Aula 1
- O professor deve iniciar a aula verificando com os alunos o que eles lembram sobre o processo de colonização do Brasil e anotar no quadro as respostas. Quem eram os homens escolhidos para tal função e quais os seus direitos e deveres?
- O professor deve exibir o mapa do Brasilo colonial, dividido em Capitanias Hereditárias para que os alunos expliquem o funcionamento deste sistema de colonização:
-
Imagem disponível em: http://www.serqueira.com.br/mapas/img/proib3.jpg
- Após a verificação das ideias apresentadas pelos alunos, o professor deve apresentar a letra do samba-enredo da Escola de Samba Tradição, no carnaval de 1999, “Nos Braços da História, Jacarepaguá, Quatro Séculos de Glórias” (http://letras.terra.com.br/tradicao-rj/474640/), pedindo a eles que identifiquem na música aspectos apontados previamente por eles.
- Após a conclusão dessa tarefa com os alunos, o professor deve retomar a aula com perguntas sobre o controle da Coroa Portuguesa nas ações dos capitães donatários e o poder local que estes passaram a exercer, sempre anotando no quadro as observações dos alunos.
- Mostrando a imagem abaixo, o professor deve instigar aos alunos a falarem sobre o funcionamento de uma plantação de cana-de-açúcar e as relações hierárquicas dentro do engenho
-
Imagem disponível em:
http://3.bp.blogspot.com/_HNwHnP9L0jo/TL2bLZTGfxI/AAAAAAAAAS8/QS7UE6iCr1I/s1600/engenho,+casa+grande,+senzala.JPG
- A partir de então, o professor deve introduzir o conceito de privatismo e provocar os alunos para que eles apontem momentos da história brasileira em que interesses particulares se mostraram presentes na condução das ações do Estado.
- Como exemplo, o professor pode mostrar a imagem abaixo, quando o café comprado pelo governo era queimado. Os alunos devem responder: Por que o governo comprava café? Que grupo fazia pressão para isso? Por que estre grupo possuía força para exercer pressão? Esta medida era favorável a outros grupos?
-
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_Apt4rkhqT6g/TCTYeJnknyI/AAAAAAAAAAw/ya-5VEpeqTg/s1600/queima_cafe.jpg
- O professor deve entregar aos alunos (ou projetar) o seguinte trecho da música “Quadro Negro” (http://letras.terra.com.br/simples-raportagem/1721448/) e verificar a opinião deles sobre os versos: " Pra quem nasceu em berço de ouro é difícil entender // Que não é só porque seus pais fizeram por merecer // Foram anos de exploração no passado pra que um dia // A sociedade fosse estruturada a favor de uma minoria"
Atividade escrita
- Os alunos devem dar a sua opinião, através de texto, sobre as seguintes questões: - O que são a vida e a coisa pública? - O brasileiro pratica a vida pública? - Quando? - Quais os motivos que afastam o brasileiro de discussões políticas? - De quem seria o interesse de manter a população afastada de tais discussões? - O que eles ganham com isso? - É importante que os alunos tenham liberdade para redigir o texto, baseando-se em suas próprias opiniões após as exposições feitas durante a aula.
- Ao final da aula, o professor deve separar a turma em grupos para que, na próxima aula, os alunos apresentem um trabalho.
Aula 2
Apresentação dos trabalhos
- O trabalho a ser apresentado deve seguir as seguintes orientações:
- Os alunos deverão escolher uma situação da sociedade brasileira, atual ou não, em que os interesses privados se coloquem acima da coletividade e apresentá-la ao restante da turma;
- Em seguida, o grupo deverá apresentar tentativas que foram feitas para vencer o problema e quais foram os seus resultados, ou poderá também propor maneiras de solucionar a questão;
- Para a apresentação, os alunos poderão usar recursos variados: cartazes, músicas, vídeos e, até mesmo, a participação de pessoas envolvidas nas questões apresentadas
Debate
- Após a apresentação do último grupo, os alunos deverão avaliar os problemas e as soluções apresentadas, assim como os demais grupos.
- Quais eles julgam serem os mais sérios?
- Das soluções apresentadas, quais eram as mais viáveis?
- Há alguma maneira melhor de enfrentar o problema?
- Qual grupo cumpriu melhor a proposta?
Recursos
Conclusão
A partir do que foi colocado pelo professor e do debate, é importante que os alunos saiam da aula com uma noção de coisa pública, assim como a importância da participação da população junto de seus dirigentes na vida política, como forma de combate a interesses particulares e à corrupção.
A avaliação se dará por meio da observação do professor da participação individual e em grupo na realização das atividades propostas, levando-se em conta a criatividade na produção da atividade final.