Portal do Professor

Início do Conteúdo

Amizade, afetividade e alfabetização

Autor e Co-autor(es)

Mariane Éllen da Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •   Produzir uma história em quadrinhos;
  •   Expressar sentimentos por meio de músicas;
  •   Manifestar afetividade no contato com outras crianças;
  •   Produzir um texto em ordem alfabética;
  •   Participar de uma brincadeira chamada Correio do Amigo.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos – Três (4) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.  

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

SENSIBILIZAÇÃO

Professor, o momento da rodinha de conversa, proporciona espaços para o diálogo e a troca de: experiências, opiniões e sentimentos de todos da turma. Portanto, com os alunos assentados em roda, proponha a seguinte dinâmica para aproximarem os pares.

A dinâmica se chama EU GOSTO DO MEU COLEGA PORQUE...

Solicite que cada criança fale um motivo porque gosta do colega. Exemplo:

Eu gosto do meu colega porque: ... ele brinca comigo.

Eu gosto do meu colega porque: ... ele conversa comigo quando estou triste.

Eu gosto do meu colega porque: ... ele é estudioso.

Em seguida, prepare a letra da música dos Saltimbancos, chamada TODOS JUNTOS, ela traz a mensagem de união e de amizade.

Todos Juntos

Composição: Enriquez - Bardotti - Chico Buarque

Uma gata, o que é que tem? - As unhas

E a galinha, o que é que tem? - O bico

Dito assim, parece até ridículo

 Um bichinho se assanhar

 E o jumento, o que é que tem? - As patas

 E o cachorro, o que é que tem? - Os dentes

Ponha tudo junto e de repente vamos ver o que é que dá

Junte um bico com dez unhas

Quatro patas, trinta dentes

E o valente dos valentes

 Ainda vai te respeitar

Todos juntos somos fortes

Somos flecha e somos arco

Todos nós no mesmo barco

Não há nada pra temer

 - Ao meu lado há um amigo

 Que é preciso proteger

 Todos juntos somos fortes

 Não há nada pra temer

Uma gata, o que é que é? - Esperta

 E o jumento, o que é que é? - Paciente

Não é grande coisa realmente

 Prum bichinho se assanhar

E o cachorro, o que é que é? - Leal

 E a galinha, o que é que é? - Teimosa

 Não parece mesmo grande coisa

Vamos ver no que é que dá

Esperteza, Paciência

Lealdade, Teimosia

E mais dia menos dia

A lei da selva vai mudar

Todos juntos somos fortes

Somos flecha e somos arco

Todos nós no mesmo barco

 Não há nada pra temer

 - Ao meu lado há um amigo

Que é preciso proteger

Todos juntos somos fortes

 Não há nada pra temer

E no mundo dizem que são tantos

 Saltimbancos como somos nós.

Os saltimbancos - http://letras.terra.com.br/os-saltimbancos/275214/ 

Solicite que os alunos façam a leitura e depois cante com a turma. Em seguida, pergunte o que acharam da música e peça para justificarem a resposta.

2ª atividade:

Professor, retome com a turma a importância da amizade. Questione: Porque é bom ter amigos? Ressalte que a amizade também é cuidar do outro, ter respeito, ser paciente, pois somos pessoas diferentes, dentre outros.

A seguir, proponha para a turma a produção de um texto sobre amizade em ordem alfabética. Poderá ser individual ou coletiva.

Fonte: Acervo da autora

Trecho da produção de texto, realizado pela turma da Profª. Mariane Éllen Silva, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia ( ESEBA ) - ano 2010.

3ª Atividade:

Professor, organize a turma em círculo ou em formato de “U” para aproximar os pares. Prepare a história em quadrinho da Turma da Mônica, intitulada:

Disponível no sítio: http://www.monica.com.br/comics/amizade/pag1.htm 

Em seguida, peça para cada aluno produzir uma história em quadrinhos sobre ele e algum amigo. Para tanto, deverá fazer os desenhos, os balões e a escrita. Você poderá confeccionar uma folha para cada aluno, da seguinte forma:

Fonte: Acervo da Autora

Professor, você deverá informar sobre os diferentes tipos de balões existentes numa história em quadrinho.

Veja alguns exemplos:

http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html 

Acessando os seguintes sítios você encontrará  outras informações.

http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html 

http://www.slideshare.net/gibiteca/oficina-de-quadrinhos-presentation-667792 

É importante auxiliar o aluno sempre quando for necessário no momento da escrita. Verifique a escrita das palavras e a coesão da história. Faça intervenções quando necessário, questione os alunos sobre o que escreveram até chegarem ao esperado, ou seja, um texto com coerência.

A seguir, peça para cada aluno ler para a turma a sua história e fixá-la no mural da  sala de aula.

4ª Atividade:

Professor, nesse momento realize a brincadeira do Correio do Amigo. Escreva o nome de cada aluno em um papel, coloque numa caixinha e peça para cada aluno pegar um papel (tipo amigo invisível).

Em seguida, providencie um papelzinho de 10cm X 5cm para cada aluno e solicite que escreva uma mensagem para o colega que sorteou.

Logo após, deverá ler  a mensagem para o colega.

Ex:

Fonte: Acervo da Autora

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno em se relacionar com o colega, entender sobre a amizade, bem como sobre as produções realizadas.