Portal do Professor

Início do Conteúdo

Direito da criança: moradia.

Autor e Co-autor(es)

Maria Núbia Pessoa imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade, Saimonton Tinôco da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer o direito à moradia.
  • Identificar os diferentes tipos de moradias dos colegas de sala de aula;
  • Identificar os materiais usados  na construção de moradias;
  • Discutir sobre a situação de crianças que moram nas ruas.

Duração das atividades

2 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Tipos de moradia;

- Direitos e deveres da criança;

- Materiais de construção.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Inicie a aula trazendo imagens dos diversos tipos de moradia, como os exemplares abaixo:

Fonte: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:Vjt8msQ-1TI6rM:http://images.uncyc.org/commons/9/97/Favela.jpg&t=1 

Fonte: http://www.senhoresdodestino.com/renda/casa_propria.jpg

Fonte: http://spa.fotologs.net/photo/58/25/40/arashi_kishu/1201140173_f.jpg 

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_Vy2k9hBeNyQ/Sivhhw6D_RI/AAAAAAAAAHU/fB5Dzhc4OBs/s320/crian%C3%A7a+na+rua.jpg 

Fonte: http://mosteirodosom.com/Dosieroj/InfFlorFazenda_porKim.jpg 

Fonte: http://ferrazlucas.files.wordpress.com/2010/03/palafita.jpg  

Oriente as crianças a fazer uma leitura visual de imagens como esta, comparando-as. Encaminhe uma discussão sobre os tipos de moradia e o direito que toda criança tem a um lar, registrando as ideias na lousa ou no papel madeira.

ATIVIDADE 2

Divida a turma em equipes, quando cada uma receberá uma das imagens trabalhadas no momento anterior, para que façam uma lista dos materiais utilizados na construção de cada tipo de imóvel. Terminada a atividade, cada grupo apresentará para a turma a sua lista de materiais, para que seja validada.

ATIVIDADE 3

Faça um levantamento dos tipos de moradia das crianças da sala para, em seguida, construirem juntos uma tabela que represente os tipos de imóveis, como a do exemplo abaixo:

Fonte: Demonstrativo criado pelos autores.

Ao concluir a tabela, converse com os alunos sobre os resultados obtidos. Faça uma comparação entre os valores das duas colunas, verificando qual o valor maior e qual a diferença entre os dois (quanto a mais e quanto a menos).

ATIVIDADE 4

Conversem, no grande grupo, sobre a situação das crianças que vivem na rua ou em condições precárias de moradia. Em seguida, coletivamente, escrevam uma carta para uma autoridade política da Região ou mesmo para a Presidência da República, falando sobre tal situação, dando sugestões de resolução desse problema, bem como pedindo providências.

Recursos Complementares

Avaliação

O professor deverá realizar uma avaliação contínua por meio de observações, intervenções e orientações individuais e coletivas, a fim de acompanhar o aprendizado das crianças em relação aos objetivos proposto para o estudo.