Portal do Professor

Início do Conteúdo

Eufemismos cotidianos – amenizando o impacto do discurso

Autor e Co-autor(es)

Caroline Souza Ferreira Filgueiras imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise lingüística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise lingüística
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise lingüística
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise lingüística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise lingüística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •  identificar recursos vocabulares e expressivos que permitem amenizar os impactos do discurso;
  •  perceber os diferentes modos de elaboração do discurso e as implicações das escolhas vocabulares no âmbito discursivo;
  •  analisar a linguagem jornalística, observando as escolhas de registro utilizadas e os resultados advindos dessas escolhas;
  •  produzir textos utilizando eufemismos.

Duração das atividades

Cinco aulas: quatro de 50 min. e uma de 1h e 40 min.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão apresentar as habilidades de leitura, compreensão e produção de textos nos quais é utilizada a linguagem figurada.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)

Professor/a,

Distribua para os alunos as tirinhas abaixo:

http://duvidasredacao.blogspot.com/2009/09/eufemismo.html  - acesso em 13-10-10 

http://www.conversadeportugues.com.br/2010/04/eufemismo.html - acesso em 13-10-10 

Em seguida, peça que os alunos interpretem oralmente a mensagem transmitida em cada uma delas, a partir da análise do sentido das seguintes falas:

  1. Vou me levantar sempre que a natureza exigir. (Ele vai levantar para ir ao banheiro)
  2. Parece que tem uns probleminhas estruturais. (Está caindo aos pedaços)

Oriente-os a colar as tiras no caderno e a registrar as respostas dadas oralmente. Em seguida, passe no quadro outros exemplos e peça que os alunos expliquem-nos por escrito:

  1. Ele faltou com a verdade.   (mentiu)
  2. [...] trata-se de um usurpador do bem alheio. (ladrão)
  3. Vivia de caridade pública.  (Machado de Assis)  (mendigava)
  4. O aluno foi convidado a sair da escola.  (foi expulso)
  5. Paulo não foi feliz nos exames. (tirou nota baixa)
  6.  Enriqueceu por meios ilícitos.  (é corrupto)
  7. Querida, ao pé do leito derradeiro.  (A. de Azevedo)  (ao pé do caixão)

Corrija a atividade e a partir dela proponha a elaboração coletiva de um conceito para eufemismo, da seguinte forma:

  •  deixe que os alunos apresentem suas opiniões sobre o significado dessa figura de linguagem;
  •  vá anotando no quadro as colocações dos alunos;
  •  elabore, em conjunto com eles, um conceito de eufemismo.
  •  peça que os alunos registrem o conceito no caderno.

Reproduza (com data show) ou no laboratório de informática as seguintes propagandas:

http://www.youtube.com/watch?v=U9gfCX_v3I4 - acesso em 13-10-10  (propaganda de Lacto purga)

http://www.youtube.com/watch?v=QerOjvm76V0&feature=related - acesso em 13-10-10 (propaganda de Glad Toque de Frescor ) 

Solicite que os alunos identifiquem e anotem os eufemismos presentes nelas. Em seguida pergunte-lhes por que, na opinião deles, os eufemismos foram utilizados.

Os alunos deverão responder oralmente às questões, levando em conta os conhecimentos adquiridos sobre essa figura de linguagem.

Espera-se que eles percebam que os eufemismos presentes nas propagandas são utilizados para atenuar o impacto negativo de situações relacionadas ao ato de defecar e ao mau cheiro provocado pelas fezes.

Segunda aula - 50 min.

Converse com os alunos sobre o uso de eufemismos em textos de humor. Dê alguns exemplos retirados do texto Eufemismo corporativo:

“Tecnólogo em construção civil aplicada” – Servente de pedreiro

“Personal stylist for shoes” – Engraxate

“Operador de colheita e corte manual” – Cortador de cana

“Vallett profissional autônomo” – Flanelinha

“Perscrutador de assentos” – Lanterninha

“Agente Junior de atividades diversificadas” – Office-Boy

“Administrador de detritos e resíduos urbanos” – Lixeiro

“Assessor para assuntos póstumos” – Papa-defunto

http://www.blodega.com/index.php/2009/04/09/eufemismo-corporativo/ - acesso em 13-10-10, (texto de humor sobre eufemismos) 

Em seguida, solicite que, em duplas, criem eufemismos engraçados sobre profissões. Oriente-os a não usar termos pejorativos e preconceituosos.

Ao final da atividade cada dupla deverá apresentar para você e a turma um dos eufemismos criados e desafiar os colegas a descobrirem a que profissão se refere.

Comente a atividade, fazendo as correções necessárias.

Terceira aula - 50 min.

Distribua para os alunos o texto indicado abaixo e solicite que eles façam a leitura:

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1865 - acesso em 13-10-10 (Eufemismo na contramão da inclusão)

Em seguida, proponha as seguintes questões para serem respondidas em grupo:

  1. Qual o assunto tratado no texto? (O uso de eufemismos para fazer referência aos deficientes)
  2. Qual a opinião do autor sobre o uso de eufemismos para fazer referência a pessoas deficientes? Justifiquem a resposta. (Ele é contrário ao uso, como afirma.)
  3. Quais os eufemismos citados no texto? (As expressões que estão entre aspas no primeiro parágrafo)
  4. Escrevam com suas palavras por que, na opinião de Miriam Piber Campos, esses eufemismos são criados.
  5. Posicionem-se também a respeito da questão central do texto: devem ou não ser utilizados eufemismos para fazer referência aos deficientes?

Peça que os grupos apresentem oralmente as respostas e promova uma discussão sobre elas.

Para a próxima aula, solicite que os alunos pesquisem junto a outros colegas e profissionais da escola termos que utilizam (ou que conhecem) para se referirem a deficientes, negros e homossexuais.

Quarta aula - 50 min.

Forme um grande círculo na sala para que os alunos apresentarem as expressões  pesquisadas.

Anote as  mais polêmicas e proponha uma discussão sobre elas.

Em seguida, solicite que cada aluno produza um parágrafo opinando sobre o uso de eufemismos para fazer referência a representantes das minorias (negros, deficientes físicos, homossexuais)

Recolha os parágrafos para correção e anote sugestões de reescrita, se necessário.

Quinta aula - 50 min.

Distribua os parágrafos, estabeleça um tempo para a reescrita e peça que os alunos façam sua leitura oral para a turma.

Sugira a seleção, pela turma, de alguns parágrafos para serem publicados na página de opinião do jornal da escola ou da cidade.

Recursos Complementares

http://recantodasletras.uol.com.br/gramatica/1957400 - acesso 13-10-10, conteúdo sobre eufemismos. 

http://foradeorbita.com/2010/04/29/dos-eufemismos-desnecessarios/ - acesso em 13-10-10,  texto com crítica sobre o uso de eufemismos.   

Avaliação

Professor/a,

Avalie os alunos levando em conta os seguintes itens:

  • clareza e organização na expressão oral e escrita;
  • compreensão do uso da linguagem figurada (no caso eufemismo) em textos do cotidiano;
  • uso adequado dos eufemismos nos próprios textos.
  • empenho na realização das atividades propostas.

Proponha que eles realizem uma autoavaliação e avaliem também a sequência didática.