Maria da Concei??o de Oliveira Andrade, Saimonton Tin?co da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
- Trabalho: conceito e possibilidades de atuação.
- Criança: infância e brincadeira
Traga para a sala de aula a cópia do poema Infância, de Carlos Drummond de Andrade, disponível em: http://www.kplus.com.br/materia.asp?co=312&rv=Cigarra. Leia com as crianças e, em seguida, discutam sobre as ideias presentes nele.
Numa roda de conversa, o professor iniciará a discussão sobre o trabalho infantil,, relacionando-a com o poema trabalhado no momento anterior. Para isso, deverá propor algumas questões, do tipo:
- O que é trabalho?
- Por que precisamos trabalhar?
- Criança precisa trabalhar? Por quê?
- Vocês conhecem alguma criança que trabalha?
No momento da discussão, o professor deverá registrar, por escrito, as ideias iniciais dos alunos, na lousa ou no papel madeira, para retomar nos momentos seguintes.
Para continuar a discussão iniciada anteriormente, o professor exibirá cenas do documentário Crianças Invisíveis ou de um similar, as quais mostrem episódios cotidianos de trabalho na infância. Em seguida, o professor fará um novo debate, comparando as falas iniciais com as cenas vistas.
Fonte: http://blog.agalaxia.com.br/up/a/ag/blog.agalaxia.com.br/img/criancas_invisiveis.jpg
Tendo como referência o vídeo exibido anteriormente, bem como as discussões realizadas até aqui, os alunos serão divididos em grupos, para que representem, através do teatro, cenas de trabalho infantil. Ao montar a sua cena, cada grupo deve ser orientado/estimulado a responder as seguintes perguntas:
- O QUE?
- QUEM?
- ONDE?
- Jogos teatrais - http://www.revistafenix.pro.br/PDF11/Resenha_Maria.Abadia.Cardoso.pdf
- Traabalho infantil - http://www.pime.org.br/mundoemissao/justicasocialinfantil.htm
Os alunos apresentarão as cenas criadas no 4º momento da aula e o professor, juntamente com as demais crianças da sala, retomarão os aspectos discutidos durante o estudo.