Portal do Professor

Início do Conteúdo

As Provas da Ginástica Artística: o Solo

Autor e Co-autor(es)

Adriano de Paiva Reis imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer as exigências técnicas de solo na ginástica artística masculina e feminina.
  • Reconhecer as capacidades físicas necessárias para a execução dos movimentos deste aparelho.

Duração das atividades

3 aulas (150 minutos).

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de ginástica e ginástica artística.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Os alunos serão reunidos em uma sala com recursos multimídia onde serão exibidos os vídeos abaixo:  

http://www.ginasticas.com.br/interacao/videos/panamericano_santodomingo_2003/03PANAACominFX.mpg

  http://www.ginasticas.com.br/interacao/videos/torneiointernacional_2007/BRA%20-%20Ana%20Claudia%20Silva_TF_Bars.wmv    

Acessos dia 14 de outubro de 2010.

Ao término, questionar aos alunos: Quais são os movimentos obrigatórios para esta prova da ginástica artística? Quais são as qualidades físicas preponderantes em cada um destes movimentos?   

O docente deve direcionar a discussão no sentido de que os movimentos característicos desta prova são os saltos, giros e flexibilidades, e por isso, exigem as qualidades físicas: força, elasticidade e velocidade, que deverão ser observadoa durante as vivências das próximas atividades.       

Atividade 2: Vivenciando os movimentos básicos do solo:   

O professor irá dividir os alunos em 5 grupos. Cada grupo receberá uma das figuras abaixo, onde está a descrição (através de sequência de imagens) de alguns movimentos característicos do solo:

Extraídas de http://www.ginasticas.com.br/ginasticas/painel_01.pdf (Acesso em 15 de outubro de 2010).

Cada grupo deverá tentar realizar estes movimentos, bem como formas para que estes sejam realizados com segurança (o professor poderá disponibilizar, também, as progressões de cada um destes movimentos, apresentadas em http://www.ginasticas.com.br/ginasticas/painel_01.p df (Acesso em 15 de outubro de 2010).

Os alunos deverão apresentar o movimento para toda a turma, que também deverá vivencia-lo. O professor e os integrantes de cada grupo serão responsáveis pela segurança e proteção do restante da turma.

Atividade 3: As qualidades fisicas nos movimentos de solo:

O professor irá indagar aos alunos sobre as atividades anteriores, relacionado com as qualidades físicas:

  • Quais são as qualidades fisicas que estão mais envolvidas nestes movimentos?

Os alunos serão conduzidos a um laboratório de informática a fim de pesquisarem sobre as qualidades fisicas existentes, e, assim poder relacionar com os movimentos vivenciados e vistos (deverão chegar à conclusão de que as qualidades principais são: velocidade, força e equilíbrio).

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação será feita nas apresentações dos trabalhos (Atividade 2) e na pesquisa da Atividade 3.