra.

Estratégias e recursos da aula

Conteúdo Específico

 A importância da água para a vida.

 

Recursos Educacionais Digitais

  Site com informações sobre a utilização e a importância da água na vida das pessoas e também com explicações sobre o uso correto desse recurso natural. O site trás jogos interativos que simulam situações cotidianas sobre preservação do meio ambiente. (clique na imagem ao lado para acessar o conteúdo do site)
 

  Jogo das 6 surpresas simula situações onde as atitudes do jogador é destacada para preservação da água enquanto recurso natural e a preservação do meio ambiente. (clique na imagem ao lado para emular o jogo)
 

  Simulador mostra como é a formação do planeta Terra com relação ao elemento água. (clique na imagem ao lado para simular)
 

  Jogo do Certo e Errado: jogo de perguntas utilizando imagens com situações cotidianas onde os alunos deverão julgar as ações dos personagens com relação à preservação do meio ambiente. (clique na imagem ao lado para emular o jogo)
 

 

Sugestão de aula

Esta aula está organizada em duas etapas: a primeira consistindo em atividades de leitura sobre a importância da água em texto encontrado no site “Chuá Chuágua” e a segunda em atividades lúdicas (jogos) utilizando recur sos e materiais digitais (no laboratório de informática).


& lt; strong>Introduzindo a aula (5 min.)

Inicialmente leve os alunos para o laboratório de informática, oriente-os para que se agrupem em duplas, cada dupla ocupará um computador. Informe aos alunos a ferramenta computacional que eles utilizarão nessa aula: Browser para navegação na internet.

Converse com os alunos sobre a importância da água para a vida. Pergunte a eles como eles imaginam que seria a vida deles caso tivessem disponível apenas um balde de água, por dia, para usarem em todas as atividades cotidianas.

 


Desenvolvendo a aula

1ª parte (45 a 55 min.)

Peça para os estudantes clicarem nos links do site “ Chuá Chuágua ”, indicados abaixo, leia e discuta com eles o conteúdo dos textos dessas páginas. Estimule os alunos a refletirem sobre o que leram com os questionamentos sugeridos ao lado de cada link representado por uma .

 

 

 

 

 

 

 

 
  

 

 

 

2ª parte (35 a 45 min.)

Solicite aos alunos para clicarem no link  Jogos Animados , em seguida peça para clicarem na chave dourada que aparecerá no site.

O primeiro jogo a ser acessado será o Jogo das 6 surpresas , localizado na primeira gota do lado direito do site. Peça aos estudantes para clicarem nessa gota e explorarem o jogo.

Após o termino da atividade “ Jogo das 6 surpresas ”, peça aos alunos para clicarem na quarta gota e assim acessarem o simulador e observarem atentamente o que acontece.
 

 

 

O jogo do CERTO ou ERRADO está localizado na sexta gota do site, solicite para que os alunos dêem um clique em cima dela. Peça para que eles respondam às perguntas que irão surgindo. Oriente aos alunos que anotem a pontuação final obtida ao jogar.


Refaça, em voz alta, com os alunos as questões (contidas no jogo), instigando-os a responderem e reparando eventuais erros conceituais ou de atitudes.

 


Sistematizando a aula (10 a 15 min.)

Faça algumas perguntas para turma, verificando se os alunos aprenderam a importância da água para vida.
Sugestão de perguntas para sistematizar a aula.
 

  1. A água é importante para vida dos seres vivos? Por quê?
  2. Você é um ser vivo?
  3. A água é importante para que você possa viver saudavelmente?
  4. Cite três situações onde a água é utilizada no seu cotidiano.
  5. Por que a água é importante para os vegetais?
  6. Utilizamos a água também para nos divertir?
  7. Explique porque é importan te preservarmos a águ a.
  8. Por que ao escovarmos os dentes e ensaboarmos as louças é importante deixar a torneira fechada?
  9. Como você pode ajudar a combater o desperdício de água?
  10. Por que jogar objetos, esgoto não tratado, lixo e produtos químicos tóxicos, em lagos, rios e no mar é prejudicial para a preservação da água?

 

 

 

 

Sugestões de atividades complementares

O professor poderá propor aos alunos elaborar um painel coletivo onde estejam representadas situações em que a água está presente na natureza e no cotidiano dos alunos. Peça que os alunos tragam recortes de jornais e revistas relacionadas com o tema á ;gua.

Também, poderá ser feito um painel com desenhos e frases de conscientização com relação ao uso correto da água.

 


 

Recursos Complementares


Neste site você encontra informações sobre a água e também sugestões de experimentos para serem realizados com os alunos. Acesse o site no endereço eletrônico: http://educar.sc.usp.br/maomassa/ciclo_natureza.htm.


Avaliação

O aluno poderá ser avaliado a partir das repostas das questões levantadas durante a aula e no jogo do CERTO ou ERRADO, a pontuação obtida por cada aluno neste jogo poderá ser convertida em nota se assim o professor desejar.