- Iniciar a aula comentando que na natureza tudo pode ser simplificado em formas geométricas. Que as coisas do mundo, se observarmos com atenção, podem ser traduzidas em quadrados, círculos, retângulos, etc. Apresente alguns exemplos como os abaixo:
http://sprott.physics.wisc.edu/pickover/snail.jpg
O caracol é a forma espiralada!
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2002/icm203/images/planeta.jpg
O planeta visto de longe, é um círculo!
http://2.bp.blogspot.com/_g2jiBcHfm78/RxKbctKv_9I/AAAAAAAABJY/oFmOi4KjHQc/s320/DSC08007.jpg
Perceba em quantas formas geométricas essas folhas podem se transformar!
- Provoque depois as crianças: Será que somos capazes de transformar o rosto humano em formas geométricas? Será que podemos geometrizar os elementos faciais?
- É possível que o grupo afirme que é possível sim! Então, proponha a turma formar duplas de trabalho, onde cada um/a irá observar a face do colega e em seguida no caderno ou outro suporte (papel ou papelão), irá recortar formas geométricas, colando-as até formar o retrato do colega.
- Apresente, para enriquecer a aula, a pintura de Paul Klee (abaixo) e chame atenção para o modo como o artista geometrizou o rosto humano. Dessa maneira, incentive as crianças a construir um retrato do colega utilizando retalhos de papéis coloridos.
"Senecio", Paul Klee, 1922
http://www.worldgallery.co.uk/art-print/Senecio,-1922-15461.html
- Para diversificar, sugira as crianças que colem jornais no suporte, assim o fundo da colagem ganha uma textura de letras, que ao final, pode ser coberta com as cores do giz de cera, colorindo bem forte. Veja os resultados abaixo:
- Não se esqueça que, ao produzir, as crianças utilizam com facilidade sua imaginação. Logo, não é imprescindível que a colagem se pareça com o/a modelo/colega. O mais importante aqui é reforçar o conceito de "retrato" nas artes visuais e trabalhar a geometrização das formas. Ou seja, a criança poderá exercitar sua capacidade de simplificar e sintetizar aquilo que ela vê, utilizando as formas geométricas como referencial nessa tarefa.
- Ao longo do exercício, acompanhe a execução e tire as dúvidas de quem solicitar. Às vezes, surgem dúvidas se tal forma é geométrica ou não. Esteja presente nesses momentos!