Maria da Conceição de Oliveira Andrade, Saimonton Tinôco da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
- Tipos de moradia;
- Direitos e deveres da criança;
- Materiais de construção.
Inicie a aula trazendo imagens dos diversos tipos de moradia, como os exemplares abaixo:
Fonte: http://www.senhoresdodestino.com/renda/casa_propria.jpg
Fonte: http://spa.fotologs.net/photo/58/25/40/arashi_kishu/1201140173_f.jpg
Fonte: http://mosteirodosom.com/Dosieroj/InfFlorFazenda_porKim.jpg
Fonte: http://ferrazlucas.files.wordpress.com/2010/03/palafita.jpg
Oriente as crianças a fazer uma leitura visual de imagens como esta, comparando-as. Encaminhe uma discussão sobre os tipos de moradia e o direito que toda criança tem a um lar, registrando as ideias na lousa ou no papel madeira.
Divida a turma em equipes, quando cada uma receberá uma das imagens trabalhadas no momento anterior, para que façam uma lista dos materiais utilizados na construção de cada tipo de imóvel. Terminada a atividade, cada grupo apresentará para a turma a sua lista de materiais, para que seja validada.
Faça um levantamento dos tipos de moradia das crianças da sala para, em seguida, construirem juntos uma tabela que represente os tipos de imóveis, como a do exemplo abaixo:
Fonte: Demonstrativo criado pelos autores.
Ao concluir a tabela, converse com os alunos sobre os resultados obtidos. Faça uma comparação entre os valores das duas colunas, verificando qual o valor maior e qual a diferença entre os dois (quanto a mais e quanto a menos).
Conversem, no grande grupo, sobre a situação das crianças que vivem na rua ou em condições precárias de moradia. Em seguida, coletivamente, escrevam uma carta para uma autoridade política da Região ou mesmo para a Presidência da República, falando sobre tal situação, dando sugestões de resolução desse problema, bem como pedindo providências.
- Tipos de Moradia - http://www.grupoescolar.com/materia/tipos_de_moradia.html
- Crianças de rua - http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+21-30/Passo+a+Passo+28/Crian%C3%A7as+de+rua.htm
O professor deverá realizar uma avaliação contínua por meio de observações, intervenções e orientações individuais e coletivas, a fim de acompanhar o aprendizado das crianças em relação aos objetivos proposto para o estudo.