Portal do Professor

Início do Conteúdo

Direito da crian?a: n?o ao trabalho infantil

Autor e Co-autor(es)

Maria N?bia Pessoa imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Concei??o de Oliveira Andrade, Saimonton Tin?co da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Discutir sobre o trabalho infantil;
  • Vivenciar jogos teatrais.

Duração das atividades

2 aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Trabalho: conceito e possibilidades de atuação.

- Criança: infância e brincadeira

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Traga para a sala de aula a cópia do poema Infância, de Carlos Drummond de Andrade, disponível em: http://www.kplus.com.br/materia.asp?co=312&rv=Cigarra. Leia com as crianças e, em seguida, discutam sobre as ideias presentes nele. 

ATIVIDADE 2

Numa roda de conversa, o professor iniciará a discussão sobre o trabalho infantil,, relacionando-a com o poema trabalhado no momento anterior. Para isso, deverá propor algumas questões, do tipo:

- O que é trabalho?

- Por que precisamos trabalhar?

- Criança precisa trabalhar? Por quê?

- Vocês conhecem alguma criança que trabalha?

No momento da discussão, o professor deverá registrar, por escrito, as ideias iniciais dos alunos, na lousa ou no papel madeira, para retomar nos momentos seguintes.

ATIVIDADE 3

Para continuar a discussão iniciada anteriormente, o professor exibirá cenas do documentário Crianças Invisíveis ou de um similar, as quais mostrem episódios cotidianos de trabalho na infância. Em seguida, o professor fará um novo debate, comparando as falas iniciais com as cenas vistas.

Fonte: http://blog.agalaxia.com.br/up/a/ag/blog.agalaxia.com.br/img/criancas_invisiveis.jpg 

ATIVIDADE 4

Tendo como referência o vídeo exibido anteriormente, bem como as discussões realizadas até aqui, os alunos serão divididos em grupos, para que representem, através do teatro, cenas de trabalho infantil. Ao montar a sua cena, cada grupo deve ser orientado/estimulado a responder as seguintes perguntas:

- O QUE?

- QUEM?

- ONDE?

Recursos Complementares

Avaliação

Os alunos apresentarão as cenas criadas no 4º momento da aula e o professor, juntamente com as demais crianças da sala, retomarão os aspectos discutidos durante o estudo.