Rita Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Conversar sobre a importância dos alimentos saudáveis para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica educativa.
1º momento: Professor, para dar inicio ao assunto, leve para a rodinha de conversa um diálogo sobre o lanche que comeram na escola. Alguns questionamentos que você pode levantar logo depois que voltarem do lanche: Terminamos de lanchar, todos estão satisfeitos? Comeram direitinho? O que vocês comeram? Gostaram do lanche? E na casa de vocês, o que gostam de comer?
Envie para casa uma pesquisa, pedindo que registrem como é a alimentação da família. Sugestões: O que costumam comer no café da manhã? Quais as frutas e verduras preferidas da família? O que gostam para o almoço? A que horas vocês jantam? Qual é o prato preferido da família? No retorno da atividade, em rodinha, socialize as pesquisas identificando semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares das crianças.
2º momento: Proponha que cada criança escolha o alimento mais consumido na família e faça o registro através do alfabeto móvel, escrevendo o nome desse alimento.
3º momento: ATELIÊ DAS ARTES: Disponibilize frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem livremente. Peça que observem as cores e as formas das mesmas. Distribua argila para que modelem os alimentos apresentados de acordo com suas percepções sobre os mesmos.
Acervo da autora
4º momento: Para dar continuidade ao trabalho de percepção das crianças acerca da alimentação, disponibilize revistas e peça que recortem frutas, verduras e legumes e o que mais estiver relacionado com uma alimentação saudável. Peça que montem um prato que represente esse tipo de alimentação.
http://serveg.blogspot.com/2011/02/cardapio-anticancer-prato-colorido.html
5º momento: Visitar a cantina da escola para conhecer como é feito o lanche. Registrar esse momento com desenhos e com a escrita espontânea da palavara CANTINA.
6º momento: Oficina culinária: Reaproveitando os alimentos. BOLO DE CASCA DE BANANA.A educação é um fator essencial até para o trato com os alimentos. Conversar com as crianças que ao preparar a comida, devemos evitar o desperdício: talos, folhas, sementes e cascas têm grande valor nutritivo e possibilitam variações no cardápio. Com um pouco de criatividade, o que antes tinha como destino o lixo, passa a ser a refeição principal de muitas famílias. Então o reaproveitamento de alimentos passa também pelo processo de giene no trato com as frutas e verduras e pelo correto armazenamento. Agora, mãos na massa! Humm que delícia...
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de casca de banana madura • 2 colheres (sopa) de fermento em pó • canela em pó para polvilhar • 5 colheres (sopa) rasa de margarina • 4 claras em neve • 4 gemas • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo • 2½ xícaras (chá) de açúcar.
Preparo da Receita
Bater no liquidificador as cascas de banana com 1/2 xícara (chá) de água. Reservar. Na batedeira, colocar a margarina, a gema e o açúcar, batendo até ficar homogênea. Misturar as cascas de banana batidas, a farinha e o fermento. Por último, colocar as claras em neve, polvilhando com a canela antes de ir ao forno. Levar ao forno em forma untada, assar durante 30 ou 35 min.
MATERIAIS:
Revistas.
Cola.
Tesoura.
Alfabeto Móvel.
Obras de arte.
Cozinha experimental.
Sugestão de livros: BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.
Observação constante da participação da criança no grupo e também será avaliado o seu desempenho individual.