- Apresentar a pintura de Vasarely “Marc Positive":
http://www.galerie-es.com/art.victor-vasarely.html?lg=en
- Falar sobre o importante papel do artista na criação da tendência Op Art, junto da artista Bridget Riley. Mencionar que o artista trabalhou em nome de uma arte que exigia do olhar. Uma arte que escolhia cuidadosamente as cores que iriam ficar umas próximas das outras. Que essa escolha era intencional, pois o artista perseguia a ideia do movimento óptico, ou seja, ele desejava que suas pinturas tivessem um movimento no campo da percepção. Que dessem a impressão de ora se aproximar, ora se distanciar, ora ofuscar e embaralhar a visão. A função das cores nesses trabalhos era de instigar o olhar, a percepção e os efeitos ópticos.
- Chamar a atenção sobre a utilização que Vasarely faz das cores, criando efeitos contrastantes no resultado final da pintura. Pedir que os alunos listem em seus cadernos as cores que percebem na pintura. E mais: qual cor está dentro da outra? Elencar pares de cores contrastantes. Indague ainda: quais formas Vasarely utiliza? Quantos tipos de formas geométricas o artista utilizou nessa pintura?
- Encerrada essa etapa de observações e apreciação da pintura, motivar a criação de uma colagem que priorize a utilização de formas geométricas básicas (quadrado, retângulo, círculo, etc) e a sobreposição de formas com cores contrastantes. É preciso analisar quais cores dão o efeito perseguido e quais formas serão escolhidas para o trabalho. O alunado poderá consultar os pares de cores anotados no caderno. Retire a pintura de Vasarely da visão do alunado. Deixe que as crianças fiquem com as orientações dadas e apenas com a lembrança da pintura do artista apresentada.
- Utilizando papéis de cores variadas, tesoura e cola, as crianças irão criar sua própria colagem com cores contrastantes e formas geométricas. Veja abaixo o resultado dos trabalhos de alunas e alunos do 4º ano:
- Os resultados são belos e resultam muito bem! As crianças admiram os trabalhos depois de prontos! Portanto, é importante incentivar o momento da feitura, pois o processo é mais demorado e exige atenção e paciência para o preenchimento da área do suporte, que pode ser um papel ou papelão. Ao terminar, discuta com o grupo se as cores produziram efeitos de aproximação ou distanciamento. Quais agrupamentos de cores geraram mais contrastes e quais menos. Por quê? São questionamentos que enriquecem o trabalho prático e ajudam as crianças a refletirem sobre o que realizaram.