Portal do Professor

Início do Conteúdo

Lutas: Aprendendo sobre o Boxe

Autor e Co-autor(es)

Adriane Silva Tomaz imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethovem Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Conhecer as principais características do boxe;

§  Conhecer os fundamentos básicos de técnicas do boxe;

§  Vivenciar jogos de luta baseados no boxe;

§  Vivenciar algumas técnicas corporais do boxe.

Duração das atividades

2 aulas de 60 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Descobrindo sobre a luta!   

Iniciar a aula propondo uma brincadeira de perguntas e respostas. Para tal as crianças deverão estar sentadas em roda. O professor dirá que a escolha da pessoa que irá responder as perguntas se dará através de sorteio. No centro da roda, um lápis deverá ser rodado e quando parar, a criança que estiver na direção da ponta do lápis terá que responder à pergunta. Os colegas poderão ajudar caso a criança não saiba a resposta. Para responder algumas perguntas, as crianças deverão observar imagens selecionadas pelo professor.

 PERGUNTAS:  

 1 - QUAL É O NOME E PARA QUE SERVE ESTE EQUIPAMENTO?

http://melhoresdaweb.com/luvasdeboxe.html 

(Acesso em 18/10/2010).

2 - QUAL É O NOME E PARA QUE SERVE ESTE EQUIPAMENTO?

http://www.wwodontologia.com.br/noticia/odontologia-do-esporte/ 

(Acesso em 18/10/2010).

3- QUAL É O SEU PRINCIPAL MOVIMENTO?

http://colunacervical.zip.net/arch2007-01-14_2007-01-20.html 

(Acesso em 18/10/2010).

4- QUAL O NOME DESTE EQUIPAMENTO E PARA QUE SERVE ?

http://www.mmashop.com.br/produto-200-ufc%C2%AE_saco_de_boxe_em_gota_saco_de_pancada  

(Acesso em 18/10/2010).

5- QUAL É O NOME DESTA LUTA?

http://empreita.blogspot.com/ 

(Acesso em 18/10/2010).

6- QUAL O NOME DESTE EQUIPAMENTO E PARA QUE SERVE?

http://ihaa.com.br/comprar/comprar-protetor-de-cabecacapaceteboxekung-fumuay-thaikarate/  

(Acesso em 18/10/2010).

7- QUAL É O NOME DESTE LUGAR?

http://www.hayashiportugal.com/index.php?cPath=93 

(Acesso em 18/10/2010).

8) O QUE NÃO É PERMITIDO NESTA LUTA?   

9) VOCÊ SABE O NOME DE UM LUTADOR DE BOXE BRASILEIRO FAMOSO?

10) QUANDO TERMINA UMA LUTA DE BOXE?   

11) QUAL O TIPO DE VESTIMENTA OS ATLETAS USAM NESTA MODALIDADE DE LUTA?

12) O QUE É NOCAUTE?    

Para o fechamento deste primeiro momento da aula o professor deverá fazer uma breve exposição dos elementos característicos da luta de boxe:  

É uma modalidade de luta cujo principal movimento são os golpes com os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater. Nesta modalidade de luta são usadas luvas, protetores bucais e de cabeça para proteger seus praticantes. No boxe não são permitidos golpes ‘baixos” (abaixo da cintura). O nocaute, ocorre quando um dos lutadores aplica um golpe que derruba seu adversário no chão, incapacitado-o de terminar o combate. Caso o lutador esteja visivelmente atordoado pelos golpes do adverário, mas ainda permaneça de pé, o juiz pode interromper a luta, o que configura um nocaute técnico.Os principais golpes do boxe são o jabe, o direto, o gancho e o uppercut (ao citar os principais golpes o professor poderá demosntrar e pedir que todos façam).  

 Atividade 2: Brincando de boxe

Neste momento da aula as crianças serão convidadas a participar da brincadeira  “Nocauteando a bola”.

Para esta brincadeira deverão ser desenhados no chão quadrados (grandes) que servirão de rings. Cada criança, de posse de uma bexiga cheia formará duplas, cada uma dentro de um ring. A bexiga deverá ficar presa debaixo de um dos braços da criança. O objetivo da brincadeira é tentar acertar (com o braço livre) um golpe na bexiga do colega, se ela estourar é “nocaute”, se ela só sair do lugar marca-se um ponto. Nesta brincadeira não é permitido sair do “ring”, nem estourar a bola usando a mão aberta.  

 Atividade 3: Aprendendo alguns tipos de golpes  

Neste momento da aula o professor poderá utilizar o seguinte infográfico para explicar e apresentar para a turma as seguintes técnicas do boxe: Jab, direto, cruzado, uppercut e gancho.

http://www.cob.org.br/esportes/infograficos/BX/index.html 

(Acesso em 18/10/2010).

Após apreciação do vídeo, convidá-los para uma prática corporal dos golpes do boxe. O objetivo desta atividade é criar a possibilidade de vivência dos golpes do boxe de forma divertida e segura. Em duplas, as crianças ficarão de frente uma para a outra em todas as brincadeiras abaixo.

Experimentando o direto:  Uma criança segurando uma bola à frente do corpo na altura da cabeça para a outra realizar o golpe na bola (Golpe frontal com o punho muito rápido).  

Experimentado o cruzado:    Uma criança segurando uma bola ao lado do corpo na altura da cabeça para a outra realizar o golpe na bola (O alvo é a lateral da cabeça do adversário. O cruzado termina seu movimento com o braço flexionado, diferentemente do direto).  

Experimentando o uppercut :  Uma criança segurando uma bola à frente do corpo e na direção da cabeça para a outra realizar o golpe na bola (Golpe desferido de baixo para cima visando atingir o queixo do oponente).

OBS: Nesta brincadeira o objetivo não é estourar a bola, ela apenas serve de local para a simulação do golpe que deve ser dado devagar e sem força. O mais importante aqui é que as crianças percebam a diferença nos gestos técnicos.

Recursos Complementares

Avaliação

Faça um desenho sobre o boxe contendo:

1) Os equipamentos usados nessa luta;

2) O espaço oficial para sua prática;

3) Os três tipos de golpes aprendidos na aula de hoje.