Portal do Professor

Início do Conteúdo

A origem e o fim dos alimentos.

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Salum Cabral Galvão imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Promover a reflexão sobre a produção de alimento, de onde vem e como chega até nós.      
  • Conhecer os nossos hábitos alimentares e possíveis necessidades de readequação alimentar.        
  • Conhecer como é feito o lanche da escola.       
  • Identificar qual o destino dos alimentos não utilizados (restos ou desperdícios).      
  • Propiciar o contato com formas de reaproveitamento alimentar como cascas e sementes.  

Duração das atividades

5 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conversar sobre a importância dos alimentos saudáveis para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica educativa.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: Professor, para dar inicio ao assunto, leve para a rodinha de conversa um diálogo sobre o lanche que comeram na escola. Alguns questionamentos que você pode levantar logo depois que voltarem do lanche: Terminamos de lanchar, todos estão satisfeitos? Comeram direitinho? O que vocês comeram? Gostaram do lanche? E na casa de vocês, o que gostam de comer?

Envie para casa uma pesquisa, pedindo que registrem como é a alimentação da família. Sugestões: O que costumam comer no café da manhã? Quais as frutas e verduras preferidas da família? O que gostam para o almoço? A que horas vocês jantam? Qual é o prato preferido da família? No retorno da atividade, em rodinha, socialize as pesquisas identificando semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares das crianças.

2º momento:  Proponha que cada criança escolha o alimento mais consumido na família e faça o registro através do alfabeto móvel, escrevendo o nome desse alimento.

3º momento: ATELIÊ DAS ARTES:  Disponibilize frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem livremente. Peça que observem as cores e as formas das mesmas. Distribua argila para que modelem os alimentos apresentados de acordo com suas percepções sobre os mesmos. 

 

Acervo da autora

 

4º momento: Para dar continuidade ao trabalho de percepção das crianças acerca da alimentação, disponibilize revistas e peça que recortem frutas, verduras e legumes e o que mais estiver relacionado com uma alimentação saudável. Peça que montem um prato que represente esse tipo de alimentação.

http://serveg.blogspot.com/2011/02/cardapio-anticancer-prato-colorido.html  

5º momento: Visitar a cantina da escola para conhecer como é feito o lanche. Registrar esse momento com desenhos e com a escrita espontânea da palavara CANTINA.

6º momento: Oficina culinária: Reaproveitando os alimentos. BOLO DE CASCA DE BANANA.A educação é um fator essencial até para o trato com os alimentos. Conversar com as crianças que ao preparar a comida, devemos evitar o desperdício: talos, folhas, sementes e cascas têm grande valor nutritivo e possibilitam variações no cardápio. Com um pouco de criatividade, o que antes tinha como destino o lixo, passa a ser a refeição principal de muitas famílias. Então  o reaproveitamento de alimentos passa também pelo processo de giene no trato com as frutas e verduras e pelo correto armazenamento. Agora, mãos na massa! Humm que delícia...

Ingredientes:  

2 xícaras (chá) de casca de banana madura • 2 colheres (sopa) de fermento em pó • canela em pó para polvilhar • 5 colheres (sopa) rasa de margarina • 4 claras em neve • 4 gemas • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo • 2½ xícaras (chá) de açúcar.

Preparo da Receita

Bater no liquidificador as cascas de banana com 1/2 xícara (chá) de água. Reservar. Na batedeira, colocar a margarina, a gema e o açúcar, batendo até ficar homogênea. Misturar as cascas de banana batidas, a farinha e o fermento. Por último, colocar as claras em neve, polvilhando com a canela antes de ir ao forno. Levar ao forno em forma untada, assar durante 30 ou 35 min.

MATERIAIS:

 Revistas.

Cola.

Tesoura.  

Alfabeto Móvel.

Obras de arte.

Cozinha experimental.

Recursos Complementares

 

Sugestão de livros: BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.

Avaliação

Observação constante da participação da criança no grupo e também será avaliado o seu desempenho individual.